quarta-feira, 16 de junho de 2021

Build para Dungeon and Dragons 5e – Hexblood, Dr. Facilier


 

Bom Dia, Ótima Tarde e uma perfeita noite. Hoje nós da Rolando Dragões, como sempre, viemos trazendo uma novidade para os amantes de Dungeons & Dragons.

Prosseguimos o mês do horror devido ao lançamento do livro Van Richten’s Guide to Ravenloft. Após fazer uma análise de todas as raças do livro VRGtR, tentaremos desta vez otimizar a raça Hexblood tirando o máximo possível de seu potencial. Mas já aviso, se tirar 1 no dado, não me culpe. Culpe meus amigos ... do outro lado.




Status:

Os status de Dr. Facilier (Hexblood) foram feitos pelo sistema de compra de pontos, o tornando mecanicamente mais fraco, mas também mais acessível a todas as mesas.




Raça:

Creature Type.

Hexblood é tratado para todos os efeitos como uma criatura fey. Podendo ser detectado por Ancient Paladins e pela magia Detect Good  & Evil.

Ancestral Legacy.

Recomenda-se Perception e Insight. Pelo fato que sua sabedoria não será aumentada ao longo da vida útil do personagem.

Darkvision. 

60 ft. na escuridão = penumbra; 60 ft. na penumbra = luz brilhante.

Eerie Token. 

Como uma ação bônus, você pode inofensivamente remover um pouco de seu cabelo, unha ou dente, este símbolo é imbuído com magia até o final de um descanso longo. Enquanto ele está infundido com magia, você pode realizar estas ações: 

  • Mensagem telepática: você pode enviar uma mensagem telepática para a criatura segurando ou carregando o token, desde que você esteja dentro de 10 milhas dele. A mensagem pode conter até vinte e cinco palavras.

  • Visualização remota: Se você estiver a menos de 10 milhas do token, você pode entrar em transe como uma ação. O transe dura 1 minuto, mas termina cedo se você o interromper (nenhuma ação necessária) ou estiver incapacitado.

    Durante este transe, você pode ver e ouvir do token como se estivesse localizado onde ele está. Enquanto você está usando seus sentidos na localização do token, você está cego e ensurdecido em relação ao seu próprio ambiente. Quando o transe termina, o token é inofensivamente destruído.

    Uma vez que você crie um token usando este recurso, você não pode fazê-lo novamente até terminar um longo descanso, momento em que sua parte faltante cresce.

Hex Magic. 

Você pode lançar as magias disguise-self e hex com essa característica. Uma vez que você lança qualquer um desses feitiços com esta característica, você não pode lançar esse feitiço com ele novamente até que você termine um longo descanso. Você também pode lançar esses feitiços usando quaisquer slots de magia que você tiver.


Carisma é sua habilidade  


Languages. 

O Hexblood fala,lê e escreve Comum e outra linguagem que você e o DM achem apropriada. (Recomendo Sylvan pelo tipo de criatura ser fey.)


Antecedente: Charlatan

  • Skill Proficiencies: Deception, Sleight of Hand.  

  • Tool Proficiencies: Disguise kit, Forgery kit

  • Equipament: Um conjunto de roupas finas, um kit de disfarce, ferramentas de trapaça a sua escolha (recomenda-se cartas marcadas).


Background’s Feature: False Identity.

Você criou uma segunda identidade que inclui documentação, conhecidos estabelecidos e disfarces que permitem que você assuma essa persona. Além disso, você pode falsificar documentos, incluindo documentos oficiais e cartas pessoais, desde que tenha visto um exemplo do tipo de documento ou da caligrafia que está tentando copiar.


Interações e Explicações.

Raça

  • Climb garante uma alta mobilidade, principalmente a partir do lvl 3, pelo fato de poder acompanhar criaturas voadoras e abrir um leque de opções táticas de posicionamento e cobertura. Juntamente com Psi-Powered Leap do fighter lvl 7, o torna alguém extremamente móvel que troca seu posicionamento na escuridão o tornando ainda mais letal.

  • Darkvision o torna alguém perigoso para um combate na escuridão, a partir do momento que utiliza da magia shadowblade, onde possui vantagem nos ataques, mesmo que ambos os envolvidos possuam darkvision.

  • A mordida do Dhampir chega a ser algo irrisório como um bárbaro puxando uma adaga, mas o máximo de seu valor no combate pode ser feito a partir do momento que possui extra attack e extra attack (2) para ser o primeiro ou o último ataque do turno para garantir um bônus ao próximo ataque, combinando com uma magia que exija o acerto, como vampiric touch.

  • Ainda que muito a contragosto pelo fato de não ser mais tão opcional assim... Aumento de +2 str e +1 int  garantem um corpo e mente aprimorados ao se tornar um vampiro, fazendo com que seu ataque e seus poderes psiônicos atinjam o ápice bem rapidamente.


Antecedente

O antecedente Charlatan foi escolhido mais por características de utilidade e narrativa: 

  • Pode-se conseguir grandes feitos em infiltração e espionagem mesmo sem sequer lançar uma magia.

  • As proficiências com ferramentas são utilizadas não somente para realizar, a falsificação, mas também auxiliam na detecção, fazendo com que um vigarista reconheça o outro.

  • Sleight of hands e deception o tornam úteis no ambiente urbano e técnicas de cardistry, conseguindo usar seu foco spiritual (cartas tarokka) como uma forma de distração e artisticamente como um bardo dos espíritos.


Classe

O primeiro nível foi escolhido para ser de Bardo pelos seguintes mecânicos:

  • Como equipamento a rapier confere uma capacidade maior de dano;

  • Proficiências tem 1 a menos, mas é mais livre, podendo escolher qualquer uma;

  • Spellcasting forma uma base para o auxiliar no crescimento de rogue, que o contrário já não seria tão verdade;


Já os motivos narrativos são os seguintes:

  • Hexblood como o sangue já diz possui magia em seu sangue, em seu corpo, fazendo que seu ar mais místico seja justificável não somente com 2 magias ao dia.

  • O alinhamento de um fortune teller charlatão que passou a conseguir de fato ouvir os mortos se torna mais justificável que um especialista que somente nível 3 começou a ter este envolvimento com o misticismo.

  • O personagem é caótico e imprevisível, quem dita seu rumo são suas cartas, mecânica está melhor adaptada com Tales from Beyond do que whispers from the dead.


Multiclasse

Já a segunda classe é a de Rogue. O que fornece uma das skills de rogue, proficiência com kits de ladino, totalizando 8 perícias com proficiência. E as outras com Jack off All Trades.


Subclasse

A subclasse escolhida foi Phantom, que utiliza do conhecimento e energia dos mortos a seu favor e para aumentar o dano de sneak attack em vários alvos. 


Talentos Recomendados:

Eldritch Adept: (eldritch sight, rentless hex ou maddening hex)

Você aprende uma eldritch invocation, você pode trocar esta invocação sempre que upar 1 lvl. Se a invocação possui um requisito, você precisa atender estes requisitos.

//O fato que todo nível que você upar poder trocar a eldritch invocation o torna ainda mais versátil, como um especialista com magias de ilusão, encantamento e necromancia, é bom ficar de olho para não tentarem trapacear o trapaceiro, recomenda-se eldritch sight, mas isso pode variar com as situações na campanha. //

Magic Initiated: (Eldritch Blast, Mind Sliver e Cause Fear)

Você aprende 2 truques, e 1 magia lvl 1 de uma classe escolhida (warlock), seu atributo para lançar essas magias são o mesmo da classe escolhida. (carisma)

Savage Attacker:

Uma vez por turno, quando você rolar o dano para um ataque corpo-a-corpo com arma, você pode jogar novamente o dado de dano da arma e usar qualquer dos valores.

//Em termos práticos, o personagem só terá um ataque então é interessante que este ataque dê o melhor dano possível, desta forma é praticamente uma vantagem no dano.//

  • Observação: Talentos são um recurso opcional, converse com seu mestre/narrador antes de usar.

Progressão da Build: 




Lvl 1:  Bardic Inspiration, Spellcasting

Bardic Inspiration é um recurso chave da classe do bardo onde você usa uma ação bônus em seu turno para escolher uma criatura além de si mesmo dentro de 60ft./18m. de você que pode ouvi-lo. Essa criatura ganha uma inspiração bárdica, um d6.

Uma vez dentro dos próximos 10 minutos, a criatura pode rolar o dado e adicionar o número enrolado a um ability check, attack roll ou saving throw que ela fizer. A criatura pode esperar até depois de rolar o d20 antes de decidir usar o dado de Inspiração Bárdica , mas deve decidir antes que o DM diga se a rolagem tem sucesso ou falha. Uma vez que a inspiração bárdica é rolada, ela é perdida. Uma criatura pode ter apenas um dado de Inspiração Bárdica de cada vez.

Você pode usar este recurso várias vezes igual ao seu modificador carisma (um mínimo de uma vez). Você recupera qualquer uso gasto quando termina um descanso longo.

Seu dado de inspiração bárdica muda quando você atinge certos níveis nesta classe. O dado torna-se um d8 no 5º nível, um d10 no 10º nível, e um d12 no 15º nível.


Lvl 2: Jack of All trades, Magical Inspiration, Song of Rest (D6)

Jack off all trades: Com esta característica é possível adicionar metade de seu bônus de proficiência (arredondado para baixo) em qualquer ability check que você não possua proficiência. 

Magical Inspiration (Opcional/Tasha): o dado de inspiração do bardo agora passa a servir para dados de dano ou cura de uma magia.

Song of Rest (d6): Ao realizar um descanso curto o bardo pode optar por usar a característica song of rest e aumentar em 1d6 a recuperação de hp de qualquer aliado que gastar hit dices para recuperar vida.

Lvl 3: Expertise, Sneak Attack, Thieves’ cant

No primeiro lvl de ladino ganha-se 2 expertises (duplicar o bônus de proficiência) em perícias ou ferramentas de ladino. Pelo tipo de personagem que é recomenda-se em sleight of hands e deception para acentuar o charlatanismo e seu manejo com cartas.

Sneak Attack: Uma vez por turno quando fizer um ataque com arma usando dex e tiver vantagem em um ataque ou aliados próximos do alvo(1,5m) o ladino ganha dano extra de 1d6, aumentando em 1d6 nos níveis impares de ladino.

Lvl 4: Cunning Action

Com isso agora além de magias e inspiração Bárdica, o personagem também pode em suas ações bônus usar as ações de: Dash, Disengage e Hide 

Lvl 5: Expertise, Guiding Whispers, Tales from Beyond

Expertise:
No 3° lvl de bardo, o personagem ganha outras duas expertises (recomenda-se: perception e insight, pois wisdom não será aumentada nesta build, mas tais status são muito uteis ter elevado para melhorar suas versões passivas)

Guinding Whispers: se não conhece, agora conhece a cantrip guidance e seu alcance é aumentado para 60 ft.

__________________________________________________________________

Bônus : Spiritual Focus;
Não foi pontuado até agora por não ser algo mecanicamente importante até o nível 6 de bardo, mas será referenciado mais tarde então.... a partir deste nível você pode usar itens esotéricos como foco para suas magias. Usa-se o baralho de tarokka marcado para fins narrativos do personagem.
__________________________________________________________________

Tales from Beyond:

Enquanto você está segurando seu Foco Espiritual, você pode usar uma ação bônus para gastar um uso de sua Inspiração Bardica e rolar na tabela Spirit Tales usando seu dado de inspiração bardica para determinar o conto que os espíritos o direcionam a contar.
Você mantém a história em mente até que você conceda o efeito do conto ou termine um descanso curto ou longo.

Você pode usar uma ação para escolher uma criatura que você pode ver a menos de 30ft./9m. de você (este pode ser você) para ser o alvo do efeito do conto. Uma vez que você faz isso, você não pode conceder o efeito do conto novamente até que você role novamente.

Você pode manter apenas um desses contos em mente de cada vez, e rolar na tabela Spirit Tales imediatamente termina o efeito do conto anterior.

Se a história requer um saving throw, o DC é igual a seu save para magias.

Lvl 6: Ability Score Improvement (+2 cha)

Com isto, aumenta-se o número de inspirações bárdicas, de bônus de ataque mágico e também a CD das magias.

Lvl 7: Steady Aim, Wails of the grave, Whispers of the dead

Steady Aim (opcional/tasha): Como ação bônus o personagem pode ao não ter se movido, e após usá-la permanecer sem se mover, conceder vantagem no seu próximo ataque no turno atual

Wails of the grave: Imediatamente após causar dano com sneak attack, o personagem pode escolher um alvo até 30 ft. do primeiro. Role metade do dano do sneak attack(arredondado para cima). Esta característica pode ser usada um número de vezes = bônus de proficiência. Recarregado em descanso longo.

Whispers of the dead: Ao terminar um descanso (curto ou longo), o personagem pode escolher uma perícia ou proficiência com ferramenta que não tenha e ganhar, uma presença fantasmagórica compartilha este conhecimento com o personagem, você perde esta proficiência ao escolher outra.

Lvl 8: Ability Score Improvement (+2 cha)

Lvl 9: Uncanny Dodge

Quando um atacante que você puder ver acertar você com um ataque, pode-se usar a reação para tomar metade do dano.

Lvl 10: Expertise

+2 expertises (recomenda-se persuasão e intimidação)

Lvl 11: Evasion

Ao passar em um Saving Throw de dex para tomar metade do dano, não se toma nada e se falhar toma apenas metade do dano.

Lvl 12: Ability Score Improvement (+2 dex)

Com isto aumenta-se a CA, o bônus e dano de ataque físicos.

Lvl 13: Bardic Inspiration (D8), Font of inspiration 

Neste nível além de acesso a magias de 3° nível, a inspiração é recarregada em descansos curtos e torna-se d8.

Lvl 14: Countercharm, Spirit Session, Spiritual Focus enhanced

Countercharm: Você pode usar sua ação para começar uma performance que  dura até o fim do próximo turno e garante a você e aliados até 30ft/9m, vantagem contra efeito de enfeitiçado e amedrontado.
(Os outros devem conseguir te ouvir para ganhar este benefício).
A performance dura até você estar incapacitado, silenciado ou voluntariamente (não requer ação)

Spirit Session: Em um descanso (curto ou longo) pode se realizar um ritual de uma hora com um número de criaturas voluntárias de até o seu bônus de proficiência (incluindo a si mesmo), e com isto aprender temporariamente uma magia de adivinhação ou necromancia de qualquer classe. Ela deve ser do nível menor ou igual ao número de participantes do ritual e que você possa conjurar.

Ao fazer o ritual, o mesmo não pode ser repetido até o final de um descanso longo, a spell é conhecida como magia de bardo até começar um descanso longo.

Ao conjurar uma spell de dano ou cura, ganha-se 1d6 de bônus no dano ou cura rolados; ao conjurar utilizando seu foco espiritual ganho no lvl 3.

Lvl 16: Ability Score Improvement (+2 dex)

Lvl 17: Tokens of Departed

Neste nível, quando uma criatura que você pode ver morrer a menos de 30ft./9m. de você, você pode abrir sua mão livre e fazer com que uma bugiganga minúscula apareça lá, uma bugiganga de alma. 

O DM determina a forma da bugiganga ou tem que rolar na tabela Bugigangas no Livro do Jogador para gerá-lo. Você pode ter um número máximo de bugigangas da alma iguais ao seu bônus de proficiência (atualmente 6), e você não pode criar uma enquanto estiver no seu máximo.

Você pode usar bugigangas da alma das seguintes maneiras:

  • Enquanto uma bugiganga de alma está em sua posse, você tem vantagem sobre os Death Saving Throws e Saving Throws de Constituição, pois sua vitalidade é reforçada pela essência de vida dentro do objeto.

  • Quando você causar dano sneak attack em seu turno, você pode destruir uma de suas bugigangas de alma que está em sua posse e, em seguida, imediatamente usar Wails of the Grave, sem gastar um uso desse recurso.

  • Como ação, você pode destruir uma de suas bugigangas de alma, não importa onde ela esteja localizada. Quando você faz isso, você pode perguntar ao espírito associado com a bugiganga uma pergunta. O espírito aparece para você e responde em uma linguagem que conhecia na vida. Não é obrigado a ser sincero, e responda o mais concisamente possível, ansioso para ser livre. O espírito sabe apenas o que sabia na vida, como determinado pelo DM.

Lvl 18: Ability Score Improvement (recomenda-se feat)

Lvl 19: Song of Rest (D8)

Song of Rest Aumenta o dado para D8.

Lvl 20: Bardic Inspiration (D10), Expertise, Magical Secrets

Bardic Inspiration: Inspiração bárdica aumenta para d10;

Expertise: Aumenta-se duas novamente, recomenda-se Persuasão e Intimidação para finalizar com chave de ouro um verdadeiro charlatão.

Magical Secrets: aprende-se 2 magias de qualquer nível que você possa conjurar (5°), são consideradas magias de bardo. Recomenda-se Dance Macabre e Enervartion.

Magias Recomendadas:




Conceito da Build: 

  • O propósito desta build foi designada para maximizar e fazer uso de todos os recursos da nova Raça de Van Richten’s Guide to Ravenloft, o Hexblood.

  • Foi visado torná-lo um especialista (dex) com magias de controle (carisma), grande parte de concentração fazendo que seja útil e ao mesmo tempo consiga dar seu dano com sneak attack de forma efetiva.

  • O personagem consegue facilmente isolar um alvo e o assassinar de forma que consiga um trinket.

  • Um personagem bom em campanhas políticas, de infiltração e espionagem.

  • O antecedente charlatão toma boa parte da narrativa do personagem.

Prós e Contras:

Prós

Contras

Bom em campanhas políticas

Sem acesso a reliable talent

Utilidade garantida pelo jack off all trades e 8 expertises

Tales from beyond é algo caótico demais para um jogador mais estratégico.

Carisma e destreza altas fornecem uma boa base para skills.

Tipos de magia com muitas resistências. (encantamento, ilusão e necromancia)

Trinkets fornecem uma boa concentração

Dependente de composição para funcionar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário