Fighting Force são as forças armadas das quais os jogadores têm controle, estes servem para defesa e ataques em fortalezas e outros usos criativos que os jogadores possam pensar, essas forças não são gratuitas no geral precisam ser mantidas, equipadas e treinadas.
Máximo de pontos por Título / Cargo
Existem três tipos Básicos de Infantaria: Leve, Media e Pesada, existem fatores diferentes que possam diferenciar todas estas, tais podem surgir de muitos fatores, mas cada uma delas afetará o valor assim como os bônus de cada uma delas.
Tipos de de Unidade de Infantaria
Todas as unidades de Infantaria ocupam 4 (20ft) Horizontal e 3 (15 ft) Vertical e tem a Saving Throw de Força +2, todas as outras apenas o dado.
Usando a Infantaria para ataque.
Uma unidade de infantaria (UdI) não possui bônus para sua iniciativa, resultado apenas do D20.
UdIs podem atacar sem serem comandadas, se um personagem dono da UdI comandar tal ação usando uma ação bônus a infantaria ganha +1 de ataque e dano no próximo ataque no turno da UdI.
Para uma UdI atacar outras Unidades (quando em alcance) se faz uma rolagem de ataque (D20 + Bônus de Ataque), caso acerte outra unidade se rola o dano e se multiplica por 4.
Para uma UdI atacar uma criatura média ou menor se faz a rolagem de ataque (D20 + Bônus de Ataque), caso acerte a criatura média ou menos se rola o dano e se multiplica por 2.
Para que uma UdI atacar uma criatura Grande ou maior se faz uma rolagem de ataque (D20 + Bônus de Ataque), caso acerte outra unidade se rola o dano e se multiplica por 4.
Danificando uma UdI.
Qualquer ataque que seja de apenas uma criatura danifica o ataque incapacita uma das unidades, caso o dano seja o suficiente para levar tal unidade a 0 de HP.
Qualquer AoE ( Area of Effect) incapacita o número de soldados que o dano rolado conseguiria incapacitar. Exemplo uma fireball que tenha rolado 28 de dano incapacitaria 4 soldados de UdI Leve ( 28 dividido por 6 ).
Um AoE de efeito que não abrange toda a área afetaria apenas uma parte do grupo e tal poderia mudar a linha de frente ou sofrer efeitos normalmente, mas uma UdI inteira geralmente não seria incapacitada por AoE de efeito.
Quando uma UdI é danificada e soldados de tal são incapacitados pode se simbolizar isso com um D20 ao lado da UdI mostrando assim quantas unidades ainda faltam.
Uma UdI que chegue a quatro ou menos membros se debanda e foge da batalha, podendo ser considerada exterminada para a batalha.
Adquirindo e Mantendo UdIs
Primeira coisa importante é que qualquer Unidade precisa de uma base para se agrupar, tal base não precisa ser totalmente um quartel, mas precisa ser em parte( Maiores informações no Domínio das bases).
* Preço para recrutar são os preços do equipamento e para encontrar os soldados.
** Preço para manter por mês é o pagamento mensal para os soldados e para manter as tropas com mantimentos básicos dentro da base.
Melhorando uma UdI
Pode trocar o tipo de armadura conforme o tipo de UdI, Udi Leves podem apenas usar armadura leves, médias apenas armaduras médias e pesadas apenas armaduras pesadas. Para isso precisa comprar tal armadura para todas as unidades na UdI, sendo então o valor da armadura x20.
Para as seguintes melhorias para UdIs é preciso comprar os equipamentos antes do treinamento, usando sempre os preços dos livros multiplicando por 20 (o número de unidades em uma UdI).
UdIs Médias e Pesadas podem aprender a usar escudos pelo custo de 20GP por unidade ou seja 400 GP, isso adiciona +2 de CA para sua UdI.
UdIs Médias e Pesadas podem aprender a usar armas de alcance ( a escolha do jogador ) o custo é de 15 GP por unidade ou seja 300 GP isso modifica a UdI para atingir +5ft.
Tipos de Unidade de Alcance (UdA)
Todas as UdA ocupam 3 (15ft) Horizontal e 3 (15 ft) Vertical e tem a Saving Throw de Destreza +2, todas as outras apenas o dado.
Atacando com UdA e Danificando uma UdA
Uma UdA funciona da mesma forma de UdI mas com a vantagem de grandes distâncias.
Adquirindo e Mantendo UdAs
Primeira coisa importante é que qualquer Unidade precisa de uma base para se agrupar, tal base não precisa ser totalmente um quartel, mas precisa ser em parte( Maiores informações no Domínio das bases).
* Preço para recrutar são os preços do equipamento e para encontrar os soldados.
** Preço para manter por mês é o pagamento mensal para os soldados e para manter as tropas com mantimentos básicos dentro da base.
Melhorando UdAs
Para as seguintes melhorias para UdAs é preciso comprar os equipamentos antes do treinamento, usando sempre os preços dos livros multiplicando por 20 (o número de unidades em uma UdA).
UdAs: Skirmishers e Short Range podem aprender a usar armaduras leves, o custo é de 20GP por unidade para um total de 400GP mais o preço do equipamento.
UdA: Long Range: podem aprender a usar armaduras médias, o custo é de 20GP por unidade para um total de 400GP mais o preço do equipamento.
Unidades de Cavalaria (UdCs)
Atacando e Danificando uma UdC
Uma UdA funciona da mesma forma de UdI com as seguintes diferenças.
Qualquer ataque contra uma UdC que não seja de outra UdC é feito na desvantagem.
UdC é a única Unidade que pode atacar e mover-se e atacar, mas seu movimento é a metade.
Adquirindo e Mantendo UdCs
* Preço para recrutar são os preços do equipamento e para encontrar os soldados.
** Preço para manter por mês é o pagamento mensal para os soldados e para manter as tropas com mantimentos básicos dentro da base.
Ações das Unidades
Todas as unidades têm três ações possíveis, mas pode tomar apenas uma delas*
Ataque - Causa a Unidade a atacar uma outra unidade ou criatura em alcance.
Movimento - Causa a Unidade a se mover.
Movimento das Unidades
Quando a Unidade é quebrada a coesão de movimento se quebra e cada tropa vira uma unidade distinta, e pode agir apenas com duas ações de movimento respeitando o movimento de cada raça ou montaria.
*UdC podem se mover metade do movimento pós ou pré ataque.
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