quarta-feira, 5 de maio de 2021

Build para Dungeon and Dragons 5e – Noctis Caellum

 Bom Dia, Ótima Tarde e uma perfeita noite. Hoje nós da Rolando Dragões, como sempre, viemos trazendo uma novidade para os amantes de Dungeons & Dragons.

Hoje faremos a abordagem prática do podcast de party composition, aonde explicamos: o conceito; pontos positivos, negativos e contrapontos de cada.
Para recordar melhor, o podcast está disponível em:


anchor: https://anchor.fm/rolandodragoes/episodes/OPC-Party-Composition-evfc33
e

 spotify: https://open.spotify.com/episode/4IakJCM9AZvEgUAbUHjaSd?si=4073385f153843ad

 

 



Bom Dia, Ótima Tarde e uma perfeita noite. Hoje nós da Rolando Dragões, como sempre, viemos trazendo uma novidade para os amantes de Dungeons & Dragons.

Motivo do porquê desta build foi a abordagem prática do podcast sobre Party Composition, onde explicamos: o conceito; pontos positivos, negativos e contrapontos de cada. Agora para fechar com chave de ouro citaremos um exemplo de party composition usando a função matemática de Ivar (Quanto mais conteúdo sobre Final Fantasy melhor : 


 

Explicando em passos a interação da build:

Os status de Noctis (Half-Elf) foram feitos pelo sistema de compra de pontos, o tornando mecanicamente mais fraco, mas também mais acessível a todas as mesas: 

 


 

  • Noctis aqui é representado como um Meio Elfo Clássico graças a:

    • Versatilidade nos status permitindo um warlock combatente corpo a corpo.

    • Uso de diversos status para aproveitar o máximo de sua capacidade física e mágica como um striker.

    • Vantagem contra ser enfeitiçado e imunidade a ser colocado pra dormir.

  • Foi escolhido o Antecedente Inheritor. Pela sua herança passada por seu pai, a espada do pai, ou mesmo a engine blade funcionam bem já que não apresenta nenhum benefício mecânico. Além da recomendação de viajar pelo mundo, o que justifica também os equipamentos ganhos pelo antecedente.

  • O primeiro nível foi escolhido para ser de hexblade warlock pelos seguintes mecânicos:

    • Proficiência com armas e armaduras melhores;

    • Vida maior;

    • Mais econômico com magias

  • Já os motivos narrativos são os seguintes:

    • Combatente acostumado com armas marciais, principalmente espadas longas.

    • Sua família possui um pacto através das gerações com uma hexblade.

    • Um acidente em sua infância impediu seu acesso inato a suas habilidades como sorcerer.


  • A subclasse escolhida é a do Hexblade por motivos meio óbvios caso já tenha visto ou jogado com este personagem, mas em suma o que se busca reproduzir:  criação de armas do nada. Teleporte entre armas. Um estilo de luta que complemente bem com seus aliados, mas eu também consiga se virar sozinho contra um alvo .

  • Os motivos mecânicos são:

    • Hexblade curse: um recurso amplificador de dano, critico, e sustentação de hp na luta.

    • Hexwarrior que além de permitir o uso de armaduras médias e armas marciais, também faz com que em geral o warlock só precise de carisma para acerto e dano, fazendo que seja muito mais econômico nos status.

    • D8 ao invés de D6 de hp.


  • Já a segunda classe é a de sorcerer, já que a exposição demasiada ao cristal divino que mantém sua sociedade deu a sua família poderes, o dito cujo “Poder dos reis”

  • A subclasse de divine soul, que amplia sua lista de magias para também abranger magias divinas de clérigo, convertendo para uso com carisma. É embasada narrativamente pelo fato que o poder dos reis é um poder de linhagem, ou seja, não é necessariamente fruto do pacto feito com seus antepassados, mas caso queira interpretar assim também é livre.

  • Observação: Talentos são um recurso opcional, converse com seu mestre/narrador antes de usar. 

Progressão da Build: 

 


 

  • Lvl 1 : Proficiência com armas marciais, armaduras médias, uso de carisma nos ataques corpo a corpo.

  • Level 2: Começa-se o uso de eldritch invocations, recomenda-se caso ainda não tenha uma armadura média, armor of shadows para obter uma CA digna de pelo menos 16. As invocações podem ser substituídas em níveis posteriores, então arrumando uma armadura média já se pode trocar esta. Esta e Eldritch mind são duas que são invocações corimga que se não pensar em nada melhor na hora pode usar.

  • Level 3: Aqui começa-se a explorar a mecânica de criar armas de Noctis utilizando de armas de pacto para criar armas que você já tenha proficiência ou armazenar uma arma mágica em um subplano

  • Level 4: Aumento no status de carisma(+2).

  • Level 5: Aqui se especializa mais no combate corpo a corpo, caso tenha pego a invocação “armor of shadows” e já possua uma armadura média. Recomenda-se fortemente que substitua esta última por thirsting blade, já que essa última concede ataque extra sem precisar de Multiclasse em alguma classe marcial.

  • Level 7: Aqui começamos a explorar a mecânica do teleporte por meio não mais de magia como misty step, mas sim pela invocação rentless hex. Que teleporta diretamente pro alvo da maldição, seja bestow curse, hex ou hexblade curse.

  • Level 8: Aumento no status de carisma(+2). Com isto já foi maximizado o ataque, a CD de magias, e se já possui armadura média a CA. O deixando livre para escolher seus próximos aumentos de status se será CON para hp e concentração ou mesmo uso de feats.

  • Level 9: Multiclasse em sorcerer conseguindo neste nível +4 cantrips além de características como Favored by gods que permite em um descanso curto (combinando bem com warlock) ou longo ter 2d4 a disposição para caso falhe em um ataque ou saving throw, além de ter magias divinas e arcanas.

  • Level 11: recomenda-se metamagia estendida para hex, ou acelerada para atacar com a espada enquanto lança uma magia na ação bônus.

  • Level 12: Aumento no status de constituição(+2) ou feat durable (CON).

  • Level 13: Orientação mágica, re-rolagem de teste de atributo.

  • Level 14: Cura potencializada, re-rolagem de cura para si mesmo ou aliados em uma reação. 

  • Level 16: Armor of Hexes permite que quando o alvo amaldiçoado por hexblade curse te acerta, use sua reação para rolar 1d6, em 4 ou maior, ele erra.

  • Level 18: Aumento no status de constituição(+2) ou feat.

  • Level 20: Master of Hexes possibilita o uso em cadeia de hexblade curse de forma que quando um alvo morre ela passa para um próximo a até 30 ft. dele

Magias Recomendadas:

 


Conceito da Build: 

  • O propósito desta build foi designada para criar um striker para o grupo que será montado até o fim do mês com 4 personagens.

  • Foi visando torná-lo um combatente mágico eficiente que também tem o carisma necessário para governar, ainda que para outras questões seja dependente do grupo, o que é bem a ideia.

  • As habilidades mágicas de Noctis foram montadas não para criar grandes efeitos de grupo ou magias de dano em área como é esperado de um warlock padrão, mas sim potencializar sua esgrima para neutralizar alvos específicos.

  • O personagem é voltado para campanhas low fantasy com poucos recursos.


Prós

Contras

Baixo recurso monetário fabricando suas próprias armas mágicas

Lida com uma ameaça de cada vez, ao contrário dos warlocks convencionais que castam a spell que define o combate

Alta Eficiência necessitando de alguns descansos curtos para seu potencial máximo

Inteligência e Sabedoria baixa dependendo de um conselheiro

Ataque com alto dano e versatilidade

Range curta, com exceção de improved pact weapons

Atinge seu maior custo de status no lvl 8 e após isto pode usar feats a vontade.

A baixa força lhe impossibilita nas questões mais físicas, obrigando para se manter no personagem, ter proficiência em acrobacia.

 

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