quinta-feira, 13 de janeiro de 2022

Build para Dungeon and Dragons 5e – Santa Claus

 


Bom Dia, Ótima Tarde e uma perfeita noite. Hoje nós da Rolando Dragões, como sempre, viemos trazendo uma novidade para os amantes de Dungeons & Dragons.


Encerrando o período de festas e o recesso de fim de ano, surgiu a ideia de criar uma build de papai noel, de forma que possa ser usado em mini campanhas ou one-shots com temática de inverno. Em resumo um tank que conta com diversas auras de efeitos variados e que protege seus aliados com seus guardiões.






Status:

Os status do Aasimar foram feitos pelo sistema de compra de pontos, o tornando mais acessível a todas as mesas.





Raça:


Darkvision. 

Você pode ver em penumbra até 60ft. como se estivesse em luz brilhante e em escuridão até 60 ft. como se estivesse em penumbra. Você não pode discernir cores, apenas formas em tons de cinza.


Celestial Resistance. 

Você tem resistência aos danos necrótico e radiante. 


Healing Hands. 

Com uma ação, você pode tocar uma criatura e curá-la com um número de hp igual ao seu lvl. Uma vez que use esta característica, não pode usá-la novamente. 


Light Bearer.

Você conhece o cantrip: light. Carisma é a sua habilidade de conjurador para isto.


Radiant Consumption.

Começando a partir do lvl 3, você pode usar sua ação para desbloquear sua energia divina causando uma luz lancinante que irradia de você.

Sua transformação dura 1 minuto ou até você terminá-la em uma ação bônus


Durante este estado você emana luz brilhante a um raio de 15ft. e penumbra por mais 5ft. E você além de cada criatura no raio recebe dano radiante igual metade do seu lvl (arredondado para cima), além de dano extra radiante igual seu lvl em ataques e spells.


Languages. 

O Aasimar fala,lê e escreve Comum e Celestial;


Background:

Folk Hero

Skill Proficiencies Animal Handling, Survival

Tool Proficiences Artisan’s Tools (Carpenter's Tools) e Veículos(terrestres) 

Equipment:  Um conjunto de ferramentas de artesão (a sua escolha), uma pá, um pote de ferro, um conjunto de roupas comuns, e uma algibeira contendo 10 gp. 


Feature: Rustic Hospitality

Já que você acendeu da categoria de pessoas comuns até onde você está agora, é fácil se misturar a eles. Você pode encontrar lugar entre os camponeses para se esconder, descansar ou se recuperar, a menos que isso ofereça um risco direto a eles. Eles o esconderão da lei e de qualquer um que venha perguntando por você, desde que não tenham que arriscar suas vidas.


Interações e Explicações.

Raça

Tal sub raça é uma releitura da lenda de Saint Nicolau, então pra retratar o bom velhinho, usarei a raça dos Aasimar, que encaixa perfeitamente com paladino por usar de sua mecânica base (não, não é o smite), as auras, além de ser um adcional ao cura pelas mãos, não dependendo tanto de magias de cura para sustain.

Background

Para justificar trenó e os brinquedos fiz uso das proficiências concedidas em Artisan’s Tools e vehicles. Além da passiva que o faz ser bem vindo em quase todo lugar.


Classe

O primeiro nível foi escolhido para ser de Paladino pelos seguintes mecânicos:

  • CA mais alta;

  • Maior Sustain;

  • Asseguração de dano, uma vez que a força usada nos golpes não é o bastante para fazer um estrago relevante.

  • Saving Throw em WIS e CHA, garantidos no lvl 1 de paladino cobrem uma das principais falhas de um bárbaro, que seriam magias de controle.


Multiclasse

Já a segunda classe é a de Ancestral Guardian Barbarian, uma subclasse do bárbaro não voltada a dano, ou tankar por si só, mas usa sua fúria para impedir o inimigo de atacar seus aliados, criando uma luta 1v1 enquanto o mantém em sua aura, usando seu dano extra racial, de fúria e divine smite como DPS para cobrir sua força de apenas +2


Progressão da Build: 




Lvl 1: Divine Sense, Lay on Hands (PHB p82)

Divine Sense

Quando você acerta uma criatura com uma rolagem de ataque, você pode 

Com uma ação, até o final do seu próximo turno, você sabe a localização de qualquer celestial, corruptor ou morto-vivo a 18 metros de você que não esteja com cobertura total. 


Você sabe o tipo (celestial, corruptor ou morto-vivo) de qualquer ser cuja presença você sentiu, mas não sua identidade (o vampiro Conde Strahd von Zarovish, por exemplo). Dentro do mesmo raio, você também detecta a presença de qualquer lugar ou objeto que tenha sido consagrado ou conspurcado, como pela magia consagrar. 


Você pode usar essa característica um número de vezes igual a 1 + seu modificador de Carisma. Quando você concluir um descanso longo, você recupera todos os usos gastos.


Lay on Hands

Você tem um poço de poder curativo que se enche quando você realiza um descanso longo. Com esse poço, você pode restaurar um número total de pontos de vida igual ao seu nível de paladino x 5. 


Com uma ação, você pode tocar uma criatura e sugar o poder do seu poço para restaurar um número de pontos de vida da criatura, até o máximo de pontos restantes no poço. 


Alternativamente, você pode gastar 5 pontos de cura do seu poço de cura para curar o alvo de uma doença ou neutralizar um veneno que o esteja afetando. Você pode curar múltiplas doenças e neutralizar múltiplos venenos com um único uso de Cura pelas Mãos, gastando pontos de vida separadamente para cada um. 


Essa característica não gera nenhum efeito em mortos-vivos e construtos.


Lvl 2: Divine Smite, Fighting Style, Spellcasting 

Divine Smite

A partir do 2° nível, quando você atingir uma criatura com um ataque corpo-a-corpo com arma, você pode gastar um espaço de magia de qualquer classe para causar dano radiante no alvo, além do dano normal da arma. 


O dano extra é de 2d8 para um espaço de magia de 1° nível, mais 1d8 para cada espaço de magia acima do 1°, até o máximo de 5d8. O dano aumenta em 1d8 se o alvo for um corruptor ou um morto-vivo.


Fighting Style

Você adota um estilo de combate particular que será sua especialidade. Escolha uma das opções a seguir. Você não pode escolher o mesmo Estilo de Combate mais de uma vez, mesmo se puder escolher de novo.

Interceptar

Quando uma criatura que você pode ver, acertar um alvo que não for você com um ataque, você pode usar sua reação para reduzir o dano tomado pelo alvo em 1d10+seu bônus de proficiência (para um mínimo de 0). Você deve estar segurando um escudo ou uma arma simples ou marcial para usar esta reação. 


Spellcasting

Carisma é a sua habilidade para você conjurar suas magias de paladino, já que seu poder deriva da força das suas convicções. Você usa seu Carisma sempre que alguma magia se referir a sua habilidade de conjurar magias. 


Além disso, você usa o seu modificador de Carisma para definir a CD dos testes de resistência para as magias de paladino que você conjura e quando você realiza uma jogada de ataque com uma magia. 


CD para suas magias = 8 + bônus de proficiência + seu Cha. mod.

Modificador de ataque de magia = seu bônus de proficiência + seu Cha. mod.


Lvl 3: Oath Spells, Channel Divinity: Oath of Ancients (PHB p86)

Oath Spells

Você tem sempre preparada como magias de paladino, adicionadas nos lvls a seguir, como mostrado na tabela abaixo: 




Channel Divinity: Nature’s Wrath

Você pode usar seu Canalizar Divindade para invocar forças primitivas para enredar um oponente. Com uma ação, você pode fazer com que vinhas espectrais cresçam e alcancem uma criatura a até 3 metros de você, que você possa ver. 


A criatura deve ser bem sucedida num teste de resistência de Força ou Destreza (a escolha dela) ou ficará impedida. Enquanto estiver impedida pelas vinhas, a criatura repete o teste de resistência no final de cada turno dela. Se obtiver sucesso, ela se liberta e as vinhas desaparecem. 


Channel Divinity: Turn the Faithless


Você pode usar seu Canalizar Divindade para pronunciar palavras antigas que são dolorosas para as fadas e corruptores que as ouvem. Com uma ação, você ergue seu símbolo sagrado e cada fada ou corruptor que puder ver ou ouvir você e esteja a até 9 metros, deve realizar um teste de resistência de Sabedoria. Se a criatura falhar no teste de resistência, ela será expulsa por 1 minuto ou até sofrer dano


Uma criatura expulsa deve gastar seu turno tentando se mover para longe de você da melhor forma possível e não pode, voluntariamente, se mover para um espaço a menos de 9 metros de você. Ela também não pode realizar reações. Nas ações delas, elas só poderão realizar a ação de Disparada ou tentar escapar de um efeito que as impeça de se mover. Se não houver lugar para se mover, a criatura pode usar a ação de Esquivar.


Lvl 4: Ability Score Improvement (PHB p82)


Lvl 5: Extra Attack 

Você pode atacar 2 vezes ao realizar a ação de ataque no seu turno. 


Lvl 6: Aura of Protection

A partir do 6° nível, sempre que você ou uma criatura amigável a até 3 metros de você tiver que fazer um teste de resistência, aquela criatura ganha um bônus no seu teste de proteção igual a seu modificador de Carisma (com um bônus mínimo de +1). Você deve estar consciente para garantir esse bônus.


Lvl 7: Aura of Warding (PHB p86)

A partir do 7° nível, a magia antiga fica tão profunda em você que ela forma uma proteção mística. Você e as criaturas amistosas a até 3 metros tem resistência ao dano de magias.


Lvl 8: Ability Score Improvement (+1 STR, +1 CON) (PHB p82)


Lvl 9: Rage, Unarmored Defense (PHB p46)


Rage

Em batalha, você luta com uma ferocidade primitiva. No seu turno, você pode entrar em fúria com uma ação bônus. 

Enquanto estiver em fúria, você recebe os seguintes benefícios se você não estiver vestindo uma armadura pesada: 


  • Você tem vantagem em testes de Força e testes de resistência de Força 

  • Quando você desferir um ataque com arma corpo-a-corpo usando Força, você recebe um bônus nas jogadas de dano que aumenta à medida que você adquire níveis de bárbaro, como mostrado na coluna Dano de Fúria na tabela O Bárbaro. 

  • Você possui resistência contra dano de concussão, cortante e perfurante. 


Se você for capaz de conjurar magias, você não poderá conjurá-las ou se concentrar nelas enquanto estiver em fúria. 


Sua fúria dura por 1 minuto. Ela termina prematuramente se você cair inconsciente ou se seu turno acabar e você não tiver atacado nenhuma criatura hostil desde seu último turno ou tiver sofrido dano neste período. Você também pode terminar sua fúria no seu turno com uma ação bônus. 


Quando você tiver usado a quantidade de fúrias mostrada para o seu nível de bárbaro na coluna Fúrias da tabela O Bárbaro, você precisará terminar um descanso longo antes de poder entrar em fúria novamente.


Unarmored Defense

Quando você não estiver vestindo qualquer armadura, sua Classe de Armadura será 10 + seu modificador de Destreza + seu modificador de Constituição. Você pode usar um escudo e continuar a receber esse benefício.


Lvl 10: Danger Sense, Reckless Attack (TCE p9)

Danger Sense

Você possui vantagem em testes de resistência de Destreza contra efeitos que você possa ver, como armadilhas e magias. Para receber esse benefício você não pode estar cego, surdo ou incapacitado.


Reckless Attack

Quando você fizer o seu primeiro ataque no turno, você pode decidir atacar descuidadamente. Fazer isso lhe concede vantagem nas jogadas de ataque com armas corpo-a-corpo usando Força durante seu turno, porém, as jogadas de ataques feitas contra você possuem vantagem até o início do seu próximo turno.


Lvl 11: Ancestral Protectors (XGE p9), Primal Knowledge (TCE p24)

Ancestral Protectors

Começando quando você escolhe este caminho no terceiro nível, guerreiros espectrais aparecem quando você entra em sua fúria. Enquanto você está em fúria, a primeira criatura que você bate com um ataque em sua vez torna-se o alvo dos guerreiros, que dificultam seus ataques. 


Até o início do seu próximo turno, esse alvo tem desvantagem em qualquer rolagem de ataque que não esteja contra você, e quando o alvo atinge uma criatura diferente de você com um ataque, essa criatura tem resistência aos danos causados pelo ataque. O efeito no alvo termina cedo se sua raiva acabar.


Primal Knowledge

Quando você chega no lvl 3, você ganha proficiência em uma perícia a sua escolha da lista de perícias de bárbaro de lvl 1. 


Lvl 12: Ability Score Improvement: feat durable (PHB p46)

Feat: Durable

Aumente seu valor de Constituição em 1, até o máximo de 20. 


Quando você rolar um Dado de Vida para recuperar pontos de vida, o valor mínimo de pontos de vida que você recupera dessa rolagem será igual a duas vezes seu modificador de Constituição (mínimo de 2)

Lvl 13: Fast Movement

Seu deslocamento aumenta em 3 metros enquanto você não estiver vestindo uma armadura pesada.

Lvl 14: Spirit Shield (XGE p9)

Se você estiver em fúria e outra criatura a até 30 ft. de você sofre dano, você pode usar sua reação para diminuir este dano em 2d6.

Lvl 15: Feral Instinct (PHB p46), Instinctive Pouce (TCE p24)

Feral Instinct

  • Você recebe vantagem nas jogadas de iniciativa. 

  • Além disso, se você estiver surpreso no começo de um combate e não estiver incapacitado, você pode agir normalmente no seu primeiro turno, mas apenas se você entrar em fúria antes de realizar qualquer outra coisa neste turno.

Instinctive Pounce

  • Como parte da ação bônus que você usa para entrar em fúria, você pode se mover metade do seu deslocamento.


Lvl 16: Ability Score Improvement: (+2 STR) or feat sentinel


Lvl 18: Aura of Courage (PHB p82)

Você e as criaturas amigáveis dentro de um raio de 3 metros de você não podem ser amedrontadas enquanto você estiver consciente.


Lvl 19: Improved Divine Smite

Sempre que você atingir uma criatura com um ataque corpo-a-corpo, a criatura sofre 1d8 de dano radiante extra. Se você também usar sua Destruição Divina em um ataque, você adiciona esse dano ao dano extra da sua Destruição Divina.

Lvl 20: Ability Score Improvement: (+2 STR) or feat sentinel


Conceito da Build: 

  • Um guardião que pode tomar a frente.

  • Remeter ao mito do Papai noel em background, mas lidando com o combate na forma de um tank com diversas auras e proteções.

  • Criar um personagem viável para possíveis one-shots de natal.


Prós e Contras:

Prós

Contras

HP e CA altos

Baixa chance de acerto devido a STR média

Alta defesa mágica

Recursos de Artificer são baixos pela int

Dano mágico e Extra passivo

Algumas auras e efeitos AOE acertam aliados também, como a racial e channel divinity

Defesas contra controle mental

Horrível fora do seu natural explorer

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