Este é um pequeno experimento sobre o jogo atual de Dungeons and Dragons 5e, com modificações para maior dificuldade, onde conto a história e falo dos meus erros e acertos como DM e analiso o que pode ser melhorado, e dicas para narradores e com alguma sorte uma boa história para todos sobre o nosso jogo.
Seria uma total insanidade colocar tudo o que já aconteceu até o momento, então aqui vai um resumo dos personagens.
Erdrac - Half Drow - Fighter (Battle Master ) - A história dele é que o grande objetivo na vida é de se casar com a Princesa de Coalhill.
Laidon - Firbolg - Druid (Circle of the Moon) / Barbarian ( Toten) - Alguém que escolheu o equilíbrio entre sua raiva e os ensinamentos da Natureza, que foi pego nesse conflito por motivos pessoais.
Midge - Dwarf - Wizard (Scribes ) - Uma nobre de outro continente que veio à procura de reconhecimento e possibilidades.
Saltair - Human - Bard ( College of Swords ) - Um ex pirata que busca um lugar melhor para sua família, mas acaba por se enfiar na política local.
Toox - Changeling - Rogue (Swashbuckler ) / Ranger ( Ainda sem subclasse ) - Um changeling que trabalha para a Associação ( Organização Criminosa que tem ligação com o Governo de Coalhill), entrou no grupo para garantir que os interesses da Associação sejam priorizados.
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Diário de Campanha de RPG Em Ninho de Cobra só Entra Maluco - EP 29
Após um ataque extremamente bem feito na base Sudeste dos Yuan-ti e começarem a limpeza terminamos a sessão, iniciamos o jogo neste ponto, o grupo estava dividindo o loot que encontraram, que contava com alguns arcos longos, aljavas e adagas, o que parece pouca coisa e que não é um loot para um grupo de Nível 6, mas com o preço de compra das coisas e a economia modificada, terem acessos a armas diferentes é sempre algo muito interessante, ao mesmo tempo que vejo os jogadores cada vez mais se ajustando ao mundo e as regras de dificuldade colocadas, perceberam que ter diferentes opções e planos reservas, ataques a distância entre outras coisas deste tipo é uma grande vantagem, o ponto alto deste ponto foi contra o último boss onde tiveram que usar a maioria dos recursos deles para conseguir fazer a luta e este é um grande conselho a todos os narradores, quando tiver uma ideia fora da curva sobre um jogo, deixe isso claro a seus jogadores antes de tudo assim eles podem decidir se eles querem ou não participar do jogo e a mesa terá uma melhor sintonia no geral.
Ainda que a última batalha tenha sido relativamente fácil para eles, ainda gastaram alguns dos recursos e sabem que esta é apenas a primeira de uma trilha de batalhas deste tipo que terão que fazer e é importante estar em boa forma para conseguir terminar a Wilderness War e saírem vitoriosos.
Fizeram um descanso curto para esperar e ver se tinham algum visitante durante este tempo, o que não tiveram, Saltair usou o Song of Rest para ajudar com a recuperação de HP, passaram o dia no forte para esperar mais tempo e também fazer um descanso completo, agora possivelmente é um momento que muitos narradores mais experientes devem estar entrando em agonia e pensando que nunca li o livro do narrador e não faço a mínima ideia sobre como “equilibrar” um jogo de D&D 5e, para vocês tenho que dizer que neste momento narrativamente tem pouco a ser feito, o ataque deles foi furtivo e rápido e não fizeram nenhum erro estratégico e ao mesmo tempo, que descansos curtos nas regras propostas não são uma recuperação total, ainda precisam gastar recursos, então ainda que em questão de HP, Slots e outros Trais e Features cheios os recursos estão sendo consumidos e aos poucos isso pode se tornar um problema.
Laidon usou a sua magia de mensageiro animal para comunicar os Gnolls do próximo ataque deles ao mesmo tempo que pedir para que atacassem a base mais próxima deles que não fosse a Sudeste, aconteceram alguns erros de comunicação no grupo, mas estávamos tendo problemas de áudio, então realmente achei injusto dificultar ou comer tempo de noite que eles tanto queriam, sim eles estão na ideia de atacar as bases ao amanhecer por motivos de estratégia, pois sabem que os Yuan-ti tem darkvision e isso em combinação com arcos longos e a vantagem de terreno é realmente muito e fazendo ataques no começo do dia dá a eles serem eficientes durante o dia todo sem se preocupar com ataques do nada no meio da noite e se quiserem tem a capacidade de fazer outros ataques ou algo do gênero durante o dia todo.
A ideia que em time que está ganhando não se mexe foi clara com o grupo, resolveram fazer o mesmo sistema de ataque, com pequenas modificações que seria que Erdrac e Midge iriam junto e Erdrac não usaria sua armadura para facilitar na furtividade, neste momento o jogador ficou com receio que este pensamento fosse um metagame, o que deixei claro que não era pois a mecânica que armaduras pesadas e médias causam desvantagens em testes de furtividade é algo que as pessoas do mundo tem noção e ele como um Fighter sabe muito bem disso, só deixei claro para ele o tempo que se demorar para colocar novamente a armadura caso ele queira os benefícios de tal.
O grupo decidiu então atacar a base ao Noroeste, a base mais longe de todas da posição atual deles, e ainda mais tentariam fazer um caminho um pouco por fora para evitar a base principal, eles o fariam de modo furtivo, no primeiro teste de furtividade dois deles falharam e descrevi uma cobra grande se levantando fazendo um tipo de chiado agudo e balançando o seu chocalho e rapidamente se enfiando novamente na natureza, neste momento por paralisia ou esperando que outra pessoa tomasse as rédeas eles não agiram e quando tomaram alguma decisão já era tarde demais, perderam a oportunidade, com isso decidiram então em continuar com o ataque, mas desistir totalmente da furtividade e tomar a rota direta para a base.
Uma Saving Throw de Constituição depois e nenhuma falha para exaustão eles ganham visão para o forte, ainda está a distância, mas tem uma vaga imagem do local, ao fazerem uma curva para ir para o portão ouviram que logo atrás deles tinham um grupo de ataque, olhando para trás viram duas cobras gigantes com armaduras segmentadas, dois arqueiros e dois que eles não tinham visto antes apenas os torsos eram humanóides, enquanto da cintura para baixo tinham uma longa cauda de serpente assim como as cabeças eram de serpente, diferente dos arqueiros tinham corpos bem robustos e cada um deles carregava uma Flamberge.
Uma dica geral ao mesmo tempo que uma armadilha é o tema de uma parte, por exemplo nos Yuan-ti fui com força no tema de serem humanoides cobra, tem um deus Lovecraftian, o modo que falam em comum exagero os “s” e tento manter este tema, sempre que possível, mas existe um “limite” para estes temas e o segredo é não exagerar, ainda que em um mundo de fantasia.
Foi neste momento que paramos o último jogo, ainda que uma sessão mais curta foi o suficiente para manter o engajamento e a ideia geral, paramos pois um dos jogadores não pode comparecer e mais os problemas de áudio e por fim a minha tendência de exagerar no tamanho dos encontros a melhor opção era de parar no momento, algo que é sempre uma lição, que eu preciso lembrar mais.
Logo a próxima sessão já inicia em alta energia com o rolar da iniciativa como ações, como sempre algo ótimo para iniciar um jogo.
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