quarta-feira, 20 de outubro de 2021

Build para Dungeon and Dragons 5e – The Mage Slater

 



Bom Dia, Ótima Tarde e uma perfeita noite. Hoje nós da Rolando Dragões, como sempre, viemos trazendo uma novidade para os amantes de Dungeons & Dragons.

Após Lahire do nosso discord (merchan grátis: Twitch.tv/lahire) postar o meme do Bugbear espancador de magos, bateu a ideia de fazer isto.



Status:

Os status do HobGoblin foram feitos pelo sistema de compra de pontos, o tornando mais acessível a todas as mesas.





Raça:

Darkvison

60ft em escuridão = penumbra; 60 ft em penumbra = luz brilhante;


Martial Training. 

Ganha proficiência em 2 armas marciais e armadura leve;


Saving Face

Se errar um ataque ou falhar em um Saving Throw, pode ganhar um bônus= número de aliados que poderá ver em 30ft. (até um máximo de 5). Uma vez usada esta característica, não pode ser usada até terminar um descanso (curto ou longo);


Languages. 

O Hobgoblin fala,lê e escreve Comum e Goblin;


Interações e Explicações.


Raça

Saving Face + Danger sense e magias de abjuração por si só já garante uma boa defesa contra magos, fazendo que seu estilo de luta seja identificar o caster, chegar próximo e focá-lo, tornando o combate rápido. 


Classe

O primeiro nível foi escolhido para ser de Barbarian pelos seguintes mecânicos:

  • CA e HP mais alta;

  • Proficiência em CON, melhorando sua concentração para magias;

  • Proficiência com todas as armas simples e marciais; além destas como equipamento;




Multiclasse

Já a segunda classe é a de Mago Bladesinger. Este mago em específico é a resposta da wizards pela criação do battlemage na classe de magos de fato; este é o combatente mais frágil já lançado em D&D, por isso a base teve que ser construída juntamente com o mais forte, bárbaros não podem lançar magias em fúria, nem ao menos se concentrar nelas, então a ideia base é alternar entre fúria e bladesong fazendo não depender somente de uma mecânica, mas ainda sim podendo usar ambas em conjunto.


Subclasse

A subclasse escolhida foi Wild Magic, pela detecção de magia aprimorada


Progressão da Build: 




Lvl 1:  Rage, Unarmored Defense

Rage

Em batalha, você luta com uma ferocidade primitiva. No seu turno, você pode entrar em fúria com uma ação bônus. 

Enquanto estiver em fúria, você recebe os seguintes benefícios se você não estiver vestindo uma armadura pesada: 

  • Você tem vantagem em testes de Força e testes de resistência de Força 

  • Quando você desferir um ataque com arma corpo-a-corpo usando Força, você recebe um bônus nas jogadas de dano que aumenta à medida que você adquire níveis de bárbaro, como mostrado na coluna Dano de Fúria na tabela O Bárbaro. 

  • Você possui resistência contra dano de concussão, cortante e perfurante. 


Se você for capaz de conjurar magias, você não poderá conjurá-las ou se concentrar nelas enquanto estiver em fúria.

Sua fúria dura por 1 minuto. Ela termina prematuramente se você cair inconsciente ou se seu turno acabar e você não tiver atacado nenhuma criatura hostil desde seu último turno ou tiver sofrido dano nesse período. Você também pode terminar sua fúria no seu turno com uma ação bônus. 

Quando você tiver usado a quantidade de fúrias mostrada para o seu nível de bárbaro na coluna Fúrias da tabela O Bárbaro, você precisará terminar um descanso longo antes de poder entrar em fúria novamente.

Unarmored Defense

Quando você não estiver vestindo qualquer armadura, sua Classe de Armadura será 10 + seu modificador de Destreza + seu modificador de Constituição. Você pode usar um escudo e continuar a receber esse benefício.  


Lvl 2: Danger Sense, Reckless Attack 

Danger Sense

Você possui vantagem em testes de resistência de Destreza contra efeitos que você possa ver, como armadilhas e magias. Para receber esse benefício você não pode estar cego, surdo ou incapacitado. 


Reckless Attack


A partir do 2° nível, você pode desistir de toda preocupação com sua defesa para atacar com um desespero feroz. Quando você fizer o seu primeiro ataque no turno, você pode decidir atacar descuidadamente. Fazer isso lhe concede vantagem nas jogadas de ataque com armas corpo-a-corpo usando Força durante seu turno, porém, as jogadas de ataques feitas contra você possuem vantagem até o início do seu próximo turno.


Lvl 3: Magic Awareness, Wild Surge, Primal Knowledge

Magic Awareness:

Como ação, você pode abrir sua consciência para a presença de magia concentrada. Até o final do seu próximo turno, você sabe a localização de qualquer feitiço ou item mágico dentro de 60ft de você que não está atrás da cobertura total. Quando você sente um feitiço, você sabe a qual escola de magia ela pertence.


Você pode usar este recurso várias vezes igual ao seu bônus de proficiência, e você recupera todos os usos gastos quando terminar um longo descanso.


Wild Surge:

A energia mágica que ronda dentro de você às vezes entra em erupção de você. Quando você entrar em fúria, role a tabela wild magic para determinar o efeito mágico produzido.

Se o efeito exigir um Saving Throw, o DC equivale a:
8 + seu bônus de proficiência + seu modificador de Constituição.


Wild Magic

d8

Magical Effect

1

Cada criatura a sua escolha que puder ver a até 30 ft. deve ser bem sucedido em um ST de Constituição ou recebe 1d12 de dano necrótico. Você também recebe 1d12 de hp temporário. 

2

Você se teleporta até 30 ft. para um espaço desocupado que você possa ver, e pode repetir este efeito até o fim da sua fúria como ação bonus. 

3

Um espírito intangível que você escolhe como um flumph ou uma pixie aparece a até 5ft. de um criatura que você escolher a até 30 ft. de você.  Ao fim do turno atual o espírito explode e cada criatura a 5ft dele deve realizar um ST de destreza ou toma 1d6 de dano de força. Até sua furia acabar, você pode repetir isto como ação bonus. 

4

Até sua fúria encerrar. O dano de sua arma troca para força e sua arma ganha a propriedade leve e arremessável, range (20/60)ft. quando deixa sua mão a arma reaparece na sua mão ao fim do turno.

5

Sempre que uma criatura te acerta antes de sua fúria terminar, a criatura toma 1d6 de dano de força.

6

Até a fúria acabar, você é coberto por luzes multicoloridas e protetivas, você e aliados a até 10ft. ganham +1 de AC.

7

Flores e vinhas temporariamente crescem perto de você. Até sua fúria acabar, o chão em volta de você em até 15 ft. é terreno difícil para seus inimigos.

8

Um raio de luz é atirado do seu peito. Outra criatura a sua escolha que você possa ver a até 30ft. de você deve ser bem sucedida num ST de Constituição ou recebe 1d6 de dano radiante e está cega até o começo do seu próximo turno. Você pode repetir este efeito como ação bonus até sua fúria terminar.


Primal Knowledge: Você ganha uma das proficiências da lista de bárbaro que ainda não tenha.

Lvl 4: Ability Score Improvement (+2 con)

Aumento no HP, CA e DC do Wild Surge;

Lvl 5: Extra Attack, Fast Movement:

Extra attack: Ao realizar a ação de ataque, você pode realizar 2 ataques/turno;

Fast Movement: Você ganha +10ft. de deslocamento.

Lvl 6:  Bolstering Magic:

Você pode aproveitar sua magia selvagem para reforçar a si mesmo ou um companheiro. Como ação, você pode tocar uma criatura (que pode ser você mesmo) e conferir um dos seguintes benefícios de sua escolha a essa criatura:

  • Durante 10 minutos, a criatura pode rolar um d3 sempre que fazer uma attack roll ou uma Ability check e adicionar o número rolado ao d20.

  • Role um d3. A criatura recupera um slot de magia gasta, o nível do qual é igual ao número rolou ou menor (a escolha da criatura). Uma vez que uma criatura recebe esse benefício, essa criatura não pode recebê-lo novamente até depois de um longo descanso.

Você pode tomar esta ação várias vezes igual ao seu bônus de proficiência, e você recuperar todos os usos gastos quando você terminar um longo descanso.

Lvl 7: Feral Instinct, Instinctive Pounce


Feral Instinct

Seu instinto está tão apurado que você recebe vantagem nas jogadas de iniciativa. 

Além disso, se você estiver surpreso no começo de um combate e não estiver incapacitado, você pode agir normalmente no seu primeiro turno, mas apenas se você entrar em fúria antes de realizar qualquer outra coisa neste turno.

Instinctive Pounce

Como parte da sua ação bônus ao entrar em fúria, você pode se mover até metade do seu deslocamento;


Lvl 4: Ability Score Improvement (+2 con)

Lvl 9: Arcane Recovery

Uma vez por dia, quando você terminar um descanso curto, você pode escolher espaços de magia gastos para recuperá-los. Os espaços gastos a serem recuperados podem ser de qualquer combinação de níveis de magia, desde que sejam iguais ou inferiores a metade de seu nível de mago (arredondado para cima) e nenhum deles seja de 6º ou superior.

Lvl 10: Bladesinging, Bladesong


Bladesinging: Você ganha proficiência na skill Performance, se já não tiver;

//os outros benefícios você já possui//


Bladesong: 

A partir do 2º nível, você pode invocar uma magia élfica secreta chamada Bladesong, desde que você não esteja usando armadura média ou pesada ou usando um escudo. Ela te agracia com velocidade sobrenatural, agilidade e foco.

Você pode usar uma ação bônus para iniciar o Bladesong, que dura 1 minuto. Ela termina cedo se você estiver incapacitado, se você usar uma armadura média ou pesada ou um escudo, ou se você usar duas mãos para fazer um ataque com uma arma. Você também pode descartar Bladesong a qualquer momento que você escolher (nenhuma ação necessária).

Enquanto sua bladesong estiver ativa, você ganha os seguintes benefícios:

  • Você ganha um bônus na sua CA = seu bônus de inteligência (mínimo 1).

  • Seu deslocamento aumenta em 10ft.

  • Você tem vantagem em testes de acrobacia;

  • Você ganha um bônus para manter a concentração em magias = seu modificador de inteligência (mínimo 1).

Você pode usar esta característica um número de vezes = seu bonus de proficiência, e recupera todos os usos ao finalizer um Descanso longo. 

Lvl11: Cantrip Formulas

Ao final de um descanso longo, o mago pode trocar um cantrip seu por qualquer um da lista de cantrips de magos.

Lvl 12: Ability Score Improvement (+2 int)

Aumento no Incremento de Habilidade em inteligência vai aumentar tanto seu ataque com armas mágicas como seu spell attack bônus e a CD de suas magias.

Lvl 16: Ability Score Improvement (Feat: Mage Slayer)

Você praticou técnicas úteis em combate corpo-a-corpo contra conjuradores, ganhando os seguintes benefícios: 

  • Quando uma criatura a até 1,5 metro de você conjurar uma magia, você pode usar sua reação para realizar um ataque corpo-a-corpo contra ela. 

  • Quando você causa dano em uma criatura que está se concentrando em uma magia, a criatura terá desvantagem no teste de resistência que ela fizer para manter a concentração. 

  • Você tem vantagem em testes de resistência contra magias conjuradas por criaturas a até 1,5 metro de você.


Lvl 18: Song of Defense

Você pode direcionar sua magia para absorver danos enquanto sua lâmina está ativa. Quando você tomar dano, você pode usar sua reação para gastar um slot de magia e reduzir esse dano a você em uma quantidade equivalente a cinco vezes o nível de slot do feitiço.


Lvl 19: Brutal Critical

A partir do 9° nível, você pode rolar um dado de dano de arma adicional quando estiver determinando o dano extra de um acerto crítico com uma arma corpo-a-corpo.


Lvl 20: Unstable Backslash

Imediatamente depois de tomar dano ou falhar um Saving Throw enquanto se enfurece, você pode usar sua reação para rolar na mesa Wild Magic e produzir imediatamente o efeito rolado. Este efeito substitui o seu wild magic atual.


Magias Recomendadas:

  • Magias de ritual já que Song of defense permite usar seus slots para redução de dano.

  • Magias de transmutação para se buffer antes da fúria.

  • Magias de concentração para fora de fúria.

Conceito da Build: 

  • O propósito desta build foi designada para explorar um aspecto que veio no livro de Tasha’s guide to Everything que seriam as invocações;

  • Criar um mago usuário de armas que não precisasse ser obrigatoriamente um bladesinger ou cair no hexblade como único battlemage.

  • Garantir a independência do mago nos lvls iniciais sem precisar abrir mão de magias de lvl 9;

Prós e Contras:

Prós

Contras

Boa CA; HP e concentração

Fraco contra ST de wis e cha

Redução de Dano/versatilidade com wild surge

Pouco controle do combate já que wild surge é aleatório

Versatilidade de um mago com a resistência de um bárbaro

Muito recurso que demora descanso longo pra voltar

Funciona como suporte tank e atacante

Ataque físico baixo para um bárbaro

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