quarta-feira, 24 de fevereiro de 2021

Andarilho da Ordem - Build para Dungeon and Dragons 5e

 


Bom Dia, Ótima Tarde e uma perfeita noite. Hoje nós da Rolando Dragões, como sempre, viemos trazendo uma novidade para os amantes de Dungeons & Dragons.

Hoje queremos apresentar o conceito de uma build para personagens de RPG para o jogo de Dungeons & Dragons, 5° edição. Esta foi pensada para até de certa forma “compensar” as builds anteriores (Wartificer, Dupla Montada e Advogado do Diabo) onde ficou uma ideia de que um personagem ou é bom no social ou no combate, também porque vai pra fora da minha zona de conforto, já que raramente jogo de clérigo. Importante desde já destacar que nessa build é voltada para suporte, onde o clérigo da ordem fornece controle de grupo em área, e ao usar magia em aliados, possibilita que seu time dê mais ataques por turno, além de ser de certa forma um DPS causando dano mágico e psíquico,  tem uma CA considerável e um HP decente, além de possuir o modificador de carisma somado em todas as perícias de carisma. Vale lembrar que o patrulheiro usado aqui é o revisado.


Explicando em passos a interação da build:

  • Os status do personagem Githzerais  foram feitos pelo sistema de compra de pontos: 

      

     

  • Githzerais por si são usados muito mais comumente como monges ou Psiônicos, mas sua capacidade de ter vantagem em testes contra  efeitos de encantamento e amedrontado ao meu ver os tornam também ótimos clérigos, praticamente monopolizando esses efeitos para si.

  • Nível 1 pega-se de clérigo não pela vida, mas sim pela armadura, uma vez que a destreza é negativa então fica sendo necessário uma armadura pesada e o escudo como uma opção para ir na linha de frente ou não.


  • A partir do nível 2, é quando o andarilho da ordem faz seu nome e já possui em seu Canalizar Divindade um efeito de encantamento para criaturas a sua escolha que possam vê-lo ou ouvi-lo no alcance de 30 ft. 

  • Recomenda-se que no nível 4 pegue o estilo de luta guerreiro druídico que saiu recentemente no tasha, assim terá acesso a 2 truques de druida, “bordão místico/shillelagh” tornará o golpe com bordão mágico e usará o status de sabedoria tanto para ataque como pra dano com arma. Além das magias preparadas de clérigo.

  • Nível 5 retorna-se a pegar níveis de clérigo pelas magias de 2° nível, uma vez que como conjurador nesse ponto já está defasado em 1º círculo de magia caso fosse clérigo puro.

  • No nível 6 aumenta-se a sabedoria tanto para bônus de ataque, como para CD das suas magias e também para o bônus de ataque corpo a corpo do bordão místico.

  • Nível 7, é importante por ser onde se prepara as magias de 3° nível. Tais como sinal de esperança e palavra curativa em massa, além de espíritos guardiões.

  • Nível 8 o número de canalizar divindade aumenta para 2/descanso, mas o interessante está no fato que o personagem aqui adquire uma versatilidade maior em combate, uma vez que pode passar magias de encantamento de ação para ação bônus, podendo assim atacar, lançar a magia bless por exemplo, e graças a característica de clérigo nível 1, fornecer a um dos alvos de bless, a chance de atacar usando a reação.

  • No nível 9 ganha se acesso a magias de 4° círculo

  • No nível 10 maximiza-se a sabedoria tornando assim quase certeiro as magias serem efetivas, além de ganhar 1d8 de dano psíquico em 1 golpe por turno, no nível 14 aumenta-se para 2d8. Podendo ser combinado com o “golpe terrível” do ranger. 

  • Caso a campanha vá para um aspecto mais social, ou precisam de um atacante mais efetivo pode se substituir um dos níveis anteriores, pelo 3° nível de ranger, onde o andarilho feérico, garante o bônus de sabedoria nas perícias de carisma, caso seu papel seja específico como suporte, pode deixar para o nível 11.

  • Como ranger (revisado), seu papel acaba agregando também as funções de DPS e guia na natureza.

  • A partir do nível 15 de personagem, segue-se até o nível 20 como clérigo, agora com um conhecimento aprimorado da natureza, dano psíquico acumulativo, e inimigos favoritos.

  • Observação: Talentos são um recurso opcional, converse com seu mestre/narrador antes de usar. 

 

Progressão da Build:

Magias Recomendadas:


Conceito da Build:

  • Um personagem suporte que é bom em combate e ocasiões sociais.

  • Consegue dar dano corpo a corpo mágico por meio do truque “bordão místico/shillelagh”, e duas características do clérigo e do Hunter que dão no total 1d8+1d4 extra de dano psíquico em 1 golpe por turno.

  • Esta build foi feita para mesas com tramas políticas paralelas a batalhas intensas.

  • Este personagem pode tranquilamente liderar o time a vitória com seu controle sobre a batalha, possuindo além da capacidade de aumentar o dano do time, aplicar efeitos de grupo em área.

  • O início desta build é fraco e o jogador pode-se sentir “atrasado” em comparação ao time.

     

     

Prós

Contras

Bom suporte tanto na linha de frente como na retaguarda

HP apenas “médio”

Alto dano no final da build, ainda mais dano psíquico, poucos possuem resistência a este

A CA alta passa uma falsa segurança, o que pode ser fatal no caso de magias AOE como bola de fogo

Resistente a outros que possuam um papel parecido (suporte enchanter)

Ação bônus muito requisitada, às vezes criando um delay de alguns turnos até ficar de fato pronto

O terreno natural é sua segunda casa, podendo prover sustento para o grupo inteiro enquanto na selva

Baixa iniciativa, um suporte que age por último




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