terça-feira, 2 de fevereiro de 2021

Advogado do Diabo - Build para D&D5e (Rogue/Bard - Ladino/Bardo)

Bom Dia, Ótima Tarde e uma perfeita noite. Hoje nós da Rolando Dragões, como sempre, viemos trazendo uma Build para os amantes de Dungeons & Dragons.

Hoje queremos apresentar a construção de uma build de personagem de RPG para o jogo de Dungeons & Dragons, 5° edição. Recentemente percebemos que muitas vezes ocorre o erro na comunidade em que um personagem só é otimizado se ele tem a capacidade de causar ou evitar toneladas de dano, caso pareça muita coincidência termos uma build assim em mãos, shhh mantenha em segredo, que aí vem o mestre da manipulação e da lábia. Ideal para campanhas políticas



 Explicando em passos a interação da build:

  • Os status do personagem foram feitos pelo sistema de compra de pontos:

  • O personagem é um Tiefling infernal, o que lhe dá o pacote básico para sobreviver no D&D, visão no escuro e resistência a fogo, além de 1 truque e duas magias que são no máximo úteis, mas o limite de uma vez ao dia as torna estratégicas.

  • Como um cortesão o personagem consegue compreender como funciona e consegue acesso a documentos e trabalhos internos de cortes nobres, o que facilita as coisas no âmbito político, além de já conseguir conhecimento de mais 2 idiomas, o que ajuda na característica “mestre da intriga” que necessita de conhecimento do idioma, contando assim com infernal, comum, +2 do antecedente e +2 no 3° nível e ladino.

  • Como bardo pode-se escolher 3 proficiências quaisquer, o básico para situações políticas já foi pego com o antecedente de cortesão, aqui somente para fechar com chave de ouro recomenda-se, atuação, blefar e percepção. Tanto para aumentar sua percepção passiva e evitar certos inconvenientes, bem como as outras duas serão necessárias mais pra frente.

  • A subclasse de bardo escolhida é o bardo dos sussurros, uma variante que dá um aspecto mais obscuro para a classe, bem como as lâminas psíquicas, que auxiliam em combate junto ao ataque furtivo do ladino, acrescentando de 2d6 a 3d6 de dano psíquico no golpe

  • No nível 3 de bardo ainda é possível escolher duas perícias para ter especialização, recomenda-se atuação e blefar, que vai combinar com manto de sussurros no nível 6 e na cópia de sotaque da criatura escolhida no nível 3 de ladino.

  • Ainda no terceiro nível de bardo ganha-se acesso a “Palavras de terror”, um recurso que pode deixar uma criatura amedrontada por 1 hora, sem consumir slots de magia e que se falhar o alvo não percebe que você tentou amedrontá-lo, para tal é necessário conversar com alguém por 1 minuto. Durante esse minuto também é possível usar a característica “mestre da intriga” do ladino mastermind e aprender os maneirismos e sotaques do alvo e também a habilidade de nível 9 do ladino “manipulador perspicaz” que faz ser possível comparar 2 dos valores de inteligência, sabedoria ou carisma do alvo, além do nível de classe (se houver algum).

  • A especialização em Enganação ajudará no Manto de Sussurros do Bardo onde uma criatura para ver através de seu disfarce deverá fazer um teste de Percepção contra a sua Enganação, teste esse que o bardo do sussurro ganha +5. No nível 20 o mínimo deste teste passa a ser: 10(talento confiável) + 5 carisma + 5(bardo dos sussurros) +12(especialização) = 32. O talento ator pode dar vantagem neste teste o que o torna um grande acréscimo caso seu mestre permita.

  • No 13° nível de ladino o personagem consegue usar sua reação para redirecionar ataques a outra criatura a até 1,5 metros de você. Garantindo uma proteção maior para si do que a esquiva sobrenatural, para si.... 

  • Observação: Em 2017 saiu um sage advice, explicando que versatilidade e talento confiável não se juntam em um único teste de habilidade.
    TC = proficiente/especialista , V = não proficiente com a perícia

Progressão da Build:

Magias Recomendadas:


Conceito da Build:

  • Um personagem estrategista que ajuda da retaguarda

  • O advogado do diabo em geral evita entrar em combate direto, pois seu valor de destreza é baixo até metade da build, tornando-o um tanto vulnerável, como também causa pouco dano por um tempo.

  • Uma alternativa para causar dano é usar fogo das fadas no inimigo e atirar de longe, dando vantagem também para seu time eliminar rapidamente as ameaças.

  • Aonde este personagem realmente se destaca são em ocasiões sociais e intrigas políticas, bem como em assassinatos, logo depois se disfarçando da vitima e fornecendo um “álibi” para tal sendo visto como a vítima pós assassinato.

  • Essa build foi feita para mesas tradicionais e utiliza de materiais oficiais, talentos sempre são opcionais, mas nesta build recomenda-se fortemente o talento “ator”, pois ser pego no disfarce do corpo morto pode ser bem complicado.


Prós

Contras

Alta versatilidade e utilidade tanto nas perícias como nas magias

Baixo CA em boa parte do jogo


É alguém útil para o time dentro e fora de combate

Baixo HP durante todo o jogo


Mesmo sem o time, a partir do 5° nível de bardo e ou de ladino, consegue segurar as pontas solo por um tempo

Chega somente a magias de 4° círculo, tendo somente 1 slot de 4° círculo.

Poliglota


Seu kit de ferramentas o torna difícil de ser interpretado como bom ou neutro

Rei das campanhas políticas

Demanda muitos recursos até atingir seu ápice.





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