quinta-feira, 18 de novembro de 2021

Build para Dungeon and Dragons 5e – Mounted Archery

 



Bom Dia, Ótima Tarde e uma perfeita noite. Hoje nós da Rolando Dragões, como sempre, viemos trazendo uma novidade para os amantes de Dungeons & Dragons.

Ainda na temporada dos dragões, chegou a vez de tentar extrair o máximo do novo dragão cromático. Voltado para trabalhar mais na retaguarda como uma fonte de dano seguro.




Status:

Os status do Dragonborn foram feitos pelo sistema de compra de pontos, o tornando mais acessível a todas as mesas.




Raça:

Chromatic Ancestry. 

Ganha proficiência resistência a um tipo de dano elemental. Você tem um ancestral dragão lhe concedendo uma afinidade mágica especial. Escolha um tipo de dragão da tabela Chromatic Ancestry. Isso determina o tipo de dano para suas outras características, como mostrado na tabela.

Chromatic Ancestry

Dragon

Damage Type

Black

Acid

Blue

Lightning

Green

Poison

Red

Fire

White

Cold


Breath Weapon

Quando você usa uma ação de ataque no seu turno, você pode substituir um dos seus ataques por um sopro de energia mágica em linha de 30x5 ft. Cada criatura na área deve fazer um teste de destreza (DC= 8+ seu BP (Bônus de proficiência) + seu bônus de constituição); em um ST falho, a criatura recebe 1d10 de dano associado ao seu Chromatic Ancestry. Em um sucesso, toma metade do dano. 

O dano aumenta em 1d10 ao alcançar o lvl 5(2d10), lvl 11 (3d10), lvl 17 (4d10).


Você consegue usar seu sopro um número de vezes igual ao seu bônus de proficiência, recarregado ao final de um descanso longo.

Draconic Resistance. 

Você tem resistência ao tipo de dano associado a seu Chromatic Ancestry.


Chromatic Warding

A partir do lvl 5, você pode usar sua ação para canalizar sua energia dracônica para se proteger. Por 1 minuto você se torna imune ao dano do seu chromatic ancestry.  


Languagens. 

O Dragonborn fala,lê e escreve Comum e outra língua que faça sentido entre você e o GM (Dracônico por favor);


Interações e Explicações.

Raça

Tal sub-raça é focada mais no uso da Breath Weapon em distância média. Mas que não compensa pelos status desta build, possuindo 0 de carisma. Aqui levaremos pra frente o fato de possuir alto dano a médio range, que pode substituir um dos ataques, muitas vezes compensando quando determinadas características envolvem apenas 1 ataque no turno, como é o caso do ranger e do rogue.


Classe

O primeiro nível foi escolhido para ser de Ranger pelos seguintes mecânicos:

  • Maior hp,

  • Estilo de luta arquearia mantém um dano consistente, 

  • Spellcasting ajuda na sobrevivência dos primeiros níveis, ainda mais com o foco em suporte, como cure wounds e goodberry, além de hunter’s mark.

  • Extra attack mais rápido, não tendo tanta penalidade em usar o sopro racial;



Subclasse

foi escolhida para ser de Drakewarden pelos seguintes mecânicos:

  • Infusão elemental na flecha;

  • Dragão como Montaria, portanto a restrição de movimento do steady aim do ladino não conta para o deslocamento dela;

  • Variedade de dano elemental;

  • Dano AoE sem perder o dano de contato das flechas;


Multiclasse

Já a segunda classe é a de Rogue Assassin, com o steady aim lvl 3, terá vantagem no acerto do primeiro tiro com a flecha, a 0 custo de mobilidade por conta da montaria, com isto chega-se a 3d6 de dano extra + o dano extra da montaria por tiro + magias de concentração como hunter’s mark;


Evasion ajuda a poupar a reflexive resistance para a montaria.


Cunning action dá ainda mais opções para ações bônus que futuramente ficará superlotada.


O Assassin, tendo 3 expertises, deve conseguir ser o primeiro do turno, também como Stealth o suficiente para conseguir seu crítico gratuito em um turno surpresa, além da proficiência em poisoner’s kit poder infundir as flechas com veneno aumentando ainda mais as fontes de dano que serão melhoradas em um crítico.


Progressão da Build: 




Lvl 1: Favored Foe, Deft Explorer

Favored Foe (TCE p56)

característica opcional do 1° lvl de ranger, substitui a característica de inimigo favorito e funciona com a característica Foe Slayer do lvl 20. 


Quando você acerta uma criatura com uma rolagem de ataque, você pode conjurar sua conexão mística com a natureza para marcar o alvo do ataque como seu favored Enemy por 1 minuto ou até você perder a concentração (como se estivesse se concentrando em uma magia).  

A primeira vez em cada um dos seus turnos que atingir o favored Enemy e causar dano a ele, incluindo quando você o marca, você pode aumentar o dano em 1d4.


Você pode usar esta característica para marcar um favored Enemy um número de vezes igual seu bônus de proficiência, você recupera os usos gastos ao final de um descanso longo. 

O dano extra desta categoria aumenta para 1d6 no lvl 6 e para 1d8 no lvl 14.


Deft Explorer TCE (p56)

característica opcional, do 1° nível de ranger que substitui a characteristica Natural Explorer


Você ganha a característica canny abaixo, e você recebe benefícios adicionais no lvl 6 e 10 nesta classe.

Canny

Você escolhe uma das suas proficiências em perícia. Seu bônus de proficiência é dobrado para qualquer ability check que você faz com a perícia escolhida. 

Você também consegue falar, ler e escrever em 2 línguas adicionais à sua escolha.


Lvl 1: Fighting Style, Spellcasting

Fighting Style (PHB p89)

No nível 2, você adota um estilo particular de luta como sua especialidade. 


Archery (p72)

Você ganha +2 de bônus para rolagens de ataque que fizer com armas a distância.


Spellcasting (PHB p89)

Você aprende a usar a essência mágica da natureza para conjurar magias, como um druida faz. 


Spellcasting Ability

Wisdom é a sua habilidade de conjuração para suas magias de ranger. 

Spell save DC = 8 + seu bônus de proficiência + seu modificador de Wisdom. 

Spell attack modifier = seu bônus de proficiência + seu modificador de Wisdom.


Lvl 3: Primal Awareness, Drakewarden

Primal Awareness (TCE p56)

característica opcional, do 3° nível de ranger que substitui a characteristica Primeval Awareness


Você aprende magias adicionais ao atingir certos níveis nesta classe se você já não os conhecia, como mostrado  na tabela abaixo. Estas magias não contam como o número de magias de ranger que você conhece. 

Primal Awareness Spells

Ranger Lvl

Spell

speak with animals

beast sense

speak with plants

13°

locate creature

17°

commune with nature

Você pode conjurar cada uma destas magias sem gastar slot. Uma vez que você conjura uma magia desta forma, só poderá fazer novamente após um descanso longo.


Draconic Gift (FTD p15)

Característica Drakewarden de 3° lvl.

A conexão que você compartilha com seu drake cria uma conexão com a raça dracônica, garantindo seu entendimento e fortalecendo sua presença. Você ganha os seguintes benefícios.

Thaumaturgy. Você aprende o truque thaumaturgy, que é uma magia de ranger para você.

Tongue of Dragons. Você aprende a falar, ler e escrever Dracônico ou outra linguagem a sua escolha. 



Drake Companion (FTD p15)

Característica Drakewarden de 3° lvl.


Como uma ação, você pode mágicamente invocar um Drake que está vinculado a você. Ele aparece em um espaço inocupado a sua escolha a até 30 ft. de você. 

O Drake é amigável a você e a seus companheiros, e obedece a seus comandos.

Veja as estatísticas do Drake no Drake Companion stat block logo abaixo, onde é usado seu bônus de proficiência em vários lugares. Sempre que você conjurar o Drake, você escolhe um tipo de dano listado em sua essência dracônica.


Em combate, Drake compartilha de sua iniciativa, mas começa seu turno imediatamente após o seu. Ele pode se mover e usar sua reação por si próprio, mas a única ação que pode tomar independente no próprio turno é a de Dodge, a menos que você use sua ação bônus para comandá-lo a fazer outra ação. A única ação de ataque disponível é a que está no stat block. Se você estiver incapacitado, o Drake pode tomar qualquer ação de sua escolha, não somente de Dodge.


O Drake permanece até ser reduzido a 0 de hp, até você usar esta característica para invocar o Drake novamente ou até você morrer. Qualquer coisa que ele estiver vestindo ou carregando é deixada para trás quando o Drake some. 

Uma vez que você invoque o Drake, você não pode fazer isso novamente até finalizar um descanso longo, a não ser que gaste um spell slot de lvl 1 ou superior para isto. 



Lvl 4: Ability Score Improvement (+1 dex, +1 wis)


Lvl 5: Extra Attack 

Você pode atacar 2 vezes ao realizar a ação de ataque no seu turno. 


Lvl 6: Deft Explorer Improvement 

Roving (TCE p56)

Sua velocidade de deslocamento aumenta em 5, e você ganha deslocamento de escalada e nado igual a seu deslocamento de caminhada.


Lvl 7: Bond of Fang and Scales

Bond of Fang and Scale (FTD p15)

Característica Drakewarden de 7° lvl.


Seu vínculo compartilhado com seu Drake se intensifica, protegendo você e alimenta a fúria do Drake. Quando você conjurar seu Drake. As asas crescem nas costas dele e ele ganha deslocamento de voo igual ao deslocamento de caminhada.


Adicionalmente, quando seu Drake é conjurado, você e o Drake ganham os seguintes benefícios:

Drake Mount. O Drake aumenta para o tamanho médio. Refletindo seu vínculo especial, você pode usar seu Drake como montaria se seu tamanho for médio ou menor. Enquanto você está montado no seu Drake, ele não pode usar o deslocamento de voo com esta característica. 

Magic Fang. A mordida do drake causa um dano extra adicional de 1d6 do dano escolhido para a Draconic essense do Drake. 

Resistance. Você ganha resistência ao dano escolhido para a Draconic essense do Drake.

Lvl 8: Ability Score Improvement (+2 dex), Land’s Stride


Land's Stride (PHB p89)

Se mover através de terreno difícil não te custa movimento adicional. Você também pode passar através de plantas não mágicas sem ser atrasado por elas ou tomar danos se elas tiverem espinhos ou qualquer perigo similar.


Adicionalmente, você tem vantagem em Saving Throws contra plantas mágicamente criadas ou manipuladas para impedir o movimento como as criadas pela magia entangle.


Lvl 9: Expertise, Sneak Attack, Thieve’s Can’t

Expertise (PHB p94)

Você escolhe duas de suas perícias que seja proficiente, ou uma perícia que seja proficiente e ferramentas de ladrão. Seu bônus de proficiência é dobrado em qualquer teste de habilidade que fizer com elas.


Sneak Attack (PHB p94)

Uma vez por turno, você pode adicionar 1d6 nas jogadas de dano contra qualquer criatura que acertar, desde que: 

  1. Tenha vantagem nas jogadas de ataque. 

  2. O ataque deve ser com uma arma de acuidade ou à distância. 

Você não precisa ter vantagem nas jogadas de ataque se outro inimigo do seu alvo estiver a 1,5 metro de distância dele, desde que este inimigo não esteja incapacitado e você não tenha desvantagem nas jogadas de ataque.

A quantidade de dano extra aumenta em 1d6 em níveis ímpares nesta classe.


Thieves' Cant (PHB p94)

Durante seu treinamento você aprendeu as gírias de ladrão, um misto de dialeto, jargão e códigos secretos que permitem você passar mensagens secretas durante uma conversa aparentemente normal. Somente outra criatura que conheça essas gírias de ladrão entende as mensagens. Leva-se quatro vezes mais tempo para transmitir essa mensagem do que falar a mesma ideia claramente. 


Além disso, você entende um conjunto de sinais secretos e símbolos usados para transmitir mensagens curtas e simples, como saber se uma área é perigosa ou se é território de uma guilda de ladrões, se o saque está próximo, se as pessoas na área são alvos fáceis ou até mesmo indicar lugares seguros para ladinos se esconderem.


Lvl 10: Cunning Action

Cunning Action (PHB p94)

Você pode usar uma ação bônus durante cada um de seus turnos em combate. Esta ação pode ser usada somente para Disparada, Desengajar ou Esconder.


Lvl 11: Steady Aim, Assassin

Assassinate (PHB p97)

Você tem vantagem nas jogadas de ataque contra qualquer criatura que ainda não tenha chegado ao turno dela no combate. Além disso, qualquer ataque que você fizer contra essa criatura que está surpresa, será um ataque crítico.


Bonus Proficiencies (PHB p97)

Você ganha proficiência com kit de disfarce e kit de venenos.


Steady Aim (TCE p62)

característica opcional, do 3° lvl de rogue

Como ação bônus você consegue garantir vantagem na sua próxima rolagem de ataque. Você pode usar a ação bônus para isto somente se não tiver se movido durante este turno e após a usar, sua velocidade é 0 até o fim do turno atual. 



Lvl 11: Ability Score Improvement (+2 dex)


Level 13: Uncanny Dodge


Uncanny Dodge (PHB p94)

Quando um inimigo que você possa ver o acerta com um ataque, você pode usar sua reação para reduzir pela metade o dano sofrido.


Lvl 15: Nature’s Veil, Deft Explorer Improvement

Nature's Veil (TCE p56)

característica opcional, do 3° nível de ranger que substitui Hide in Plain Sight.


Como ação bônus, você consegue ficar invisível, juntamente com todo equipamento que estiver vestindo ou carregando até o final do seu próximo turno. 

Você pode usar esta característica um número de vezes igual ao seu bônus de proficiência e você recupera todos os usos ao final de um descanso longo.


Deft Explorer Improvement (TCE p56)

Você ganha este benefício adicional quando atinge o nível 10 nesta classe.


Tireless

Como uma ação, você pode se dar um número de hp temporário igual a 1d8+wisdom (mínimo de 1).

Você pode usar esta ação um número de vezes igual ao seu bônus de proficiência e você recupera todos os usos ao final de um descanso longo.

Adicionalmente, ao finalizar um descanso curto, se houver um nível de exaustão, ele é diminuído em 1.


Lvl 16: Drake’s Breath

Drake's Breath (FTD p15)


Característica Drakewarden de 11° lvl.


Como uma ação, você pode exalar um cone de 30 ft. ou comandar o Drake a fazê-lo.  Escolha entre acid, cold, fire, lighting ou poison. (Sua escolha não precisa combinar com a essência dracônica do seu Drake). Cada criatura no cone deve fazer um ST de destreza contra seu spell DC, tomando 8d6 de dano em uma falha ou metade disso em um sucesso.

O dano aumenta para 10d6 quando você atinge o 15° lvl nessa classe.


Uma vez usado, você não pode fazer novamente até o fim de um descanso longo, a menos que gaste um spell slot de 3°lvl ou maior para isto. 


Lvl 17: Ability Score Improvement (+2 wis or feat)


Lvl 19: Vanish

Vanish (PHB p89)

Você não pode ser rastreado por meios não mágicos, a não ser que escolha deixar uma trilha. 


Lvl 20: Perfect Bond

Perfected Bond (FTD p15)

Característica Drakewarden de 15° lvl.


Quando seu Drake é invocado, você e seu drake recebem os seguintes benefícios:


Empowered Bite O ataque de mordida do Drake causa 1d6 de dano extra do tipo elemental escolhido pela Draconic Essence (para um total de 2d6 de dano extra).

Large Drake O drake cresce pro tamanho Large. Quando você monta nele, o Drake não é mais proibido de usar a velocidade de voo do Bond of Fang and Scale.

Reflexive Resistance Quando você ou o Drake recebem dano estando a até 30ft. um do outro, você pode usar sua reação para se conceder ou conceder ao Drake resistência aquela instância de dano. Você pode usar esta reação  igual seu bônus de proficiência e você recupera todos os usos ao final de um descanso longo.




Conceito da Build: 

  • A criação de um combatente a média distância, que funciona como batedor, em qualquer ambiente, possuindo voo, deslocamento aquático e de escalada, não sendo parado por meios naturais e com preparo correto nem mágicos. Por exemplo:  resistência contra fogo e frio ajudam pois ignoram a regra de calor e frio extremo;


Prós e Contras:

Prós

Contras

Alto dano sustentável e mobilidade

Número de resistências elementais no jogo

AOE, mas sem sacrificar o dano focado de ataques a distância;

Status caros, fazendo com que a constituição permaneça a mesma, portanto o sopro racial é mais fraco do que deveria;


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