terça-feira, 27 de julho de 2021

Diário de Campanha D&D 5e - Dois batedores Invisíveis e a Revelação

 





Este é um pequeno experimento sobre o jogo atual de Dungeons and Dragons 5e, com modificações para maior dificuldade, onde conto a história e falo dos meus erros e acertos como DM e analiso o que pode ser melhorado, e dicas para narradores e com alguma sorte uma boa história para todos sobre o nosso jogo.



Para ver essa Sessão no Youtube ( Não se esqueça de se inscrever )


Seria uma total insanidade colocar tudo o que já aconteceu até o momento, então aqui vai um resumo dos personagens.


Erdrac - Half Drow - Fighter (Battle Master ) - A história dele é que o grande objetivo na vida é de se casar com a Princesa de Coalhill.


Laidon - Firbolg - Druid (Circle of the Moon) / Barbarian ( Toten) - Alguém que escolheu o equilíbrio entre sua raiva e os ensinamentos da Natureza, que foi pego nesse conflito por motivos pessoais.


Midge - Dwarf - Wizard (Scribes ) - Uma nobre de outro continente que veio à procura de reconhecimento e possibilidades.


Saltair - Human - Bard ( College of Swords ) - Um ex pirata que busca um lugar melhor para sua família, mas acaba por se enfiar na política local.


Toox - Changeling - Rogue (Swashbuckler )  / Ranger ( Ainda sem subclasse ) - Um changeling que trabalha para a Associação ( Organização Criminosa que tem ligação com o Governo de Coalhill), entrou no grupo para garantir que os interesses da Associação sejam priorizados. 


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Dois batedores Invisíveis e a Revelação


  

  Depois de estabelecerem um plano de ataque básico o grupo ainda precisava de maiores informações sobre as guarnições e como funcionam as bases dos Yuan-ti, pois a cada momento talvez percebessem que as informações que os Gnolls não eram totalmente confiáveis ou retiradas de forma não muito inteligente, o que está correto em várias formas, mais sobre isso e como tiveram a confirmação da informação, a ideia era de entrarem, conseguirem alguma informação e tentar levantar a bandeira para ver o que acontecia.


Dica para Narradores e Jogadores


  Enquanto o grupo discutia sobre o que deveria ser feito, o jogador do Toox me fez uma pergunta direta e já vi isso acontecer em outras mesas e mais de uma nesta com outros jogadores, então coloquei em utilização a carta que aprendi com Matt Colville, que é a pergunta: Como seu personagem sabe / saberia disso?


  Essa pergunta parece um tanto estranha, mas ela é aberta o suficiente, se o jogador tentar explicar de forma lógica e ter bons motivos, mecânicos e narrativos para tal, pode dar a informação, o jogador também pode dar uma desculpa tirada do inferno e neste momento como Narrador explica o motivo do qual não e o final é quando o jogador percebe que realmente não faz muito sentido e a situação se resolve, mais dicas ainda neste post.


  Neste caso a pergunta do jogador foi: Eu sei a linguagem dos Yuan-ti, então perguntei, Como o Toox tem essa informação? A resposta: Não sei, foi neste momento que ele percebeu que o personagem nunca tinha visto, falado ou lido sobre os Yuan-ti e assim percebeu que não teria tal informação.


  Para começar o novo dia o grupo todos menos o Erdrac foram fazer  o reconhecimento do acampamento ao Sudeste da base principal, o objetivo deles era de ficar em torno de meio quilômetro de distância, antes de começar a segunda parte, para isso todos tiveram que fazer um teste de furtividade, que graças a Inspiração do Bardo conseguiram todos passar ainda que no mínimo das DCs 10, mas conseguiram.


  A segunda parte do plano é que Saltair colocaria invisibilidade em Irilith e Toox para que ambos  infiltrassem no posto avançado dos Yuan-ti e conseguirem maiores informações para os ataques, e isso é fantástico um grande exemplo de um ótimo modo de separar o grupo com um grande motivo e isso com grande risco, pois se fossem descobertos a chance de derrota seria muito grande, se quiserem ouvir mais sobre separar o grupo, ouçam nosso podcast sobre o assunto OPC: Separar O Grupo.


  Após explicarmos como a magia funcionava para o nosso jogador novato, os dois batedores foram em direção do forte, os dois primeiros testes de furtividade com vantagem foram muito altos, os dois observaram o forte de uma distância ainda segura, o forte era feito totalmente de madeira, com dois guardas rondando as paredes do forte, para aqueles agora pensando que coloquei o lugar todo em alerta apenas por causa dos players só quero lembrar que os Yuan-ti e os Gnolls estão em uma guerra e os Yuan-ti ainda que ganhando estão sempre à espera de um ataque, afinal os Gnolls podem ser bem agressivos.


  Uma vez em cima das paredes os jogadores observaram a base e os seus habitantes, a bandeira que poderia ser hasteada ficava ao centro da base, uma construção rudimentar ao lado oeste, onde possivelmente os Yuan-ti dormiam e guardavam as necessidades básicas e contaram um total de seis inimigos todos equipados com adagas e arcos longos, estes eram um pouco diferentes dos que tinham enfrentado originalmente, além dos humanóides com leves aparências de cobra, também presentes estavam alguns com cabeças de cobra e alguns com corpos de gnoll e cabeça de cobra.


  Junto com os dois batedores Laidon enviou um familiar coruja junto com o grupo, usando as novas regras do Tasha para fazer familiares usando o Wild Shape, isso serviria como um modo de se estavam em apuros ou se tinha algo a mais que o grupo de terra não tinha percebido, um grande meio de conseguir o melhor dos dois mundo quando se obtendo informações sobre os inimigos.


  Dica para Jogadores e Narradores


  Quando um dos jogadores “soube” ou melhor disse a lógica que as armas deles estariam dentro da construção ele disse que queria sabotar as armas dos inimigos, e pelo que entendi ele esperava que eu pedisse algum tipo de teste ou que guiasse o personagem dele até o ponto que isso acontecesse.


  Alguns narradores podem até fazer isso, mas isso vai contra o meu “estilo”, então vamos como resolvi a situação: Disse que ele está pulando vários passos narrativos e precisa descrever cada uma de suas ações para que possa dar os resultados e as possibilidades, muitos jogadores podem ter “pressa” para conseguir as coisas, mas manter o ritmo do jogo, por mais simples que seja é importante, principalmente quando se trata de uma situação que um erro pode causar um combate extremamente mortal.


  Toox foi para o chão e tentou entrar na construção, mas porta estava levemente emperrada, não trancada e preferiu tentar entrar pela janela e com outros testes extremamente acima do normal, (usamos bots de discord então as rolagens são vistas por todos), uma vez lá dentro investigou as caixas de mantimentos e viu algumas das armas deles, que na sua maioria estavam quebradas mais algumas flechas de sobra. Toox colocou fogo em alguns colchões e saiu novamente pela janela.


  Iriilth ficou um pouco mais nas paredes observando quando um dos guardas chegou mais próximo dele, foi quando decidiu ir para baixo e ficar próximo da bandeira, Toox teve a mesma ideia, mas quando o guarda perto da bandeira saiu para ver o pequeno incêndio Toox hasteou a bandeira o que causou uma grande comoção na base, os Yuan-ti se começaram a se reunir no centro, os dois subiram novamente nas paredes e ficaram observando os reforços, que demoraram cerca de vinte minutos, quando viram os reforços chegando saíram e voltaram para o grupo, ainda com tempo restante. Voltaram para a vila dos Gnolls para tramar com o grupo o que fazer.


  Enquanto isso com Erdrac, o nosso fighter ficou na vila por dois grandes motivo, o primeiro é que ele é o único do grupo que tem desvantagem em testes de furtividade. devido a armadura pesada e também pois ele queria passar um tempo com os Gnolls para preparar eles melhor para a batalha, primariamente conseguiu algumas informações sobre os números de combatentes e totais deles e o número é bem baixo, apenas 20 combatentes e um total de 40, não foi exagero que eles disseram que esta seria possivelmente a última batalha deles, a primeira coisa que ele tentou foi fazer algum tipo de placa de madeira para que os Gnolls se aproximassem com maior facilidade sem ter que sofrer tanto com os arcos longos, informação que ele já tinha dos combates anteriores com os Yuan-ti, e tanto o teste dele quando dos Gnolls foram péssimos, depois mostrou o escudo que tinha ganho de Sigmur para eles tentarem imitar ao mesmo tempo que emprestou tal escudo para o líder dos Gnolls.


  Este escudo recebeu de Sigmur logo depois da morte de uma aliada e desconfiavam que Erdrac tinha um trato com O Necromante ( Selyne ), Sigmur deu o escudo como lembrança dele para que pensasse melhor em seus atos.


  O grupo se reúne novamente na vila agora com uma grande refeição feita por Erdrac, os Gnolls festejam e se preparam para a guerra, e possivelmente a jurar serviço para eles, mais sobre isso nos próximos diários quando tudo ficar certo e se todos estiverem vivos.


  Neste ponto eles começaram novamente a planejar as ideias e a refinar o que gostariam de fazer, a ideia deles no momento é: Saltair pegara Laidon em sua forma animal, possivelmente um animal da categoria Tiny e o carregará invisível até os muros, de lá usara uma magia para derrubar o poste da bandeira, usará Laidon como Tank e esperar o resto do grupo chegar rápido o suficiente. Agora eles só precisam colocar em prática, a ideia de separar o grupo foi arriscada, mas extremamente inteligente, depender de informações de segunda mão nem sempre é a melhor coisa, não é só por ser um NPC falando significa que é verdade e sim que é aquilo que aquele NPC pensa.


  Foi enquanto discutiam as ideias de como fazer melhor o plano Toox se revelou um Changeling para o grupo, isso causou grande surpresa no grupo e também um tanto de desapontamento em Saltair por querer manter tal ideia um segredo.


  Bem agora nos falta esperar a próxima sessão para saber onde tudo andará e como será o ataque à base dos Yuan-ti - Let the Dice Decide!


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