quarta-feira, 9 de junho de 2021

Build para Dungeon and Dragons 5e – Alucard

 



Bom Dia, Ótima Tarde e uma perfeita noite. Hoje nós da Rolando Dragões, como sempre, viemos trazendo uma novidade para os amantes de Dungeons & Dragons e desta vez, de Castlevania também.

Com o lançamento do livro Van Richten’s Guide to Ravenloft continuamos o mês do horror. Após fazer uma análise de todas as raças do livro VRGtR, tentamos colocar o que dissemos em prática e extrair o melhor possível de cada uma destas novas raças, sendo o primeiro delas, o Dhampir.




Status:

Os status de Alucard (Dhampir) foram feitos pelo sistema de compra de pontos, o tornando mecanicamente mais fraco, mas também mais acessível a todas as mesas.





Raça:

Ancestral Legacy.

Possui 2 perícias a sua escolha.

Darkvision.

Possui visão no escuro de até 60 ft/18m.

Deathless Nature. 

Não precisa respirar.

Spider Climb. 

O Dhampir possui velocidade de escalada igual a de deslocamento. A partir do lvl 3 ele pode se mover e atravessar superfícies verticais e no teto com as mãos livres.

Vampiric Bite. 

A mordida de um dhampir é um ataque corpo a corpo que se usa con. Ao invés de str. Se o Dhampir estiver com metade do HP ou menos, possui vantagem no ataque. 


Quando o alvo do ataque não é um undead ou constructo, pode escolher um dos seguintes benefícios:

  • Recuperar hp igual o dano da mordida;

  • Ganhar um bônus no próximo teste de habilidade ou ataque que fizer igual o dano da mordida.

O Dhampir pode se beneficiar com a mordida um número de vezes igual ao bônus de proficiência, e recupera todos os usos ao final de um descanso longo.

Languages. 

O Dhampir fala,lê e escreve Comum e outra linguagem que você e o DM achem apropriada. (Recomenda-se Undercommon, pelo ambiente do underdark.)


Antecedente: Haunted One

  • Skill Proficiencies: Arcanismo, Investigação  

  • Languages: Infernal, Celestial (2 a sua escolha).

  • Equipment: 

  • Pacote de caçador de monstros (contendo um baú, um pé de cabra, um martelo, três estacas de madeira, um símbolo sagrado, um frasco de água benta, um conjunto de algemas, um espelho de metal, um frasco de óleo, uma caixa de fogo e três tochas), um conjunto de roupas comuns, uma bugiganga de significado especial (escolha uma ou role a tabela de Horror Trinkets) e 1 pp.


Background’s Feature: Heart of Darkness.

Aqueles que olham em seus olhos podem ver que você enfrentou um horror inimaginável e que não é estranho às trevas. Embora possam temê-lo, os plebeus lhe oferecerão todas as cortesias e farão o possível para ajudá-lo. A menos que você tenha se mostrado um perigo para eles, eles até pegarão em armas para lutar ao seu lado, caso você se encontre enfrentando um inimigo sozinho.


Interações e Explicações.

Raça

  • Spider Climb garante uma alta mobilidade, principalmente a partir do lvl 3, pelo fato de poder acompanhar criaturas voadoras e abrir um leque de opções táticas de posicionamento e cobertura. Juntamente com Psi-Powered Leap do fighter lvl 7, o torna alguém extremamente móvel que troca seu posicionamento na escuridão o tornando ainda mais letal.

  • Darkvision o torna alguém perigoso para um combate na escuridão, a partir do momento que utiliza da magia shadowblade, onde possui vantagem nos ataques, mesmo que ambos os envolvidos possuam darkvision.

  • A mordida do Dhampir chega a ser algo irrisório como um bárbaro puxando uma adaga, mas o máximo de seu valor no combate pode ser feito a partir do momento que possui extra attack e extra attack (2) para ser o primeiro ou o último ataque do turno para garantir um bônus ao próximo ataque, combinando com uma magia que exija o acerto, como vampiric touch.

  • Ainda que muito a contragosto pelo fato de não ser mais tão opcional assim... Aumento de +2 str e +1 int  garantem um corpo e mente aprimorados ao se tornar um vampiro, fazendo com que seu ataque e seus poderes psiônicos atinjam o ápice bem rapidamente.


Antecedente

Foi escolhido o Antecedente Haunted One porque: 

  • Pode-se resumir a personalidade de Alucard em uma pessoa amargurada que suporta um grande sofrimento por causa de sua maldição de sangue. 

Condição que o faz percorrer o mundo sempre lutando e sofrendo profundamente devido à morte de sua mãe Lisa, por mãos humanas, que o fazia sentir ressentimento e amargura para com os humanos. 


É pessimista, sempre tem um plano para tudo, não deixa nada ao acaso, e fará todo o necessário para acabar com Drácula, independentemente das consequências.


  • O equipamento do antecedente demonstra o preparo que teve para caçar criaturas da noite.

  • Seus equipamentos o preparam também para enfrentar diversas criaturas que podem servir de servas para os Grandes Antigos.

  • Suas linguagens e proficiências refletem seu antigo eu que cresceu sob a influência de seu pai, pelo qual ele foi ensinado nas artes escuras e moldado em um guerreiro que um dia lutaria pelo lado do mal.


Classe

O primeiro nível foi escolhido para ser de Guerreiro pelos seguintes mecânicos:

  • Proficiência com todos os tipos de armas e armaduras além do estilo de luta;

  • Vida e Sustain, que garantem a sobrevivência nos níveis iniciais;

  • Psi-dices que são mais econômicos que magia;


Já os motivos narrativos são os seguintes:

  • Alucard ainda que versado em magia, primeiro foi treinado como um dos guerreiros do Drácula.

  • Seu estilo de luta com espadas de uma mão é algo que independente de ser um exímio spellcaster permanece como uma característica marcante.

  • Antes de ter acesso a poderes vampíricos avançados como se transformar ou lançar bolas de fogo, é necessário possuir um corpo e uma mente aptos para tal, algo que Alucard fortalece ao longo das batalhas.


Subclasse

A subclasse escolhida é a Psi-Warrior, literalmente o poder da mente sobre o corpo que logo no lvl 3 consegue: 

  • Utilizar de sua reação para tirar dano de ataques até 30 ft. de si;

  • Aumentar o dano de seus ataques infundindo-os com energia psiônica.

  • Mover uma criatura ou objeto até 30 ft.

Já no lvl 6 Alucard consegue com sua energia psiônica:

  • Impulsionar seu corpo com energia psiônica ganhando voo.

  • Empurrar ou derrubar o alvo ao infundir energia psiônica nos seus ataques.

As justificativas narrativas são:

  • Uso de sua alta inteligência para levar seu corpo além do limite, compensando a falta  de capacidade física se comparado a um vampiro.

  • Alta mobilidade e a capacidade de movimento telecinético são praticamente movimentos de sua assinatura nos jogos.


Multiclasse

Já a segunda classe é a de Mago. O que cobre sua vasta lista de skills, parte complementa seu combate corpo a corpo, e outra parte trabalha com ataques à distância, e uma terceira ainda de utilidade. Se trata de um Spellcaster de 4° nível.


Subclasse

A subclasse escolhida foi a Bladesinging, que utiliza de sua inteligência para aumentar sua concentração, CA, aumento no deslocamento que reflete na sua capacidade de voo com Psi-Powered Leap e vantagem em acrobacia, que será utilizada em seu deslocamento aéreo.


Talentos:

Telekinect: garante +1 em inteligência, sabedoria ou carisma, até o máximo de 20.

Você aprende o truque mage hand. Você pode conjugá-lo sem componentes verbais ou somáticos, e você pode fazer a mão espectral ser invisível. Se você já conhece este truque, o alcance aumenta em 30 ft. quando conjurada. A habilidade de conjuração é aumentada por este feat. (int).

Como ação bônus, você pode telecinéticamente empurrar uma criatura que você possa ver até 30 ft. de você. Quando o fizer, a criatura deve fazer um Saving Throw de Força  (DC 8 + bônus de proficiência + int) ou ser movida até 5 ft. até ou de você, uma criatura pode voluntariamente falhar neste S.T.

Tough: 

Aumenta seu hp em duas vezes seu nível quando ganhar este talento. Quando você ganha 1 nível depois disso, seu hp máximo aumenta em um adicional de 2 pontos.

War Caster: 

Você possui vantagem em testes de concentração de uma magia quando toma dano.

Você pode realizar componentes somáticos de magias, mesmo quando possui armas ou um escudo em ambas as mãos.

Quando uma criatura hostil provocar ataque de oportunidade, você pode usar sua reação para conjurar uma magia da criatura ao invés de realizar um AdO. A magia deve ter o tempo de uma ação e deve atingir somente a criatura.


  • Observação: Talentos são um recurso opcional, converse com seu mestre/narrador antes de usar. 


Progressão da Build: 




Lvl 1: Fighting Style, Second Wind

O estilo de luta escolhido foi o de duelismo, pois desta forma mesmo usando um escudo ou usando a mão livre para gestos somáticos Alucard é um usuário de espadas de uma mão, conseguindo assim tirar o máximo da arma.

Second Wind não tem muito mistério, é uma mecânica de guerreiro que 1 vez por descanso curto você pode usar sua ação bônus para recuperar 1d10 + lvl de fighter de vida.

Lvl 2:Action Surge

Action Surge é uma mecânica onde você consegue realizar 1 ação extra no seu turno, recarrega em descanso curto ou longo

Lvl 3:Psionic Power

A partir do terceiro nível. Alucard usa sua mente a ponto de controlar seu corpo, tal poder é representado por um poço de psi-dices (d6 igual a 2x seu bônus de proficiência). podendo com isso usar seus poderes vampíricos para:

  • Criar um Campo de Proteção ao usar sua reação para reduzir um dano causado a até 30 ft. em psi-dice+int.

  • Usar Psionic Strike consumindo um Psiconic Dice para aumentar o seu dano causado por uma arma em até psi-dice+int, num alcance de 30ft

  • Mover com Telekinect-Movement um objeto ou criatura voluntária, que não a si mesmo e tenha o tamanho Grande ou menor, que possa ver que esteja a até 30ft de si, por uma distância de 30ft. Ele pode ser movido verticalmente, horizontalmente ou ambos. Alternativamente, se for de tamanho minúsculo, Alucard pode trazer o objeto até sua mão.

O psi-dice aumenta :no lvl 5 (d8), lvl 11(d10) e lvl 17(d12)

Lvl 4: Ability Score Improvement (+2 str)

//Antes de ter sua mente refinada, Alucard necessita que seu corpo seja um recipiente a altura, até mesmo para sua sobrevivência. Com isso aumenta-se o dano com a espada longa e a sua chance de acerto.//

Lvl 5:Extra Attack

Lvl 6:Ability Score Improvement (+2 str)

Lvl 7:Telekinect Adept

Alucard nesse ponto masterizou novas habilidades telecinéticas.

Psi-Powered Leap: Como ação bônus, Alucard consegue impulsionar seu corpo com sua mente, ganhando o dobro de seu deslocamento, como deslocamento de voo (70 ft.), Uma vez que o tenha feito, não pode ser feito antes de fazer um descanso curto ou longo, a menos que gaste 1 psi-dice para tal.

//neste ponto Psi-Powered Leap se combina com Darkvision e Spiderclimb para torna-lo um combatente móvel que luta bem em ambientes escuros e com bastante superfícies verticais ou mesmo no teto//

Telekinect Thrust:

Quando der dano usando Psiconic Strike, Alucard pode forçar o alvo a fazer um Saving Throw de Força contra DC de 8+bonus de proficiência + int (atualmente 14). Se falhar, o Alucard pode empurrá-lo em 10ft em qualquer direção ou fazer o alvo cair. 

Lvl 8: Ability Score Improvement (+2 int)

Com isto aumenta-se o DC e bônus dos psi-dices.

Lvl 9:Arcane Recovery, Spellcasting

Com o primeiro nível de mago, alucard pode preparar até 5 magias e recuperar ao final de um descanso curto metade de seu nível de mago (arredondado para cima) em slot delas (mínimo de 1), utilizando de Spellcasting e Arcane Recovery respectivamente.

Lvl 10:Bladesinging e Bladesong

Bladesinging: Alucard aprende a skill de Performance.

Bladesong: Alucard pode usar sua ação bônus para começar uma performance mágica chamada BladeSong, onde é necessário que ele não esteja usando armadura média ou pesada. E por 1 minuto/enquanto não estiver incapacitado é capaz de:

  • Ganha um bônus igual a seu modificador de inteligência na sua CA;

  • Aumenta seu deslocamento em 10 ft.

  • Tem vantagem na skill (Acrobacia)

  • Ganha um bônus para manter concentração igual seu modificador de inteligência (mínimo de 1/atualmente 4).

Alucard pode usar esta característica um número de vezes igual a seu bônus de proficiência e recupera todos os usos em um descanso longo.

//requer um planejamento prévio de quais batalhas dá para usar e qual não, mas em geral, sua CA que seria de 18 com armadura e escudo passa para 15 mas conseguindo desempenhar um papel melhor como conjurador (melhorado ao ter o talento Warcaster e utilizar do escudo juntamente com a bladesong) //

Lvl 11: Ability Score Improvement (+2 int)

//Aumenta-se int por causa da CA e bônus de concentração em bladesong.
por causa do DC e bônus de ataque de magias e psi-dices.//

Lvl 16: Ability Score Improvement (+2 con or feat) 

//A partir de agora é mais questão de gosto,
Dex para CA na bladesong, CON para testes de concentração e hp, ou feats. // 

Lvl 17: Indomitable

Ao falhar em um Saving Throw, você pode re-rolar o teste e deve usar a nova rolagem, esta característica é recuperada em descansos longos.

Lvl 18: Guarded Mind

A energia psiônica fluindo por Alucard o torna resistente a dano psíquico, e ao começar o turno charmed ou frightened, ele pode gastar 1 psi-dice para encerrar o efeito.

Lvl 19: Extra Attack (2)

A partir de agora ao tomar a ação de ataque Alucard pode golpear 3 vezes.

Lvl 20: Ability Score Improvement (+2 con or feat)

//Novamente questão de gosto.//

Magias Recomendadas:



Estas magias foram escolhidas por utilidade, ou emular algumas skills de alucard, principalmente de jogos como Shymphony of the night, como por exemplo:

  • Hellfire = fireball

  • Darkball= ray of sickness

  • Tetraspirit= scorchingray

  • Summon spirit= flaming sphere 

  • Soulsteal =vampiric touch

  • Shadow Blade = crissaegrim


Conceito da Build: 

  • O propósito desta build foi designada para maximizar e fazer uso de todos os recursos da nova Raça de Van Richten’s Guide to Ravenloft, o Dhampir.

  • Foi visando torná-lo um combatente corpo a corpo (força) e conjurador (inteligência), de forma que como alucard é de certa forma independente, que é ágil, mas seus poderes e seu combate mal fazem uso disso. mas sua falta de vivência com o mundo exterior o torna alguém anti social (carisma), sem bom senso ou com falta de empatia (sabedoria).

  • Ele utiliza da mentalidade objetiva de dever para exterminar o drácula, mas tirando isso é literalmente alguém que se não tiver isto, se trancaria em sono profundo.

  • É um personagem que luta a uma distância confortável, e de preferência na escuridão, faz principalmente um combate tático, não se forçando a combater um inimigo estando em completa desvantagem.


Prós e Contras:

Prós

Contras

Eximio combatente tático com alto hp, ca e dano.

Fora do bladesinging tem baixa concentração.

Consegue ser útil em batalha com ou sem slots restando.

Fraco contra charm/frightened, comuns em damas da noite como a sua mãe, caro leitor.

Possui diversas formas de manter seu hp alto. (false life,vampiric touch, vampiric bite, second wind…)

Seu Hp e CA altas acabam o deixando muito confortável lutando a distância, sendo em partes, um desperdício.

Indomitable cobre sua fraqueza em wis e cha.




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