Phantom Guardian
Introdução
Com a vivência de humanos variantes em D&D. sua interpretação pode acabar ficando no básico, ou serem tachados de combeiros porque a raça só ganha +1 ponto em 2 status, 1 skill, 1 língua e 1 feat, abrindo pouco para interpretação.
Conceito
A raça humana em D&D é a mais populosa, entretanto subestimada, em lores de mundos geralmente humanos tendem a ter comportamento pouco amistoso com raças mais exóticas como tieflings, firbolgs e afins, e mesmo entre as mais “tradicionais” eles ainda sim têm seu pé atrás e folclore que muitas vezes pode ser desrespeitoso. Isso geralmente se deve a psicologia deles de depreciar para não se sentir inferior.
Entretanto vale ressaltar que não é necessário tal comportamento, que por mais que um elfo viva cerca de 6 gerações humanas, ainda sim são 6 gerações humanas dos mais variados gostos e tipos convivendo entre si, trocando experiências entre si mesmos e entre raças que normalmente não teriam contato por ficarem entocadas em suas cidades natais.
Além do comércio e do folclore, o conhecimento em boa parte do mundo de D&D é difundido graças aos humanos que ocupam essas lacunas geográficas entre povoados isolados. Baseado nisto foi criado um personagem para representar a herança da humanidade, uma mistura de barbarian ancestral guardian com phantom rogue.
Bibliografia:
Raça:
O Humano Variante aqui usado foi retirado do livro: “Player’s Handbook”
Background:
O Sage aqui usado foi retirado do livro: “Player’s Handbook”.
Classes:
A classe “Ancestral Guardian Barbarian” está presente no livro “Xanathar’s guide to Everything” enquanto o “Phantom Rogue” está presente no livro “Tasha’s Cauldron of Everything” .
Feat:
O talento “Shield Master” está presente no livro “Player’s Handbook”.
Enquanto o talento “Aberrant Dragonmark” está presente no livro “Eberron: Rising from the Last War”.
Status
Os status foram feitos via point buy com uma calculadora online, mas mesmo que sua mesa não use o point buy, a ordem de prioridade permanece inalterada, sendo ela: CON. > DEX. > STR. Tendo no mínimo DEX., e STR. Iguais a 13. Para viabilizar multiclasse.
Ainda que eu sempre diga que multiclasse e feats são recursos opcionais variando de DM para DM aqui será necessário a permissão de ambos.
Raça
Seus status básicos não possuem grandes pontos altos como por exemplo uma rolagem maximizada de status não conseguiria chegar a 20 se o feat não der +1, darkvision que é algo básico para se sobreviver em D&D também faz falta aqui.
Sendo versátil podendo escolher +1 de qualquer status, common +1 idioma qualquer, +1 skill e +1 feat, a escolha do humano variante admito que depois do tasha, raças com custom lineage(+2 skills), +1 idioma qualquer e +2 +1 em quaisquer status, esta raça vem cada vez mais perdendo espaço no jogo, e provavelmente será remodelada completamente para o D&D 5.5
+1 de DEX e +1 de CON, foram escolhidos de status, já que o Barbarian vai aproveitar disto para a CA, e futuramente ataques com Sneak Attack vão ser mais interessantes que ter +2 de bônus de fúria em um ataque com força.
Como skill racial recomendo sempre Perception, por ser a skill mais rolada do jogo, e porque sabedoria e carisma dificilmente serão upados, recebendo assim um número crescente nessa skill.
Como feat racial fique a vontade para escolher entre Aberrant Dragonmark e Shield Master,
Shield master:
Este irá lhe ajudar em defesa juntamente com Danger sense do bárbaro até ter evasion do rogue, bem como usar a bonus action pós fúria para usar a ação de shove nos inimigos, adicionar o bônus do escudo em Saving Throws de destreza. Bem como usar sua reação para não tomar nenhum dano se for possível tomar apenas metade após um Saving Throw bem sucedido de destreza. Feat focado em defesa mágica e versatilidade de bônus action.
Aberrant Dragonmark:
Caso sua raça não possua uma Dragonmark (lê-se: mark of x, são encontrados no livro de eberron), você pode usar sua constituição para conjurar um cantrip é uma magia de Sorcerer, devido ao fato do bárbaro fora de fúria poder conjurar magias e abrir se com esse feat a oportunidade de usar firebolt com Constituição como atributo de acerto, agora o bárbaro que investia somente em constituição tem uma opção de longa distância mágica sólida. Caso ache que vá precisar de um dano a distância no seu bárbaro, use este.
Interações
Racial:
Feat Racial: Shieldmaster + Evasion (rogue) + Danger Sense(barbarian)
O feat shieldmaster (se você escolheu ele lvl 1, lhe concede uma reação usando o bônus do escudo (+2) para ST de dex (+3) juntamente com Danger sense do barbaro lvl 2 obter vantagem nestes testes, sendo até melhor que um ladino antes do lvl 5, onde o bônus de CA do escudo provavelmente será inferior a +3.
Este feat ainda adianta uma característica que você só conseguiria como ladino no lvl 7, que é ao passar em um ST de dex contra fireball por exemplo, em um teste bem sucedido, você pode tomar zero de dano.
Skills: você recebe +1 skills racial do Human Variant (Perception), +2 de background Sage (Arcana, History), +2 no primeiro lvl de barbarian (Athletics, Intimidation), +1 no 3° lvl de barbarian(Nature); +1 no lvl 1 de rogue(Stealth) e no lvl 3 de rogue(phantom) ao final de 1 descanso curto você pode escolher ter proficiência com 1 skill a sua escolha. Conseguindo assim, 9 skills no total.
Classes:
Barbarian:
O primeiro nível é de Barbarian pela vida maximizada de 15, e CA 16, bem como a fúria, tornando o hp em uma luta apenas física, virtualmente como 30, já que teria resistência ao dano quando em fúria.
No lvl 2 o barbarian terá acesso a Danger sense, tendo vantagem em ST de dex além de Reckless attack, onde se ganha vantagem no ataque ao dar vantagem no ataque inimigo em si próprio por contrapartida, será útil quando pegar lvls de rogue para Sneak attack.
No lvl 3 Ao escolher a subclasse do Ancestral Guardian, ao escolher este caminho, quando em fúria, guerreiros espectrais aparecem. Enquanto você está em fúria, a primeira criatura que você acertar com um ataque no seu turno se torna o alvo dos guerreiros, o que atrapalha seus ataques.
Até o início do seu próximo turno, aquele alvo tem desvantagem em qualquer jogada de ataque que não seja contra você, e quando o alvo atinge uma criatura que não seja você com um ataque, aquela criatura tem resistência ao dano causado pelo ataque. O efeito no alvo termina mais cedo se sua fúria terminar.
Desta forma este tipo de bárbaro é um tank colosso mas também protetor.
Além disso, o Barbarian também aprende +1 skill da listas de skills de barbarian.
No lvl 4, você recebe um Incremento no valor de habilidade, sendo possível aqui usar para pegar o outro feat que não foi no lvl 1, Aberrant Dragonmark ou Shield master.
No lvl 5, o bárbaro recebe o extra attack, juntamente do deslocamento extra. Futuramente o Sneak attack pode ser usado apenas uma vez por turno, entretanto aqui está uma alternativa para garantir que terá ao menos um Sneak no turno, e se tiver acertado Sneak no primeiro golpe, poderá usar STR para aplicar o bônus de dano da fúria no segundo.
No lvl 6, o Ancestral Guardian Barbarian pode usar sua reação para criar uma proteção para reduzir o dano em um aliado até 30 ft. quando em fúria em 2d6.
No lvl 7 o bárbaro recebe vantagem em testes de iniciativa, bem como pode encerrar o efeito de surpreso, se a primeira coisa que fizer no turno for entrar em fúria.
Além disso como parte da ação bônus de rage você pode se mover metade do seu deslocamento
Lvl 9: Critico brutal. Ao rolar um crítico o número de dados re-rolados aumenta em 1.
Rogue:
No primeiro lvl de rogue e lvl 10 de personagem, o personagem recebe conhecimento na linguagem secreta dos ladinos, a thieve’s cant; o dobro do bônus de proficiência em 2 skills (expertise), e Sneak attack recebendo 1d6 de dano extra ao atacar com uma arma de finesse tendo vantagem.
No Lvl 11 o personagem aprende o Cunning Action , ganhando uma versatilidade maior em suas bonus action, conseguindo realizar as ações de hide, disengage and dash.
No lvl 12 do personagem e ao conseguir a subclasse de phantom.
Whispers of Dead: O rogue pode escolher ao final de um descanso curto ou longo, receber dos espíritos dos mortos, uma proficiência em uma skill ou ferramenta que não tenha.
Wails of Grave: Além disso o phantom rogue pode quando causar dano de Sneak attack, causar metade do dano em um alvo próximo como dano necrótico. Ele pode fazer isto um número de vezes igual a seu bônus de proficiência por descanso longo.
Steady Aim: como habilidade base do rogue lvl 3, ao ficar parado durante o turno, o rogue pode ganhar vantagem em um ataque, assim não precisando depender somente do Reckless attack dando vantagem para ser atacado.
No lvl 14 o rogue consegue usar sua reação para receber metade do dano de um ataque sendo combinado com rage pode chegar a ser ¼ de um dano que potencialmente poderia ser letal.
Lvl 18: Tokens of the Departed
Quando uma vida termina em sua presença, você é capaz de pegar uma ficha da alma que partiu, uma lasca de sua essência vital que assume forma física: como uma reação quando uma criatura que você pode ver morrer a até 9 metros de você, você pode abra sua mão livre e faça com que uma pequena bugiganga apareça ali, uma bugiganga de alma. O Mestre determina a forma da bugiganga ou faz você rolar na tabela de bugigangas no Livro do Jogador para gerá-la. Você pode ter um número máximo de bugigangas de alma igual ao seu bônus de proficiência e não pode criar uma enquanto estiver no máximo.
Você pode usar bugigangas de alma das seguintes maneiras:
Enquanto uma bugiganga de alma estiver em sua pessoa, você tem vantagem em testes de resistência de morte e testes de resistência de Constituição, pois sua vitalidade é aumentada pela essência da vida dentro do objeto.
Quando você causa dano de Sneak attack no seu turno, você pode destruir uma de suas bugigangas de alma que está em sua pessoa e então usar Wails of Grave imediatamente, sem gastar o uso desse recurso.
Com uma ação, você pode destruir uma de suas bugigangas de alma, não importa onde esteja localizada. Ao fazer isso, você pode fazer uma pergunta ao espírito associado à bugiganga. O espírito aparece para você e responde em uma linguagem que conheceu em vida. Não tem obrigação de ser verdadeiro e responde da forma mais concisa possível, ansioso para ser livre. O espírito sabe apenas o que conheceu em vida, conforme determinado pelo DM.
Lvl 20: Reliable talent: agora as skills que você possua proficiência, um resultado igual a 9 ou inferior no dado pode ser tratado como 10.
Build detalhada do lvl 1 ao 20:
Pontos fortes e fracos:
Forças:
CA alta;
Alto dano de Sneak attack + crítico brutal podendo chegar a 8d6;
Ótimo tank protetor e colosso, protegendo os aliados e a si próprio;
Boa defesa contra magias como fireball e lightning bolt;
Opção de ataques ranged usando CON
Fraquezas:
Vulnerável a ataques mentais e de controle (wis e cha baixos);
Nenhuma opção de sustain ou de recuperar o hp perdido, tendo que estar em fúria em boa parte dos combates para sobrevivência própria.
Não possui nenhuma forma de imobilização se inimigos passarem por ele para chegar aos aliados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário