quinta-feira, 9 de setembro de 2021

Diário de Oneshot - Primeira vez que Acerto

 



  Não se isso é um problema que acontece com todos os narradores, sei que temos alguns destes em nossa comunidade do discord, mas one shots sempre foram algo que tive muitos problemas em conseguir fazer um, e tenho que dizer que depois de algumas tentativas comecei a observar o que fazia de errado e quais partes fazia certo, e este com certeza é algo que acho que muitos narradores deveriam fazer com grande frequência que é a autocrítica, conseguir analisar os erros e acertos e não apenas colocar a culpa nos jogadores, de certo que algumas vezes isso pode acontecer e ainda assim tenho meus problemas em fazer isso devido a minha visão de que o mestre do jogo tem grande responsabilidade e uma delas e fazer o jogo acontecer (na medida do possível) assim como regulamentar os jogadores como um Juiz, sempre sendo justo e tomando as medidas necessárias.


  Vamos ao meus maiores erros ao tentar fazer one shots:


Fazer algo com uma história complexa demais.


Não tentar guiar os personagens para um ambiente mais controlado.


Deixar muito tempo livre que o one shot não anda.


Não organizar as fichas com grande antecedência. (sim até isso)



  Estes erros são grandes e realmente demorei um tempo para conseguir me organizar em ideias e trabalhar com o relógio para acomodar o que tinha que ser feito, tentarei detalhar os pontos acima e como fiz para quebrar as barreiras.


  Fazer algo com uma história complexa demais, este mal me vem devido a minha paixão por campanhas, ainda que campanhas pequenas sempre tenho a ideia de desenvolver o mundo e apresentá-lo aos poucos para os jogadores, para que a jornada se torne mais orgânica, neste caso tive que fazer o mundo se apresentar de forma bruta sem tempo para entender apenas apresentar e tentar conviver.


  Não tentar guiar os personagens para um ambiente mais controlado, outro erro que é uma mania minha de campanhas, gosto fazer jogos com a ideia de mundo aberto, onde existem várias oportunidades e caminhos, tomo como inspiração jogos como Fallout New Vegas e Elder Scrolls Morrowind que são abertos, mas com uma trama central a ser explorada e isso é quase que certamente impossível em um one shot. Então colocar os personagens em um ambiente totalmente controlado é de grande ajuda e com apenas um caminho a ser seguido.


Deixar muito tempo livre que o one shot não anda, RPG é um jogo de interpretação, interação entre outros e muitos jogadores se deixados livres tomaram um grande tempo com tais ações, o que em uma campanha não tem problema algum, isso faz personagens melhores como um todo, mas em um one shot isso infelizmente não tem tanto tempo. Fazer o jogo andar de algum modo ainda que seja de forma um tanto intrusiva.


Não organizar as fichas com grande antecedência. (sim até isso), essa não tem nenhuma desculpa um erro total de deixar as fichas para última hora, desta vez pedi para todos fazerem as fichas antes e tinha algumas de reserva, feitas pelo André, e pedi para todas fichas ficarem prontas dois dias antes do jogo, aqueles que não entregaram na data não jogoram.

Nenhum comentário:

Postar um comentário