quinta-feira, 22 de julho de 2021

Sistema Homebrew para Títulos de Nobreza e Cargos em Guildas ( Dungeons and Dragons 5e ) Parte 03 - Fighting Force

  


 Fighting Force são as forças armadas das quais os jogadores têm controle, estes servem para defesa e ataques em fortalezas e outros usos criativos que os jogadores possam pensar, essas forças não são gratuitas no geral precisam ser mantidas, equipadas e treinadas.


 Máximo de pontos por Título / Cargo



Título Cargo

Pontos Máximos em Fighting Force

Sir / Associarte

2

Knight / Member

4

Baron / New House

8

Vice Count / Prestige New House

16

Count / Great House

32

Duke / Greater House

64


  Existem três tipos Básicos de Infantaria: Leve, Media e Pesada, existem fatores diferentes que possam diferenciar todas estas, tais podem surgir de muitos fatores, mas cada uma delas afetará o valor assim como os bônus de cada uma delas.


Tipos de de Unidade de Infantaria



Tipo

Bônus de Ataque / Dano

CA

HP

Arma Inicial

Armadura Inicial

Número de Unidades

HP por Unidade

Leve

+2 / 1d6

11

120

Short Sword

Padded

20

6

Média

+4 / 2d6

13

180

Longsword

Chain Shirt

20

9

Pesada

+6 / 2d6+1

16

240

Longsword

Chain Mail

20

12



Todas as unidades de Infantaria ocupam 4 (20ft) Horizontal e 3 (15 ft) Vertical e tem a Saving Throw de Força +2, todas as outras apenas o dado.





Usando a Infantaria para ataque.


  • Uma unidade de infantaria (UdI)  não possui bônus para sua iniciativa, resultado apenas do D20.


  • UdIs podem atacar sem serem comandadas, se um personagem dono da UdI comandar tal ação usando uma ação bônus a infantaria ganha +1 de ataque e dano no próximo ataque no turno da UdI.


  • Para uma UdI atacar outras Unidades (quando em alcance) se faz uma rolagem de ataque (D20 + Bônus de Ataque), caso acerte outra unidade se rola o dano e se multiplica por 4.


  • Para uma UdI atacar uma criatura média ou menor se faz a rolagem de ataque (D20 + Bônus de Ataque), caso acerte a criatura média ou menos se rola o dano e se multiplica por 2.


  • Para que uma UdI atacar uma criatura Grande ou maior se faz uma rolagem de ataque (D20 + Bônus de Ataque), caso acerte outra unidade se rola o dano e se multiplica por 4.



Danificando uma UdI.


  • Qualquer ataque que seja de apenas uma criatura danifica o ataque incapacita uma das unidades, caso o dano seja o suficiente para levar tal unidade a 0 de HP.


  • Qualquer AoE ( Area of Effect) incapacita o número de soldados que o dano rolado conseguiria incapacitar. Exemplo uma fireball que tenha rolado 28 de dano incapacitaria 4 soldados de UdI Leve ( 28 dividido por 6 ).


  • Um AoE de efeito que não abrange toda a área afetaria apenas uma parte do grupo e tal poderia mudar a linha de frente ou sofrer efeitos normalmente, mas uma UdI inteira geralmente não seria incapacitada por AoE de efeito.


  • Quando uma UdI é danificada e soldados de tal são incapacitados pode se simbolizar isso com um D20 ao lado da UdI mostrando assim quantas unidades ainda faltam.


  • Uma UdI que chegue a quatro ou menos membros se debanda e foge da batalha, podendo ser considerada exterminada para a batalha.








Adquirindo e Mantendo UdIs


  Primeira coisa importante é que qualquer Unidade precisa de uma base para se agrupar, tal base não precisa ser totalmente um quartel, mas precisa ser em parte( Maiores informações no Domínio das bases).


  

Tipo de UdI

Preço para recrutar*

Preço para manter por mês **

Tempo para Recrutar / Treinar em semanas

Pontos de Domínio de Fighting Force

Leve

220 GP

25 GP

1 / 2

1

Média

1.500 GP

50 GP

1 / 4

2

Pesada

2.100 GP

75 GP

1 / 6

3



* Preço para recrutar são os preços do equipamento e para encontrar os soldados.

** Preço para manter por mês é o pagamento mensal para os soldados e para manter as tropas com mantimentos básicos dentro da base.



Melhorando uma UdI


  Pode trocar o tipo de armadura conforme o tipo de UdI, Udi Leves podem apenas usar armadura leves, médias apenas armaduras médias e pesadas apenas armaduras pesadas. Para isso precisa comprar tal armadura para todas as unidades na UdI, sendo então o valor da armadura x20.


Para as seguintes melhorias para UdIs é preciso comprar os equipamentos antes do treinamento, usando sempre os preços dos livros multiplicando por 20 (o número de unidades em uma UdI).


  • UdIs Médias e Pesadas podem aprender a usar escudos pelo custo de 20GP por unidade ou seja 400 GP, isso adiciona +2 de CA para sua UdI.


  • UdIs Médias e Pesadas podem aprender a usar armas de alcance ( a escolha do jogador ) o custo é de 15 GP por unidade ou seja 300 GP isso modifica a UdI para atingir +5ft.







Tipos de Unidade de Alcance (UdA)




  

Tipo

Bônus de Ataque / Dano

CA

HP

Arma Inicial

Alcance em Feet

Armadura Inicial

Número de Unidades

HP por Unidade

Skirmisher

+2 / 1d4

11

75

Dart

20/60

Padded

15

5

Short Range

+4 / 1d6

12

105

Shortbow

80/320

Studded leather

15

7

Long Range

+6 / 1d8

14

135

Longbow

150/600

Breastplate

15

9



  Todas as UdA ocupam 3 (15ft) Horizontal e 3 (15 ft) Vertical e tem a Saving Throw de Destreza +2, todas as outras apenas o dado.



Atacando com UdA e Danificando uma UdA


   Uma UdA funciona da mesma forma de UdI mas com a vantagem de grandes distâncias.


 

Adquirindo e Mantendo UdAs


  Primeira coisa importante é que qualquer Unidade precisa de uma base para se agrupar, tal base não precisa ser totalmente um quartel, mas precisa ser em parte( Maiores informações no Domínio das bases).



Tipo de UdI

Preço para recrutar*

Preço para manter por mês **

Tempo para Recrutar / Treinar em semanas

Pontos de Domínio de Fighting Force

Skirmisher

220 GP

25 GP

1 / 2

1

Short Range

1.500 GP

50 GP

1 / 4

2

Long Range

2.100 GP

75 GP

1 / 6

3




* Preço para recrutar são os preços do equipamento e para encontrar os soldados.

** Preço para manter por mês é o pagamento mensal para os soldados e para manter as tropas com mantimentos básicos dentro da base.



Melhorando UdAs


Para as seguintes melhorias para UdAs é preciso comprar os equipamentos antes do treinamento, usando sempre os preços dos livros multiplicando por 20 (o número de unidades em uma UdA).


  UdAs: Skirmishers e Short Range podem aprender a usar armaduras leves, o custo é de 20GP por unidade para um total de 400GP mais o preço do equipamento.


UdA: Long Range:  podem aprender a usar armaduras médias, o custo é de 20GP por unidade para um total de 400GP mais o preço do equipamento.



Unidades de Cavalaria (UdCs)



Tipo

Bônus de Ataque / Dano

CA

HP

Arma Inicial

Armadura Inicial

Número de Unidades

HP por Unidade

Leve

+2 / 1d6

11

120

Short Sword

Padded

20

6

Média

+4 / 2d6

13

180

Longsword

Chain Shirt

20

9

Pesada

+6 / 1d10

16

240

Long Spear

Chain Mail

20

12




Tipo

Cavalo

Movimento

CA

HP

Leve

Draft Horse

40ft

10

10

Média

Riding Horse

60ft

13

13

Pesada

Riding Horse

50ft

19

16






Atacando e Danificando uma UdC


Uma UdA funciona da mesma forma de UdI com as seguintes diferenças.


  • Qualquer ataque contra uma UdC que não seja de outra UdC é feito na desvantagem.


  • UdC é a única Unidade que pode atacar e mover-se e atacar, mas seu movimento é a metade.



Adquirindo e Mantendo UdCs



Tipo de UdC

Preço para recrutar*

Preço para manter por mês **

Tempo para Recrutar / Treinar em semanas

Pontos de Domínio de Fighting Force

Leve

1.220 GP

50 GP

2 / 4

2

Média

3.000 GP

100 GP

4 / 8

3

Long Range

10.100 GP

200 GP

6 / 12

4


* Preço para recrutar são os preços do equipamento e para encontrar os soldados.

** Preço para manter por mês é o pagamento mensal para os soldados e para manter as tropas com mantimentos básicos dentro da base.



Ações das Unidades


  Todas as unidades têm três ações possíveis, mas pode tomar apenas uma delas*


Ataque - Causa a Unidade a atacar uma outra unidade ou criatura em alcance.


Movimento - Causa a Unidade a se mover.


Movimento das Unidades



UdI

Movimento

Leve

10ft

Média

10ft

Pesada

5ft



UdA

Movimento

Skirmishers

20ft

Short Range

15ft

Long Range

10ft




UdC

Movimento

Leve

30ft

Média

25ft

Pesada

20ft



  Quando a Unidade é quebrada a coesão de movimento se quebra e cada tropa vira uma unidade distinta, e pode agir apenas com duas ações de movimento respeitando o movimento de cada raça ou montaria.



*UdC podem se mover metade do movimento pós ou pré ataque.



Nenhum comentário:

Postar um comentário