Bom Dia, Ótima Tarde e uma perfeita noite. Hoje nós da Rolando Dragões, como sempre, viemos trazendo uma novidade para os amantes de Dungeons & Dragons.
Um conceito um tanto antigo em D&D e em RPG’s em geral é uma classe voltada para invocar criaturas (summonar) ou monstros em campo de batalha, buscando tal conceito acabei esbarrando no personagem da franquia de jogos e anime Yu-gi-oh. Que gerou o conceito desta build.
Status:
Os status do Kalashtar foram feitos pelo sistema de compra de pontos, o tornando mecanicamente mais fraco, mas também mais acessível a todas as mesas.
Raça:
Dual Mind.
Yugi Possui vantagem em testes todas as Saving Throws de sabedoria.
Mental Discipline.
Possui resistência a dano psíquico.
Mind Link.
Yugi Pode falar telepaticamente com qualquer criatura que possa ver, desde que esteja um número de pés=10x seu nível.
Não precisa compartilhar uma linguagem com esta criatura, mas a criatura deve ser capaz de entender ao menos uma linguagem.
Quando usado com uma criatura, você pode usar sua ação para dar a capacidade da criatura falar telepaticamente com você, por uma hora, ou até você cancelar esta característica com uma ação, a criatura compartilha dos mesmos requisitos para manter a ligação mental, por uma hora, ou até você encerrar com uma ação.
Severed From Dreams.
Kalashtar dormem, mas não sonham. Você é imune a magias e outros efeitos mágicos que requerem que você sonhe, mas não a mágias e outros efeitos mágicos que te colocariam para dormir.
Languages.
Yugi fala: Comum, Quori e Celestial(egípicio)
Background: Gambler
Skill Proficiencies: Deception, Insight.
Tools Proficiencies: Conjunto de Baralho
Equipment: Um conjunto de baralho, um amuleto da sorte (enigma do milênio), um conjunto de roupas finas e uma algibeira contendo 15 po.
Background’s Feature: Never tell me the odds.
Chances e probabilidade são seu ganha pão. Durante suas atividades em tempo livre que envolvem jogos de azar ou conferir as chances para o melhor plano, você possui um sentido sólido de que escolha é a melhor e quais oportunidades parecem boas demais pra ser verdade, a determinação do DM.
Interações e Explicações.
Raça
Yugi aqui é representado como um Kalashtar graças a:
Dual mind garante vantagem em Saving Throws de Sabedoria, enquanto como warlock ele possui proficiência, conseguindo com isso dificilmente sua mente pode ser controlada por outras criaturas, ainda que possua uma sabedoria tecnicamente baixa.
Ainda no Dual mind, a brecha narrativa de Yami Yugi lhe ajudando em situações de perigo demonstra um perfeito encaixe narrativo para dupla personalidade.
Telepatia racial com potencial de alcançar até 200 feet sem consumo de magia.
Resistência a dano psíquico demonstra a prática de lidar com criaturas mitológicas perdidas no tempo do antigo Egito.
Aumento de +2 wis e +1 cha garante um insight, deception e persuasão decentes, conseguindo ter uma boa base narrativa de jogador de cartas.
Antecedente
O antecedente Gambler foi escolhido mais por características de utilidade e narrativa:
//Um personagem Summoner, não só depende de sua equipe, como principalmente de escolher qual summon usar, uma vez que suas principais magias são de concentração e/ou requerem um custo alto em peças de ouro. Com isto é sensato um background que pode ser usado tanto para ganhar dinheiro, como planejar bem e evitar lutas que seriam muito difíceis de ganhar. //
Classe
O primeiro nível foi escolhido para ser de Warlock pelos seguintes mecânicos:
Cantrips ofensivos;
Proficiência em Saving trows mentais + vantagem de wis ST do kalashtar;
Benefícios de subclasse no nível 1;
Magias recarregáveis em descanso curto, mais vantajoso em lvls baixos;
Já os motivos narrativos são os seguintes:
O laço que sustenta o personagem yugi no início é o enigma do milênio, sendo a chave para todo o desenvolvimento da trama, da mesma forma que um pacto não intencional formado ao re-montar tal peça que seria seu amuleto da sorte de gambler seria mais interessante e viável no nível 1.
Multiclasse
Já a segunda classe é de Bardo, utilização da inspiração Bárdica nos Summons é uma tática válida, mas que pode ser considerada por muitos egoísta, mas se olhar bem, o summon está sendo buffado e qualquer ataque nele é um direct attack a menos no aliado, buffar tais criaturas pode ser também interessante para inflar os números de aliados e economia de ação do grupo.
Quanto aos motivos mecânicos:
Versatilidade e Expertise;
Inspiração para ataques dos summons, além de cura para eles;
Cura e dano aumentados pela subclasse spirit bard
Quanto aos motivos narrativos:
Consulta ao faraó para receber uma magia que não possui em sua lista de warlock ou bard;
Uso de cartas como foco arcano
Subclasse
A subclasse escolhida foi Genie por estar alinhado com suas origens, o enigma do milênio que por si só já é um Vessel aumento de durabilidade, e form of dread não ser magia, podendo ser ativada em fúria.
Talentos Recomendados:
Lucky: Uma vez por turno quando rolar o dano para uma arma corpo a corpo, você pode re-rolar o dado de dano da arma e usar qualquer um deles.
Você tem sorte inexplicável que parece começar no momento certo.
Você tem 3 pontos de sorte. Sempre que você rolar um ataque, uma Ability check, ou um Saving throw, você pode gastar um ponto de sorte para rolar um d20 adicional. Você pode escolher gastar um de seus pontos de sorte depois de rolar o dado, mas antes que o resultado seja determinado. Você escolhe qual dos d20s é usado para o rolagem de ataque, uma Ability check, ou um Saving throw.
Você também pode gastar um ponto de sorte quando um rolo de ataque é feito contra você. Role um d20 e escolha se o ataque usa o rolo do atacante ou o seu. Se mais de uma criatura gasta um ponto de sorte para influenciar o resultado de uma rolagem, os pontos se cancelam; nenhum dado adicional é re-rolado.
Você recupera seus pontos de sorte gastos quando termina um longo descanso.
Uma boa definição para o efeito do enigma do milênio que lhe permite trapacear e redefinir as chances ao seu favor. //
Resilient (CON): Escolha um valor de habilidade, você ganha os seguintes benefícios.
Aumente o ponto de abilidade escolhido em 1, até um máximo de 20.
Você ganha proficiência em Saving Throws usando a habilidade escolhida.
//Mais da metade das magias recomendadas usa de concentração, apesar de ter uma CON alta, o warlock não ganha proficiência em CON, o que é contornado pela Eldritch invocation: Eldritch mind, mas depois do lvl 9, numericamente, proficiência é melhor que vantagem, se tiver ambas será perfeito..//
Metamagic Adept:
Você aprendeu a exercer sua vontade em seus feitiços para alterar a forma como eles funcionam:
Você aprende 2 opções de metamagia a sua escolha da lista de feiticeiro. Você só pode usar uma opção de metamagia por magia, a não ser que a opção diga o contrário. Quando você atinge um nível que garante Incremento no valor de habilidade, você pode trocar uma dessas metamagias por outra da classe de feiticeiro.
Você ganha 2 pontos de feitiçaria para gastar com metamagia. Você os recupera quando termina um descanso longo.
//Como a mecânica base desta build é o ato de invocar criaturas para o campo de batalha, você quer que elas permaneçam nele o máximo de tempo possível, e existem 2 formas para tal. Concentração e metamagia: extended spell.//
Progressão da Build:
Lvl 1: Pact Magic, Genie’s Vessel
Pact Magic: Narrativamente, para ser de fácil compreensão. Pact Magic são as magias resultantes do pacto de seu patrono, diferentemente de spellcasters que possuem um corpo e mente treinados para suportá-las, o warlock é meramente a bucha do canhão de uma magia que sai sempre na sua capacidade máxima por não ter controle sobre ela.
Genie’s Vessel: Esta é uma característica da subclasse que na verdade são 2:
Bottled Respite: O receptáculo do gênio é uma característica que permite o usuário ficar inicialmente em um ambiente com um raio de 20ft./6m. Em um numero de horas = 2x seu bonus de proficiência.
//o fato que o tempo de permanência no vessel que não é prejudicado pela Multiclasse com bardo, permite que os descansos curto do warlock e futuramente os longos também possam ser feitos em um ambiente mais confortável e controlado. //
Genie’s Wrath: Aumenta-se o dano de Spells conjuradas uma vez no turno, o dano é igual ao seu bonus de proficiência, e o tipo de dano é equivalente ao tipo de gênio que seu patrono é.
//o tipo de patrono vai muito de pessoa pra pessoa, mas creio que dao (terra) é o melhor narrativamente em yugioh considerando a historia do faraó e marid (agua) mecanicamente pelas magias estendidas de controle.//
Lvl 2: Na parte narrativa das Eldritch Invocation, seu convívio com o conhecimento proibido do antigo egito alterou o funcionamento do seu corpo ou suas magias, de forma que você consegue se adaptar de formas que sejam convenientes a cada nível de warlocks que você upa.
Na parte mecânica, a cada nível de warlock você pode trocar uma invocação que você já tinha, e de acordo com a tabela de progressão do warlock você aprende de 2 a 6 invocações nesta build.
As do chain pact refletem sua escolha de pact boon no lvl 3 que será útil para a melhoria das suas invocações de familiares, que como não são concentração. Podem ser usadas em conjunto com as magias “summon x,y ou z”.
Tirando as de pact, recomenda-se Eldritch mind pela concentração; Tomb of Levistus para auto-proteção e narrativa de tumba do faraó; e minions of chãos para invocar elementais.
Lvl 3: Pact Boon
Escolha o da corrente, familiares melhores e fornece acesso as Invocations para melhorar os familiares.
Lvl 4: Ability Score Improvement (+2 cha)
Aumento na CD de magias, características dos summons etc..
Lvl 6: Bardic Inspiration
Yugi pode agora usar sua bonus action para escolher uma criatura que não ele mesmo a até 60ft/18m de si mesmo, esta criatura ganha 1d6.
Nos próximos 10 minutos, a criatura escolhida pode rolar o dado e adicionar o número a um teste de habilidade, rolagem de ataque ou Saving Throw que fizer. A criatura pode escolher rolar o dado após o D20, mas não depois do mestre anunciar o sucesso ou falha.
quantidade de inspirações por descanso longo= modificador de carisma
Lvl 7: Jack of All trades, Song of Resting (D6)
Com Jack of All trades, Yugi agora adiciona metade (arredondada para baixo) em qualquer teste de habilidade que ele fizer e não tiver proficiência.
No Descanso curto, Yugi pode usar a característica Song of Resting para qualquer criatura que decidir recuperar um dado de vida e ganhar o bônus de 1d6.
Lvl 8:Guiding Whispers, Spiritual Focus, Tales from Beyond, Expertise
Yugi aprende a cantrip guidance.
Yugi agora pode usar cartas de tarokka como foco para as magias de bardo.
Enquanto segura seu foco espiritual, Yugi pode usar sua ação bônus e gastar 1 uso de inspiração para rolar 1d12 e determinar uma história que o faraó está direcionando a ele.
Você pode usar sua ação para direcionar esta história a uma criatura até 30ft/9m de você (pode ser você mesmo).
Você só pode manter 1 história ativa, e ao rolar a tabela de novo, a anterior desaparece. Se a história requer um Saving Throw, a DC é a sua Spell DC.
Yugi dobra seu bônus de proficiência em 2 perícias, recomenda-se perception para seu bônus de percepção passiva e saber o que está à espreita, e persuasion para o faraó com poder da amizade. (sim, pensei o mesmo).
Lvl 9: Ability Score Improvement (+2 cha)
Aumento na CD de magias, características dos summons e inspiração Bardica.
Lvl 10:Bardic Inspiration(D8), Font of Inspiration
O dado de inspiração Bárdica passa a ser D8 e agora é recuperado em descansos curtos.
Lvl 11: Countercharm, Spirit Session, Spiritual Focus Improvement.
Countercharm
Você pode usar sua ação para começar uma performance que dura até o fim do próximo turno e garante a você e aliados até 30ft/9m, vantagem contra efeito de enfeitiçado e amedrontado.
(Os outros devem conseguir te ouvir para ganhar este benefício).
A performance dura até você estar incapacitado, silenciado ou voluntariamente (não requer ação)
Spiritual Focus (again)
Começando no 6º nível, quando você lança uma magia de bardo que causa dano ou restaura pontos de vida através do Foco Espiritual, role 1d6 e você ganha um bônus para um dano ou cura da magia igual ao número rolado.
Spirit Session
Os espíritos fornecem percepções sobrenaturais. Você pode realizar um ritual de uma hora (que pode ser feito durante um descanso curto ou longo) usando seu Foco Espiritual. O ritual pode ser feito com um número de criaturas dispostas igual ao seu bônus de proficiência (incluindo você). No final do ritual, você aprende temporariamente uma magia de sua escolha de qualquer classe.
A magia igual ou inferior ao número de criaturas que conduziram o ritual, o feitiço deve ser de um nível que você possa lançar e deve estar na escola de adivinhação ou necromancia. A magia escolhida conta como magia de bardo para você, mas não conta contra o número de magias de bardo que você conhece.
Depois de realizar o ritual, você não pode fazê-lo novamente até que comece um descanso longo, e você sabe a magia escolhida até começar um descanso longo.
Lvl 13: Ability Score Improvement (+2 con)
Melhoria no hp e concentração
Lvl 14: Elemental Gift
Você agora possui resistência ao tipo de dano determinado pelo tipo de gênio que é seu patrono: concussivo (dao), trovejante (djinni), fogo (efreeti) ou frio (marid).
Adicionalmente, como uma ação bônus, você pode se conceder deslocamento de voo de 30 ft./9m por 10 min, durante enquanto você puder flutuar. Você pode usar esta ação bônus um número de vezes igual ao seu bônus de proficiência. Você recupera todos os usos em um descanso longo. partir deste nível, seus pensamentos não podem ser lidos por telepatia ou outros meios involuntariamente.
Lvl 16: Ability Score Improvement (+2 con)
Melhoria no hp e concentração
Lvl 18: Sanctuary vessel
Quando usar a característica de Genie’s Vessel: Bottled Respite Você pode escolher até 5 criaturas voluntárias que puder ver a até 30 ft./9m. de você. Adicionalmente você e as criaturas escolhidas entram no recipiente com você que passarem pelo menos 10 minutos no recipiente ganham o beneficio de um descanso curto, e qualquer um que gastar hit dices para recuperar hp pode adicionar seu bônus de proficiência.
//esta característica torna obsoleta a magia catnap, podendo ser trocada aqui, além disso combina perfeitamente com song of rest (d6), e spirit session. Fazendo de fato um lugar perfeito para um descanso curto na dungeon.//
Lvl 19: Mystic Arcanum (6th lvl): Conjure Fey
Diferentemente das magias de warlock, esta só se recupera em descanso longo.
Lvl 20: Ability Score Improvement (+2 con)
Melhoria na concentração
Magias Recomendadas:
Conceito da Build:
O propósito desta build foi a criação de Summoner competente e capaz de ser um suporte não somente para o grupo, mas para os summons de forma que não sejam invocados de forma tão básica e igual a todos os outros que usam esta mesma magia.
A aleatoriedade de Spirit Tales, juntamente com as cartas como foco arcano trouxeram a este sumonner de fato o aspecto de yu-gi-oh.
Cura, Dano e suporte em larga escala.
Esta build é voltada para campanhas de mid/high-fantasy já que summons custam milhares de peças de ouro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário