quarta-feira, 27 de outubro de 2021

Build para Dungeon and Dragons 5e – Dracoblood Sorecer

 



Bom Dia, Ótima Tarde e uma perfeita noite. Hoje nós da Rolando Dragões, como sempre, viemos trazendo uma novidade para os amantes de Dungeons & Dragons.

Como foi dito no último monstro, ao ser lançado ontem o livro de “Fizban's Treasury of Dragons”. Inicia-se aqui o mês dos dragões. Expandindo mais tais criaturas que levam o nome do jogo literalmente. Começando com os dragões sob uma ótica mais de conjuradores naturais, mas também muito inteligentes, experientes de forma a descobrirem mais sobre si mesmos e o universo à sua volta. Trouxe o que seria uma build draconiana voltada para conjuradores.


Status:

Os status do Dragonborn foram feitos pelo sistema de compra de pontos, o tornando mais acessível a todas as mesas.



Raça:

Darkvison

60ft em escuridão = penumbra; 60 ft em penumbra = luz brilhante;

Draconic Ancestry. 

Ganha proficiência resistência em um tipo de dano elemental, recomenda-se os desse tipo de cor por distância do sopro dracônico (explicado logo abaixo), tendo em vista que os de cone são arriscados para um conjurador;


Draconic Ancestry

Dragon

Damage Type

Breath Weapon

Black

Acid

5 by 30 ft. line (Dex. save)

Blue

Lightning

5 by 30 ft. line (Dex. save)

Brass

Fire

5 by 30 ft. line (Dex. save)

Bronze

Lightning

5 by 30 ft. line (Dex. save)

Copper

Acid

5 by 30 ft. line (Dex. save)


Forceful Presence.

Você pode usar seu entendimento de diplomacia ou intimidação para guiar uma conversa ao seu favor. Quando você faz um teste de carisma (Intimidação ou Persuasão), você pode fazer com vantagem. Uma vez que usa este traço, você não pode fazer novamente errar um ataque ou falhar em um Saving Throw, pode ganhar um bônus= número de aliados que possa ver em 30ft. (até um máximo de 5). Uma vez usada esta característica, não pode ser usada até terminar um descanso (curto ou longo);


Languages. 

O Dragonborn (Dracoblood) fala,lê e escreve Comum e dracônico;


Interações e Explicações.

Raça

Além dos status em inteligência e carisma, o dragonborn conta com ancestral dracônico conferindo resistência e uma arma de sopro elemental de acordo. Como conjurador, o dracoblood possui consigo também uma diplomacia inata e recomenda-se os sopros em linha por terem uma distância maior, uma vez que eles são mais frágeis. Resistência elemental stacka se usados elementos diferentes com o Sorcerer dracônico, mas importante lembrar de que como o sopro não é magia, ele não encaixa nos efeitos de metamagias ou características de subclasse


Classe

O primeiro nível foi escolhido para ser de Sorcerer pelos seguintes mecânicos:

  • CA e HP mais altos;

  • Maior número de cantrips;

  • Personalização de magias com metamagia, tornando-o mais versátil;


Multiclasse

Já a segunda classe é a de Mago da Evocação. Este mago é um dos poucos magos decentes lançados no livro do jogador, e o único voltado realmente para ofensiva. Se usado em conjunto com o Sorcerer dracônico que é uma classe voltada especificamente para dano bruto, ofensivo mas consertando um pouco o glass cannon com + CA e vida, então teremos de fato um caster de alto dano inicial e um dano absurdo final.

Progressão da Build: 



Lvl 1: Dragon Ancestor, Draconic Resilience

Dragon Ancestor

No 1° nível, você escolhe um tipo de dragão como seu ancestral. O tipo de dano associado a cada dragão será usado por características que você ganhará posteriormente.

Sempre que você fizer um teste de Carisma quando estiver interagindo com dragões, seu bônus de proficiência será dobrado se ele se aplicar a esse teste.

//para esta característica recomendo os dragões de fogo por características futuras, aumentando o dano de spells deste tipo, que em geral já possuem o maior dano do jogo//


Draconic Resilience

À medida que a magia flui pelo seu corpo, ela faz com que os traços físicos do seu ancestral dracônico surjam. No 1° nível, seu máximo de pontos de vida aumenta em 1 e aumenta em mais 1 sempre que você ganhar um nível na classe. 

Além disso, partes da sua pele são cobertas com minúsculas escamas lustrosas de dragão. Quando você não estiver utilizando armadura, sua CA será igual a 13 + seu modificador de Destreza

Lvl 2: Font of Magic


PONTOS DE FEITIÇARIA 

Você tem 2 pontos de feitiçaria e ganha mais à medida que alcança níveis elevados, como mostrado na coluna Pontos de Feitiçaria da tabela O Feiticeiro. Você não poderá ter mais pontos de feitiçaria que os mostrados na tabela para o seu nível. Você recupera todos os pontos de feitiçaria gastos quando termina um descanso longo.

//atualização, com o feat: Metamagic adept, você pode ter +2 pontos de feitiçaria ou (SP), mas eles só podem ser usados em metamagic, nunca em conversão de slots. //


CONJURAÇÃO FLEXÍVEL

Você pode usar seus pontos de feitiçaria para ganhar novos espaços de magia ou sacrificar espaços de magia para ganhar pontos de magia adicionais. Você aprende novas formas de usar seus pontos de feitiçaria quando alcança níveis elevados. Os espaços de magia criados desaparecem ao final de um descanso longo. 

Criando Espaços de Magia. Você pode transformar pontos de magia disponíveis em um espaço de magia, com uma ação bônus, no seu turno. A tabela Criando Espaços de Magia mostra o custo para criar um espaço de magia de determinado nível. Você não pode criar espaços de magia acima do 5° nível.

Lvl 3: Metamagic

No 3° nível, você adquire a habilidade de distorcer suas magias para se adequarem às suas necessidades. Você ganha duas das seguintes opções de metamagic, à sua escolha. Você adquire outra no 10° e 17° nível. 

Você pode usar apenas uma opção de metamagic em uma magia quando a conjura, a não ser que esteja descrito o contrário.

Não dito  aqui quais são todas as metamagic, apenas as recomendadas. Que são: 


Careful Spell

Quando você conjurar uma magia que obriga outras criaturas a realizarem um teste de resistência, você pode proteger algumas dessas criaturas da força total da magia. Para tanto, você gasta 1 ponto de feitiçaria e escolhe um número dessas criaturas até o seu modificador de Carisma (mínimo de uma criatura). Uma criatura escolhida passa automaticamente no teste de resistência contra a magia.


//esta característica pode ser usada em conjunto de sculpt spells do mago de evocação, conseguindo fazer um grande número de pessoas não serem afetadas por determinadas magias em área, o que para outros precisa ser usado com cautela e muitas vezes adiado, aqui pode ser usado a vontade//


Extended Spell

Quando você conjurar uma magia que tenha duração de 1 minuto ou maior, você pode gastar 1 ponto de feitiçaria para dobrar sua duração, até uma duração máxima de 24 horas.

Tendo também uma boa concentração, está metamagic permite estender o uso de uma magia de concentração, levando-a para seu ápice. Melhorando o uso da mesma. //


Lvl 4: Ability Score Improvement (+2 cha)

Melhora no atributo de conjuração de magias de feiticeiro.

Lvl 5: Arcane Recovery

Você aprendeu como recuperar um pouco de sua energia mágica estudando seu grimório. Uma vez por dia, quando você terminar um descanso curto, você pode escolher espaços de magia gastos para recuperá-los. Os espaços gastos a serem recuperados podem ser de qualquer combinação de níveis de magia, desde que sejam iguais ou inferiores a metade de seu nível de mago (arredondado para cima) e nenhum deles seja de 6º ou superior. 


Por exemplo, se você é um mago de 4º nível, você pode recuperar até 2 espaços de magia gastos. Você pode recuperar o espaço de uma magia de 2º nível ou os espaços de duas magias de 1º nível.

//No lvl 10 de mago por exemplo algo que dá pra ser feito é recuperar um slot de 5 lvl e transformá-lo em 5 Sorcery Points (metade de seu total na build completa)//


Lvl 6: Evocation Savant, Sculpt Spells

Evocation Savant

Quando você escolhe essa escola no 2º nível, o ouro e o tempo que você precisa gastar para copiar uma magia da escola de evocação em seu grimório é reduzido à metade. 

Sculpt Spells

Você pode criar bolsões de segurança relativa contra os efeitos de suas magias de evocação. Quando você conjurar uma magia de evocação que afeta outras criaturas que você possa ver, você pode escolher um número delas igual a 1 + o nível da magia. As criaturas escolhidas passam automaticamente em seus testes de resistência contra a magia conjurada e elas não sofrem dano se normalmente sofrem metade de um sucesso no teste de resistência.

Lvl 8: Ability Score Improvement (+2 cha)

Lvl 10: Elemental Affinity

Quando você conjurar uma magia que cause dano do tipo associado ao seu ancestral dracônico, adicione seu modificador de Carisma ao dano. Ao mesmo tempo, você pode gastar 1 ponto de feitiçaria para ganhar resistência a esse tipo de dano por 1 hora. O bônus de dano se aplica a uma única rolagem de dano da magia, não à diversas rolagens.

//por este motivo não é recomendado usar o mesmo ancestral dracônico racialmente e como feiticeiro, varie para receber mais de um tipo de resistência elemental//


Lvl 12: Ability Score Improvement (+2 int)

Melhora no atributo de conjuração de magias de mago, além do número de magias preparadas.

Lvl 14: Potent cantrip

Seus truques de dano afetam até mesmo as criaturas que evitariam a força daquele efeito. Quando uma criatura passa em um teste de resistência de seus truques, ela sofre metade do dano (se existir), mas não sofre nenhum efeito adicional.

Lvl 16: Ability Score Improvement (+2 int)

Lvl 18: Empowered Evocation

Você pode adicionar seu modificador de Inteligência no resultado das jogadas de dano de qualquer magia de evocação de mago que você conjurar. O bonus de dano se aplica a uma rolagem de dano da magia, não à múltiplas rolagens.

//acumula com a característica  elemental affinity, concedendo +10 de dano pra rolagens que forem de evocação e do tipo de seu ancestral dracônico se tiver investido somente em int. e cha.//


Lvl 20: Metamagic Option

Você aprende uma característica metamagic adicional. 

Recomenda-se para dano explosivo: 

Empowered Spell

Quando você rola o dano de uma magia, você pode gastar 1 ponto de feitiçaria para jogar novamente um número de dados de dano, até seu modificador de Carisma (mínimo de um). Você deve usar a nova rolagem. 

(Você pode usar Magia Potencializada mesmo que você já tenha usado uma opção diferente de metamagic durante a conjuração da magia.)


Magias Recomendadas:

  • Magias de dano equivalente a sua sourcerous origin e aprendidas como mago conseguem estacar tanto +int como +cha no dano.

  • A CA e a vida podem até ser aumentadas para um conjurador, mas também não chegam a ser boas, portanto shield ainda é obrigatório;

  • Tendo proficiência em CON Saving Throws e +2 de CON, magias de concentração enquanto aplica-se dano com cantrips é uma estratégia viável.

Conceito da Build: 

  • A criação de um caster striker, mas que conseguisse sobreviver até níveis avançados;

  • Incorporar todo o aspecto de influência, inteligência e a presença draconiana em um personagem;

  • Maleabilidade e potência mágicas unidas;

  • Magias AOE sem a necessidade urgente de reposicionamento aliado, podendo serem usadas mais rapidamente;

Prós e Contras:

Prós

Contras

CA razoável, e boa concentração

Não ter acesso a magias de mago ou Sorcerer de lvl9.

Alto dano elemental

Recursos demoram a ser recarregados (descanso longo)

Segurança ao usar magias AOE

Baixa resistência a magias de controle mental e ser deslocado (STR)

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