quarta-feira, 3 de novembro de 2021

Build para Dungeon and Dragons 5e –Prismatic Dragon

 



Bom Dia, Ótima Tarde e uma perfeita noite. Hoje nós da Rolando Dragões, como sempre, viemos trazendo uma novidade para os amantes de Dungeons & Dragons.

Como foi dito no último monstro, ao ser lançado ontem o livro de “Fizban's Treasury of Dragons”. Inicia-se aqui o mês dos dragões. Expandindo mais tais criaturas que levam o nome do jogo literalmente. Começando com os dragões sob uma ótica mais de conjuradores naturais, mas também muito inteligentes, experientes de forma a descobrirem mais sobre si mesmos e o universo à sua volta. Trouxe o que seria uma build draconiana voltada para conjuradores.




Status:

Os status do Dragonborn foram feitos pelo sistema de compra de pontos, o tornando mais acessível a todas as mesas.




Raça:

Draconic Ancestry. 

Ganha proficiência resistência em um tipo de dano elemental, Você tem um ancestral dragão de joias, lhe concedendo uma afinidade mágica especial. Escolha um tipo de dragão da tabela Gem Ancestry. Isso determina o tipo de dano para suas outras características, como mostrado na tabela.

Gem Ancestry

Dragon

Damage Type

Amethyst

Force

Crystal

Radiant

Emerald

Psychic

Sapphire

Thunder

Topaz

Necrotic


Breath Weapon

Quando você usa uma ação de ataque no seu turno, você pode substituir um dos seus ataques por um sopro de energia mágica em cone de 15 ft. Cada criatura na área deve fazer um teste de destreza (DC= 8+ seu BP (Bônus de proficiência) + seu bônus de constituição); em um ST falho, a criatura recebe 1d10 do dano associado ao seu Gem Ancestry. Em um sucesso, toma metade do dano. 


O dano aumenta em 1d10 ao alcançar o lvl 5(2d10), lvl 11 (3d10), lvl 17 (4d10).


Você consegue usar seu sopro um número de vezes igual ao seu bônus de proficiência, recarregado ao final de um descanso longo.

Draconic Resistance. 

Você tem resistência ao tipo de dano associado a seu Gem Ancestry.


Psiconic Mind. 

Você pode enviar mensagens telepáticas a qualquer criatura que puder ver com 30 ft de você. Você não precisa compartilhar uma linguagem com a criatura para entender estas mensagens, mas a criatura deve ser capaz de falar ao menos um idioma.


Gem Flight. 

Começando no lvl 5, você pode usar uma ação bônus para manifestar asas espectrais no seu corpo. Estas asas duram por 1 minuto. Pela duração você ganha deslocamento de voo igual ao de caminhada e pode planar. Uma vez usado esta característica. Você não pode repeti-la até finalizar um descanso longo.

Languages. 

O Dragonborn fala,lê e escreve Comum e outra língua que faça sentido entre você e o GM (Dracônico por favor);


Interações e Explicações.

Raça

-Disclaimer-

Como sempre digo sobre custom lineage, Deixar aqui já um parênteses sobre essas novas 3 raças e como trabalharei com elas: 


Metallic Dragonborn: +2 Con. +1 Cha.

Contando com um sopro de curto alcance, mas efeitos aprimorados como prone ou shove, esta sub-raça é favorecida para frontline, seguindo a deixa da presença e a durabilidade dracônica, Con. e Cha. se tornam obrigatórios na respectiva ordem.

Chromatic Dragonborn: +2 Cha. +1 Con.

O irmão feio, contando com uma imunidade elemental muito situacional, difícil seria dizer em que ele seria bom, se não fosse por seu sopro em linha de 30 ft, uma arma de range médio e alcance seguro, bom para um conjurador de backline;

Gem Dragonborn: +1 Con. +1 Cha. +1 any

Contando com utilidade de suporte, um bafo de distância curta, mas de dano mais raro de se ter resistência, tem seu valor pelo suporte, seja no tipo de dano, telepatia ou mesmo reposicionamento estratégico. Sendo em parte fraco nas duas áreas dos anteriores, mas tendo seu valor com seu reposicionamento estratégico com telepatia e voo no lvl 5.


Como dito no disclaimer, tal sub raça é focada mais na utilidade com mecânicas de suporte como telepatia e voo, o sopro com dano “exótico” por assim dizer é um bônus, mas o formato de cone em uma distância curta limita a atuação para personagens mid/frontline. Mas pode ser usado de forma que auras do paladino por exemplo tenham maior mobilidade, para o sopro ter seu potencial de dano no turno aumentado, extra attack também não pode ser dispensado. Dispensando de 1 ataque mas mantendo outro, no caso de fighter, outro(s).


Classe

O primeiro nível foi escolhido para ser de Paladino pelos seguintes mecânicos:

  • CA e HP mais altos;

  • Cura que não vem de magia disponível;

  • Possibilidade de usar o sopro na linha de frente causando dano radiante (draconato de cristal) antes mesmo de se ter um smite é considerável;

  • Aura da proteção corrige os status negativos somando o bônus de carisma nos outros Saving Throws, melhora a concentração o acrescentando também, e o bônus de força vai às alturas.


Multiclasse

Já a segunda classe é a de Feiticeiro Aberrant Mind, onde sua telepatia pode ser compartilhada com sua característica de subclasse, além de aumentar o nível de divine smite rapidamente e ter uma lista de magias expandida contendo controle de grupo em área e futuramente custo material (a não ser que seja consumido) de magias de divinação ou encantamento da lista de Sorcerer, warlock ou mago. Além de corrigir o -1 em ST de frightened e charmed tendo vantagem no 6° lvl de Sorcerer.


Progressão da Build: 




Lvl 1: Divine Sense, Lay on Hands

Divine Sense:

Com uma ação, você pode expandir sua consciência para detectar tais forças. Até o final do seu próximo turno, você sabe a localização de qualquer celestial, corruptor ou morto-vivo a 18 metros de você que não esteja com cobertura total.
Você sabe o tipo (celestial, corruptor ou morto-vivo) de qualquer ser cuja presença você sentiu, mas não sua identidade (o vampiro Conde Strahd von Zarovish, por exemplo).
Dentro do mesmo raio, você também detecta a presença de qualquer lugar ou objeto que tenha sido consagrado ou profanado, como pela magia consagrar.

Você pode usar essa característica um número de vezes igual a 1 + seu modificador de Carisma. Quando você concluir um descanso longo, você recupera todos os usos gastos.

Layn on hands:

Você tem um poço de poder curativo que se enche quando você realiza um descanso longo. Com esse poço, você pode restaurar um número total de pontos de vida igual ao seu nível de paladino x 5. 

Com uma ação, você pode tocar uma criatura e sugar o poder do seu poço para restaurar um número de pontos de vida da criatura, até o máximo de pontos restantes no poço. 

Alternativamente, você pode gastar 5 pontos de cura do seu poço de cura para curar o alvo de uma doença ou neutralizar um veneno que o esteja afetando. Você pode curar múltiplas doenças e neutralizar múltiplos venenos com um único uso de Cura pelas Mãos, gastando pontos de vida separadamente para cada um. 

Essa característica não gera nenhum efeito em mortos-vivos e construtos.

Lvl 2: Divine Smite, Fighting Style, Spellcasting

Divine Smite:

A partir do 2° nível, quando você atingir uma criatura com um ataque corpo-a-corpo com arma, você pode gastar um espaço de magia de qualquer classe para causar dano radiante no alvo, além do dano normal da arma. 

O dano extra é de 2d8 para um espaço de magia de 1° nível, mais 1d8 para cada espaço de magia acima do 1°, até o máximo de 5d8. O dano aumenta em 1d8 se o alvo for um corruptor ou um morto-vivo.

Fighting Style: Duelism

Quando você empunhar uma arma de ataque corpo-a-corpo em uma mão e nenhuma outra arma, você ganha +2 de bônus nas jogadas de dano com essa arma. 

//Tendo começado de paladino, uma opção viável já contando com suas auras é a de lance e spear como armas principal e secundária, feat: sentinela compensa porque se entrar na range da lance, para, se entrar na range da lance passa-se pra spear e entra na aura of conquest//

Lvl 3: Divine Health, Oath of Conquest

Divine Health:

A magia divina flui através de você tornando você imune a doenças.

Oath of Conquest:

Juramento da Conquista:

Extingua as chamas da esperança. 


Não é o suficiente meramente derrotar seu inimigo em batalha. Sua vitória deve garantir que a vontade de lutar de seus inimigos está despedaçada para sempre. Uma lâmina pode encerrar uma vida. Medo pode encerrar um império.

Governe com punhos de ferro.
Uma vez conquistados, não tolerem dissidentes. Sua palavra é a lei. Aqueles que a obedecerem devem ser favorecidos. Aqueles que a desafiarem devem ser punidos como exemplo para que todos a sigam.

Força sobre tudo.
Você deve governar até alguém mais forte se erguer, Então você deve crescer ainda mais e aceitar o desafio ou cair para sua própria ruína.

Channel Divinity: Conquering Presence

Você pode usar seu Canalizar Divindade para exalar uma presença aterrorizante. 

Como uma ação, você força cada criatura de sua escolha que você pode ver a menos de 30 pés de você para fazer um Saving Throw. Em uma falha, a criatura fica com medo de você por 1 minuto. A criatura assustada pode repetir este Saving Throw no final de cada uma de seus turnos, encerrando o efeito sobre si mesmo em um sucesso.

Channel Divinity: Guided Strike

Você pode usar seu Canalizar Divindade para atacar com precisão sobrenatural. 

Quando você faz uma rolagem de ataque, você pode usar seu Canalizar Divindade para ganhar um bônus de +10 para a rolagem. Você faz essa escolha depois de ver o resultado, mas antes que o DM diga se o ataque atinge ou erra.

Lvl 4: Ability Score Improvement (+2 cha)

// nesta build o importante é aumentar o número de magias de paladino e principalmente, a CD de suas magias.//

Lvl 5: Extra Attack

Você pode atacar duas vezes, ao invés de uma, sempre que você realizar a ação de Ataque no seu turno.

Lvl 6: Aura of Protection

Sempre que você ou uma criatura amigável a até 3 metros de você tiver que fazer um Saving Throw, aquela criatura ganha um bônus igual a seu modificador de Carisma (com um bônus mínimo de +1). Você deve estar consciente para garantir esse bônus. 

No 18° nível, o alcance dessa aura aumenta para 9 metros.

Lvl 7: Aura of Conquest

Você constantemente emana uma aura ameaçadora enquanto não estiver incapacitado. A aura se estende 10 ft de você em qualquer direção, mas não sobre cobertura total.

Se uma criatura está amedrontada por você, sua velocidade é reduzida a 0 enquanto na aura, e a criatura toma dano psíquico igual a metade do seu nível de paladino se começar o turno nela.

No lvl 18, o alcance da aura aumenta para 30 ft.

Lvl 8: Ability Score Improvement (+2 cha)

Lvl 9: Psionic Spells, Telepathic Speech

Psiconic Spells contam com uma lista de magias que são adicionadas automaticamente sem contar com o número de magias conhecidas de Sorcerer. Funciona como as magias de domínio, o que acaba por cobrir a fraqueza de falta de magias do Sorcerer sem perder versatilidade já que podem ser trocadas ao aumentar de nível por outras magias de divinação ou encantamento de bardo, warlock ou Sorcerer.

Psionic Spells

Sorcerer Level

Spells

1st

arms of Hadardissonant whispersmind sliver

3rd

calm emotionsdetect thoughts

5th

hunger of Hadarsending

7th

Evard's black tentaclessummon aberration

9th

Rary's telepathic bondtelekinesis


Telepathic Speech

funciona com uma ação bônus, e deve ser conjurada em uma criatura até 30ft. a partir daí vocês podem estar a 3(carisma do personagem) milhas um do outro que o link telepático permanece. Mas devem para se entender compartilhar uma linguagem em comum. Esta característica dura um número de minutos igual ao lvl de Sorcerer do personagem (máx. 3)

Lvl 10: Font of Magic


PONTOS DE FEITIÇARIA 

Você tem 2 pontos de feitiçaria e ganha mais à medida que alcança níveis elevados, como mostrado na coluna Pontos de Feitiçaria da tabela O Feiticeiro. Você não poderá ter mais pontos de feitiçaria que os mostrados na tabela para o seu nível. Você recupera todos os pontos de feitiçaria gastos quando termina um descanso longo.

//atualização, com o feat: Metamagic adept, você pode ter +2 pontos de feitiçaria ou (SP), mas eles só podem ser usados em metamagic, nunca em conversão de slots. //


CONJURAÇÃO FLEXÍVEL

Você pode usar seus pontos de feitiçaria para ganhar novos espaços de magia ou sacrificar espaços de magia para ganhar pontos de magia adicionais. Você aprende novas formas de usar seus pontos de feitiçaria quando alcança níveis elevados. Os espaços de magia criados desaparecem ao final de um descanso longo. 

Criando Espaços de Magia. Você pode transformar pontos de magia disponíveis em um espaço de magia, com uma ação bônus, no seu turno. A tabela Criando Espaços de Magia mostra o custo para criar um espaço de magia de determinado nível. Você não pode criar espaços de magia acima do 5° nível.

Lvl 11: Metamagic

No 3° nível, você adquire a habilidade de distorcer suas magias para se adequarem às suas necessidades. Você ganha duas das seguintes opções de metamagic, à sua escolha. Você adquire outra no 10° e 17° nível. 

Você pode usar apenas uma opção de metamagic em uma magia quando a conjura, a não ser que esteja descrito o contrário.

Não me alterei aqui quais são todas as metamagic, apenas as recomendadas. Que são: 

Quickened Spell

Quando você conjurar uma magia que tenha um tempo de conjuração de 1 ação, você pode gastar 2 pontos de feitiçaria para mudar o tempo de conjuração para 1 ação bônus para essa magia.


Heightened Spell

Quando você conjurar uma magia que obriga uma criatura a realizar um teste de resistência contra o seu efeito, você pode gastar 3 pontos de feitiçaria para dar desvantagem a um alvo da magia no primeiro teste de resistência feito contra ela.


Lvl 12: Ability Score Improvement (+2 cha)

Melhora no atributo de conjuração de magias.

Lvl 14: Psionic Sorcery, Psychic Defenses

Psionic Sorcery

Quando você lançar qualquer spell de 1º nível ou superior do seu recurso de  Psiconic Spells, você pode lançá-lo gastando um spellslot normal ou gastando uma série de sorcerer points iguais ao nível da spell.

Se você lançar a spell usando Sorcerer points, ele não requer componentes verbais ou somáticos, e não requer componentes materiais, a menos que sejam consumidos pela spell.

Psychic Defenses 

Você ganha resistência a dano psíquico e tem vantagem em testes contra ficar charmed ou frightened.

Lvl 16: Ability Score Improvement (+2 str)

Melhora no atributo de ataque e dano com armas.

Lvl 18: Metamagic Option

Você aprende uma característica metamagic adicional. 

Recomenda-se para concentração: 

Extended Spell

Quando você conjurar uma magia que tenha duração de 1 minuto ou maior, você pode gastar 1 ponto de feitiçaria para dobrar sua duração, até uma duração máxima de 24 horas.


Lvl 20: Ability Score Improvement (+2 str)


Magias Recomendadas:



  • Magias de durabilidade, controle e buff/debuff para melhorar seu combate tático;

  • A vida pode até ser aumentadas para um conjurador, mas também não chega a ser boa pra um marcial, portanto shield cumpre contra um ataque muito alto, e absorb elements contra conjuradores;


Conceito da Build: 

  • A criação de um combatente útil, que pudesse acompanhar a versatilidade e mobilidade do gem Dragonborn;

  • Utilização da frightful presence dos dragões sem precisar do novo feat;

  • Combate corpo a corpo unido a dano mágico e AOE, onde por exemplo o hexblade peca por falta de slots;

Prós e Contras:

Prós

Contras

CA alta e boa concentração

Não tem acesso a magias de lvl 8/9

Divine Smite com dano máximo e facilmente recarregável

Tende a estar em desvantagem contra combatentes de longo alcance.

Muito AOE, utilidade e controle, sendo um combatente tático na midline.

Depende de feats sentinel e warcaster para o total proveito, mas o sacrifício de status é alto;

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