quarta-feira, 14 de julho de 2021

Diário de Campanha :Hard and Dark D&D Sangue Suor (Frio) e Lágrimas (Ep 25)

 




Diário de Campanha - Hard and Dark D&D Sangue Suor (Frio) e Lágrimas (Ep 25)


  Este é um pequeno experimento sobre o jogo atual de Dungeons and Dragons 5e, com modificações para maior dificuldade, onde conto a história e falo dos meus erros e acertos como DM e analiso o que pode ser melhorado, e dicas para narradores e com alguma sorte uma boa história para todos sobre o nosso jogo.


Caso queira ver ao Vivo aos sábados

Rolando Dragões


Caso queira ver no YouTube a live e também nossos podcasts Canal Rolando Dragões


  Apesar do nome do vídeo é EP 25 não é a nossa sessão de número 25 começamos a gravar depois do jogo iniciar por motivos de conhecimento técnico e também de outros problemas.


  Seria uma total insanidade colocar tudo o que já aconteceu até o momento, então aqui vai um resumo dos personagens.


Erdrac - Half Drow - Fighter (Battle Master ) - A história dele é que o grande objetivo na vida é de se casar com a Princesa de Coalhill.


Laidon - Firbolg - Druid (Circle of the Moon) / Barbarian ( Toten) - Alguém que escolheu o equilíbrio entre sua raiva e os ensinamentos da Natureza, que foi pego nesse conflito por motivos pesssoais.


Midge - Dwarf - Wizard (Scribes ) - Uma nobre de outro continente que veio à procura de reconhecimento e possibilidades.


Saltair - Human - Bard ( College of Swords ) - Um ex pirata que busca um lugar melhor para sua família, mas acaba por se enfiar na política local.


Toox - Changeling - Rogue (Swashbuckler )  / Ranger ( Ainda sem subclasse ) - Um changeling que trabalha para a Associação ( Organização Criminosa que tem ligação com o Governo de Coalhill), entrou no grupo para garantir que os interesses da Associação sejam priorizados. 




Um pouco de contexto para essa sessão


  Há algum tempo atrás o grupo encontrou em um Forte Yuan-ti que Byron (vilão) estava fazendo negociações com um “ser da noite” para ter acesso a área de tal, ainda que a linguagem foi simples eles não demoraram em saber que se tratava de um vampiro, quandos e conhece o mestre fica fácil, amo Vampiro a Máscara, vim do sistema WoD para D&D.


  Eles sabiam que precisavam desfazer tal acordo e resgatar aquele que fez a mensagem escondida (uma “arcanista” / todos sabem que é um Artificer só não foi confirmado).


  Os acontecimentos importantes começaram na última sessão, mas como esse é o primeiro diário juntarei as informações aqui.




Sangue Suor (Frio) e Lágrimas (Ep 25)



  O grupo encontra uma passagem nas montanhas entre o Baronato de Seth e a Capital que estava marcada no mapa deles como uma possível entrada, a informação foi conseguida por dedução dos personagens e descrição da área.


 Essa passagem era uma entrada nas montanhas, como a entrada para uma Dungeon ou lar de alguma coisa, a entrada estava coberta por névoa e uma boa rolagem de percepção de todo, mas principalmente de Toox os ajudou a encontrar, a entrada tem duas “portas” que estão esculpidas na montanha.



  O Rogue/Ranger Toox toma a frente do grupo e entra furtivamente na caverna, e ao não conseguir ver nada acende uma tocha que não emite nenhuma luz, ele volta para o grupo então Laidon em sua forma animal de lobo fareja o que está dentro da caverna, tirando um número muito alto, quase 30, eu então descrevo o cheiro de prata, névoa e mercúrio.


  E nesse momento descobri que mercúrio não possui cheiro, a ideia original seria mercúrio "místico" , mas acabei por falar errado, mas logo os jogadores e personagens entenderam a intenção, nota para narradores saiba o que tem ou não cheiro no mundo.


  Depois de alguma discussão o grupo resolve entrar na caverna, após todos entrarem eles ouvem as “portas falsas” se fechando bem devagar, neste momento dei tempo para que eles tiverem certeza do que estavam fazendo, eles continuaram a esperam, quando as portas se fecharam uma luz no centro do lugar se acendeu, um pilar no estilo romano com um metro de altura, ao final uma bacia de prata enfeitada com um líquido viscoso dentro.


  Devido ao estupendo conhecimento Arcano de Migde ela reconhece o objeto como um meio de comunicação mágico e Saltair conhecendo este tipo de item no reino gasta um Slot de magia para fazer o objeto funcionar.


  Eles então ouvem a voz de uma mulher que se os convida para o seu reino, essa ideia surgiu com o novo livro de Ravenloft que isso seria um Dread Domain, se quiser ouvir mais sobre o assunto dê uma ouvida em nosso podcast sobre tipos de horror e opiniões finais de Ravenloft que falamos um pouco sobre isso, mas a ideia caiu como uma luva, estava pensando em fazer parte do Underdark, mas essa inclusão ficou bem melhor.


  Com o convite feito uma outra parte da caverna se iluminou mostrando uma fenda com névoa, todos caminharam na direção de tal e descrevi como um peso total nos corpos e então uma sensação de estarem fora da realidade, perderem o ar e finalmente estarem novamente no chão, à frente deles uma porta que se mostrava iluminada do outro lado.


  Na sala eles encontram a vampira, Byron, O Necromante (Selyne) e a Irmã do Laidon, as duas últimas de pé atrás de Byron.


   Após as negociações deram errado para Byron, pois os jogadores ofereceram um tipo de sangue que o vilão não tem, sangue humano, com isso Grace (vampira) oferece a Saltair ser um emissário para ele no mundo como sinal de boa fé, ela se retira e os avisa que aquele lado que iniciar a violência será culpado.


  Byron faz um desafio para o grupo os chama para a torre dele onde poderam o enfrentar em um combate e que eles são meras peças menores no jogo e que a cada plano que eles param ele tem dez que se concretiza e que se realmente querem fazer algo sobre tudo isso precisam matar a fonte.


  Como jogada de poder ele pede para o Necromante tirar o capacete com um gesto, revelando que tal é a Selyne, informação que Saltair e Midge já sabiam, esconderam de Erdrac por medo dele ficar insano, já que ela é a princesa que ele tanto ama. 


*Real Inicio da sessão do EP 25


  Byron começa a sair da sala e Erdrac para na frente dele e aceita o desafio do vilão, a raiva e choque em Erdrac são óbvios, já até mesmo disse para os jogadores, que Erdrac não é um personagem bom e o que mantia na ordem era a intenção de se casar com Selyne, agora está sem travas (Chaotic Neutral).


  Tanto Byron quanto a irmã de Laidon saem da sala e Selyne conversa com o grupo tentando se justificar para o grupo e pedindo para que saiam do continente, o grupo consegue fazer com ela pense em algumas coisas e até mesmo oferecem uma trégua com ela e tentam fazer ela trair Byron.


  Algo que realmente não esperava que tentassem, não pedi nenhum teste de persuasão ou algo do tipo, deixei que as palavras deles e o conhecimento do mundo deixasse falar mais do que uma simples rolagem de dado, e não me decepcionei, mas uma coisa que sempre faço é que esse tipo de virada não é feita em uma conversa e uma rolagem, depende de muita coisa, para o encontro com Grace eles tiveram grande preparo de antemão fazendo negócios com a Assossiação e Grace precisa mais do que apenas sangue e sim um emissário, coisa que Byron não está disposto a ser.

 


  Selyne sai e deixa todos com o capacete e uma pequena vista sobre o que fazer, que desta vez escapou à percepção deles, mas encontraram por meio de brincadeira algumas cenas depois.


  Depois que Selyne sai alguns minutos depois Grace volta com uma bolsa pequena e ela fecha o acordo com Saltair para ele se tornar um emissário para ela no mundo, para isso ele precisa beber o sangue dela e tornar um “ghoul” ( baseado na ideia de WoD e não FR ), Grace obriga Saltair a beber diretamente de seu pulso e não de um copo, é um gesto simbólico e mágico ao mesmo tempo.


  Antes de qualquer coisa eu e o jogador (André) falamos que isso seria como um Dark Gift, novamente de Ravenloft, e que viria com beneficios e maleficios, não impus nada sobre o jogador e também aproveitei para dar uma arma amaldiçoada para ele, pois o jogador quer fazer multiclasse em Warlock - Hexblade e está é uma das maiores se não a maior oportunidade que ele terá para encontrar algo do tipo, então temos outra dica, que converse com seus jogadores, veja quais itens ou ganchos narrativos seriam interessantes para tais, mas não faça tudo sempre, mas tente colocar as coisas conforme a lógica ou de a oportunidade de obter algo, outro exemplo é que dois jogadores querem armas diferentes das normais, não necessariamente mágicas, então coloquei que um dos baronatos poderia fazer tais armas, isso pois tal baronato tem acesso a um metal raro e por isso possuem tanto recursos quanto seres para fazer armas “estranhas”, para isso precisam fazer serviços para o Baronato de Seth e trocar os “pontos” por tais armas.


  Agora Saltair precisa comer e beber metade do normal, mas está Charmed por Grace, a espada é uma Rapier feita de osso que tem a propriedade leve e é +1, mas apenas quando ele fizer o pacto em si, mais sobre tal desenvolvimento quando acontecer no jogo.


  O grupo então discute o próximo passo e também usam o descanso longo para “lavar a roupa suja”, dizem os segredos pertinentes a Selyne e como descobriram e qual seria o curso de ação longo que deveriam tomar a partir daquele ponto, Erdrac conta que o Necromante mudou o código genético dele para o tornar mais resistente, Midge e Saltair falam sobre as implicações políticas que isso terá na vida deles, ao final decidem por ir resolver o problema com os Gnolls, uma missão antiga que tinham de retirar tais de seu território a mando de Lewis, outro que “sabem” que está sobre a influência do vilão.


  Também falam para Toox para não ficar encarando possíveis aliados / inimigos, para se defender disse que não gosta das pessoas o encarando, o motivo, alguns dos jogadores sabem, mas nenhum dos personagens. Ele é um Changeling nenhum dos personagens sabe disso, tirem suas conclusões.


  No caminho começam a analisar os capacetes que tem para encontrar propriedades mágicas ou alguma pista, pois é a primeira vez que eles tem um especialista nas artes arcanas, tiram as informações possíveis do equipamento que seria de Luminum (metal retirado e manufaturado em Seth)  que sem o resto da armadura é apenas um capacete comum, ainda que leve,feito com várias placas finas do metal um trabalho cauteloso, porém de alto uso e existem resquícios de magia de Transmutation, ainda que o efeito ainda não seja conhecido. É neste momento que descobrem a pista deixada por Selyne, a localização de uma Gnone Artificer, por começarem a brincar de colocar as máscaras.


  Agora sobre uma “coincidência”, a personagem Midge colocou na história dela que tinha um braço mecânico de um tio, o que acho que alguns narradores ficariam loucos por introduzir tal tipo de coisa em um mundo medieval, mas na época ele não sabia, ou pelo menos não acho que sabia, que amo esses tipos de elementos e um dos vilões principais e caiu como uma luva e mesmo que não tivesse já estabelecido colocaria algo do tipo.



  No próximo dia chegam as bordas da floresta onde entram por uma entrada onde a floresta estava um pouco menos densa, não demorou muito para eles verem algumas formas se movendo próximo deles e uma javelin sendo jogada perto deles, mas com a clara intenção de errar. Entraram em diálogo com os Gnolls pois jogaram algumas patas de aranha como oferenda de comida, os Gnolls pediram para que eles esperassem na borda da floresta.


  Neste momento Laidon começou a imitar os Gnolls e durante a interação com eles prestou atenção nas criaturas, a intenção dele era de se transformar em uma hiena, o que achei muito legal e é algo que sempre prezo em meus jogos, conseguir as mecânicas ainda que de classe de forma orgânica, disse até mesmo que quisesse virar uma hiena com uma reskin de Gnoll sem problema, só usaria o stat block de hiena, o que possivelmente terá mais desenvolvimento na próxima sessão.


  Esperaram um pouco nas bordas da floresta e falaram com Thorryxz sobre o que queriam e os jogadores descobrem que eles não querem e mais importante não podem pois estão em uma guerra de honra contra os “homem cobra” e os jogadores quase que imediatamente pularam na ideia de acabar com estes pois eles sabem quem são tais “homem cobra” e eles querem vingança, agora precisam passar por um rito e um duelo para serem aceitos como parte da tribo e poderem participar da batalha.


  Paramos neste momento pois o Edrac (Fighter) com certeza se voluntariaria para fazer o duelo já que está doido para bater em algo desde que seu mundo caiu. O que é legal pois o personagem tem histórico de quando está com raiva bater em coisas.


  Uma outra coisa, os jogadores pularam na ideia com tanto entusiasmo e sinceridade que nem mesmo pedi nenhum teste de Persuasão para eles, eles estavam fazendo exatamente o que precisavam.


  Bem este foi um experimento espero que gostem.   



Caso queira ver ao Vivo aos sábados

Rolando Dragões


Caso queira ver no YouTube a live e também nossos podcasts Canal Rolando Dragões

Nenhum comentário:

Postar um comentário