Necromancy Domain
Esta é uma atualização de uma build já existente para o novo formato de vídeo. Onde se foca mais nos conceitos que me levaram a criar esta build e não nela propriamente dita.
Versão no YouTube
Conceito
As subclasses em D&D 5e foram um grande acerto de customização pela wizards, mas vieram com diversos erros como por exemplo o wizard, na qual é uma das poucas classes que veio contendo 7 subclasses diferentes, e mecanicamente somente uma se destaca muito das outras, umas 3 são usadas apenas por flavor, entre elas está o necromante, que ironicamente, o necromante que estudou para ser um é o pior nisso de todas as classes necromanticas do jogo. Então para conseguir fazer o necromante sobreviver até valer a pena ser um. Foi criada esta build.
Seu fundo narrativo pode ser de um estudioso em uma biblioteca que guardava livros tanto arcanos como divinos e de conhecimentos mais mundanos (ganha +2 idiomas do background), e em um de seus acessos restritos se identificou mais com um autor de livros criptografados que até aquele dia ninguém se deu o trabalho de entender e secretamente era um perito em necromancia e usuário de magias tanto divinas como arcanas que lhe guiou por este caminho.
Bibliografia:
Raça:
O Vedalken aqui usado foi retirado do livro: “Guildmasters' Guide to Ravnica”
Background:
O Cloistered Scholar aqui usado foi retirado do livro: “Sword Coast Adventurer's Guide”.
Classes:
A classe “Death Cleric” está presente no livro “Dungeon Master’s Guide” enquanto o “Necromancy Wizard” está no livro “Player’s Handbook”.
Feat:
O talento “Warcaster” está presente no livro “Player’s Handbook”.
Status
Os status foram feitos via point buy com uma calculadora online, mas mesmo que sua mesa não use o point buy, a ordem de prioridade permanece inalterada, sendo ela: WIS. > INT. > CON. Tendo no mínimo WIS., e INT. Iguais a 13. Para viabilizar multiclasse.
Regras a respeito de multiclasse e feats variam de mesas para mesas, sempre confira a viabilidade com seu DM. Se persistirem os sintomas, um médico deverá ser consultado, para o DM.
Raça
Seus status básicos possuem +2 em sabedoria e +1 em inteligência, o que garante nos níveis iniciais um balanceamento entre as magias de clérigo e mago tendo os mesmos CD e bônus de ataque.
A raça também garante vantagem em testes de resistência de inteligência, carisma e sabedoria, além do clérigo possuir proficiência nestes 2 últimos. O tornando forte contra controle psíquico.
Graças a ser Vedalken também possui proficiência em uma perícia (escolhi arcana por lógica do personagem que é um clérigo que se tornará mago.) e uma ferramenta a sua escolha (recomendo kit de falsificação pela parte de ter que esconder um exército de undeads e alguns documentos falsos ajuda.) e sempre que fizer um teste de arcana ou kit de falsário ganha +1d4 nas rolagens.
Background
Cloistered Scholar é um background que garante acesso facilitado a conhecimentos mais restritos em bibliotecas e geralmente a um preço mais acessível. Útil para busca de conhecimento em sua vida arcana. Além disto ele concede +2 idiomas e serão escolhidas as proficiências: natureza e religião.
Feat
War caster:
Este irá lhe ajudar a manter concentração de magias ao tomar dano, usar melhor seu AdO sem depender de sua força ou destreza que são baixas. E caso seu mestre use a regra boba de estar com um escudo não poder realizar componentes somáticos irá lhe ajudar nisso também.
I
Interações
Feat (Warcaster) + Sapping Sting (Reaper, death cleric) + Blessed Strike
O Reaper do death Cleric permite que aprenda um cantrip qualquer de necromancia (escolha sapping sting pois não é acessível nem ao mago nem ao clérigo) e se você conjurar um cantrip de necromancia em um alvo, você pode escolher um outro a até 5ft. e aplicar o efeito.
Enquanto o feat war caster permite ao usuário conjurar uma magia com o tempo de uma ação como AdO caso ela atinja um único alvo.
Sapping Sting por causar dano necrótico e fazer o alvo cair ao falhar na ST de CON. se torna uma boa opção de AdO por limitar o movimento (prone), causar dano e futuramente causar mais dano por ser uma cantrip de clérigo (Blessed strikes (1d8 rad.) e caso tenha outro inimigo perto, os efeitos da magia (e do Blessed strikes) também o afetam graças ao Reaper.
Arcane Recovery + Channel Divinity: Harness Divine Power
Com isto uma vez por long rest o personagem pode recuperar slots que combinados devem ser iguais a metade de seu lvl de mago (1-6) e em qualquer descanso, pode ser usado sua ação bônus e canalizar divindade para recuperar um slot de magia igual a até seu bônus de proficiência (2-6).
Channel Divinity: Touch of Death + Spell: Vampiric Touch + Grimm Harvest
A magia vampiric touch é uma magia de concentração que cada ação você pode realizar um ataque de spell melee onde causa 3d6 de dano necrótico (+1d6 no lvl 4 pra cima), recuperando o mesmo montante. O channel Divinity do clérigo da morte causa em dano extra causado por um ataque melee igual a 5+2x o lvl da spell (11 como base), enquanto o grimm harvest do necromante se você matar alguém com uma magia de necromancia, você recupera vida igual a 3x o lvl da spell (9 como base). Fazendo vampiric touch of dead um turno da magia capaz de causar (3d6+15 de dano) e recuperando 3d6+24 de hp.
Skills: você recebe +1 skill racial (com +1d4) do Veldaken (Arcana), +2 de background Cloistered Scholar (Nature, Religion), +2 no primeiro lvl de Cleric (History, Insight).
Classes:
Cleric:
O primeiro nível é de Cleric. Seus primeiros 3 níveis serão como clérigo por medidas protetivas e acesso a magias divinas de necromancia, além de que as magias de domínio já estarem sempre preparadas ajuda em muito, já que serão úteis para seu papel como debuffer.
Sua armadura é uma scale mail que garante 14+1 de CA, graças a seu +1 de destreza. Juntamente com um escudo totaliza 17 de CA e 10 de HP lvl 1.
Diferentemente da primeira versão deste necromante, a chegada a magias de 9° círculo não é tão visada, focando mais em um conjurador versátil com acesso irrestrito ao combate voltado para a ciência da não-vida.
A partir de então o personagem terá como foco estacar magias de necromancia já que o mago necromante perde surpreendentemente boa parte delas por serem de viés divino. (Spare the Dying, Sapping Sting, Toll the Dead) já no lvl 1. Bem como as magias de domínio (false life, ray of sickness), que economizam dinheiro e tempo para o mago que teria que aprender elas consumindo 50 de PO cada no lvl 2.
Toll the dead que é a cantrip de maior dano no jogo (1d12 se estiver ferido) com Reaper pode ser aplicado em 2 inimigos próximos (5ft.) desde o lvl 1 de Cleric.
O segundo nível de Cleric, ele recebe a especialização de Channel Divinity, Touch of death que potencializa magias mellee, fazendo o vedalken ser tanto um conjurador de short range perdendo hp e recuperando em seguida, como também um controller de flancos.
No sexto lvl de Cleric os danos necróticos causados por spells e channel Divinity ignoram resistências.
No lvl 8 de Cleric escolhe-se Blessed strikes pois o personagem recebe muito mais vantagens de usar um cantrip do que um ataque armado. Causando 1d8 radiante a mais em cantrips.
Wizard:
No lvl 2 de Wizard, agora sempre que matar uma criatura com uma magia lvl 1 ou superior o personagem recupera 2x o lvl da magia em hp, se for de necromancia, será 3x o lvl. Além disto o custo e o tempo para aprender magias de necromancia serão cortados pela metade.
No lvl 6 de Wizard, além de aprender animate dead (não no caso porque é magia de domínio lvl 5 de Cleric), quando conjurar esta magia você consegue levantar um corpo adicional. E quando criar um Undead com uma magia de necromancia ele recebe hp adicional igual seu lvl de mago e um bônus de dano igual ao seu bônus de proficiência.
No lvl 10 de Wizard você não pode ter seu hp máximo diminuído e ganha resistência ao dano necrótico.
Build detalhada do lvl 1 ao 20:
Pontos fortes e fracos:
Forças:
CA razoável (17);
Bom HP e sustain (magias e grim Harvest);
Ótimo controller e quebra resistência a dano necrótico sendo bom usando undeads e contra undeads;
Versatilidade mágica absurda escolhendo magias como Cleric e podendo aprender mais uma enorme quantidade como Wizard;
Faz proveito de quase todas as magias de necromancia do jogo.
Fraquezas:
Vulnerável a restrições e magias de fogo/raio (ST dex);
Não chegará além de magias de 6° círculo;
Turn/destroy Undead deve ser limitado/restringido para não afetar seus próprios undeads;
Boa recuperação, mas o hp base não chega a ser tão alto.
Exige 2 horas de preparação para magias, divinas e arcanas;
Nenhum comentário:
Postar um comentário