quarta-feira, 30 de junho de 2021

Build para Dungeon and Dragons 5e – Loki’s Cleric

 

Bom Dia, Ótima Tarde e uma perfeita noite. Hoje nós da Rolando Dragões, como sempre, viemos trazendo uma novidade para os amantes de Dungeons & Dragons.

Aproveitando a série que dá um novo propósito a um personagem tão aclamado e adorado como Loki, criamos esta build digna de um deus da trapaça.




Status:

Os status do Clérigo de Loki (Elf – Pallid) foram feitos pelo sistema de compra de pontos, o tornando mecanicamente mais fraco, mas também mais acessível a todas as mesas.



Raça:

Darkvision. 

Você pode ver em penumbra dentro de 60 pés de você como se fosse luz brilhante, e na escuridão como se fosse penumbra.

Keen Senses. 

Você tem proficiência na perícia de percepção.

Fey Ancestry. 

Você tem vantagem em Saving Throws contra ser encantado, e a magia não pode colocá-lo para dormir.

Trance. 

Elfos não precisam dormir. Em vez disso, eles meditam profundamente, permanecendo semiconscientes, por 4 horas por dia. (A palavra comum para tal meditação é "transe"). Depois de descansar desta forma, você ganha o mesmo benefício que um humano faz a partir de 8 horas de sono.

Se você meditar durante um longo descanso, você termina o descanso depois de apenas 4 horas. Você obedece a todas as regras para um longo descanso; apenas a duração é alterada.

Languages. 

Você pode falar, ler e escrever Comum e Élfico. 

Incisive Sense. 

Você tem vantagem em testes de Investigação e Intuição.

Blessing of the Moon Weaver. 

Você conhece o truque light. Quando você alcança o 3° lvl, você pode conjurar a magia sleep uma vez com essa característica e recupera em ao final de um descanso longo. Quando você alcança o 5° lvl, você pode conjurar a magia invisibility (somente em si mesmo) uma vez com essa característica e recupera em ao final de um descanso longo. Conjurar as magias não requer componentes materiais. Sabedoria é seu status para conjuração para estas magias.


Antecedente: Criminal

  • Skill Proficiencies: Deception, Stealth.  

  • Tools Proficiencies: Chess set, Thieve’s Tools

  • Equipment: Um pé de cabra, um conjunto de roupas comuns escuras com capuz e uma algibeira contendo 15 po.


Background’s Feature: Criminal Contact.

Você tem um contato confiável e fiel que age como sua ligação com uma rede de outros criminosos. Você sabe como obter mensagens de e para o seu contato, mesmo a grandes distâncias; especificamente, você conhece os mensageiros locais, mestres de caravanas corruptos, e marinheiros mal-intencionados que podem entregar mensagens para você.

Interações e Explicações.

Raça

  • Sleep e invisibility permitem uma possível rota de fuga mais fácil, ou um reposicionamento utilizando o canalizar divindade tanto como : invoke duplicity ou cloak of shadows. Futuramente misty escape também forma par com estas características tornando ainda mais fácil.

  • O personagem possui acesso a invisibilidade com nada menos que três formas diferentes: Racial (Blessing of the Moon Weaver), Spellcasting/Pact Magic, Misty Escape (Otherwordly Patron) , podendo se reposicionar muitas vezes lutando sempre com cobertura para durar mais na luta enquanto se autopreservar.

  • Vantagem em Insight e Investigation serve pra mais do que enganar, não ser enganado, tais perícias podem ser um reflexo até mesmo de suas proficiências em saving throws, de sabedoria e carisma. Fazendo com que tenha uma mente forte contra ameaças.


Antecedente

O antecedente Criminal foi escolhido mais por características de utilidade e narrativa: 

  • A série aborda loki como um criminoso cumprindo serviços que foi escolhido a dedo por suas capacidades, algo narrativamente até mesmo já muito explorado, o personagem sendo um clérigo do deus da trapaça ser um ex-criminoso, e manter-se ainda à margem da lei para cumprir os objetivos do grupo me parece algo completamente natural, assim como sua vantagem e proficiência em insight, o fazem não ser tão ingênuo lidando com antigos contatos.


Classe

O primeiro nível foi escolhido para ser de Clérigo pelos seguintes mecânicos:

  • Armadura média, já que não investiremos mais pontos em destreza;

  • Versatilidade mágica;

  • Suporte de Retaguarda;


Já os motivos narrativos são os seguintes:

//Preciso mesmo escrever isso ?//


Multiclasse

Já a segunda classe é de Warlock, alguém tão oportunista jamais perderia esta chance, Loki é alguém que sempre busca apoio de alguém poderoso para garantir sua sobrevivência. 


Subclasse

A subclasse escolhida foi Archfey por estar alinhado com seus poderes mostrados, de controle de grupo, conseguindo aplicar efeitos charmed/frightened. Teleportar-se invisível, rebater efeito charmed para o conjurador.


Talentos Recomendados:

Actor

  • Aumente seu Carisma em 1, até um máximo de 20.

  • Você possui vantagem em testes de Deception e Performance quando tenta se passar por uma pessoa diferente.

  • Você pode mimetizar a fala de uma pessoa diferente ou o som feito por outras criaturas. Você deve ouvir a pessoa falando ou ouvir a criatura fazendo o som, por pelo menos 1 minuto. Um teste bem sucedido de Insight contestado por seu Deception permite ao ouvinte saber que o efeito é falso.

//Útil para infiltrações utilizando a eldritch invocation: mask of many faces.//

Resilient:

Escolha um status(CON). Você ganha os seguintes benefícios:

  • Aumente o status escolhido em 1, até o máximo de 20.

  • Você ganha proficiência em saving throws utilizando este status.

// Loki utiliza muito de concentração, entretanto, ela é extremamente baixa, recomenda-se este feat para aumentá-la sem precisar investir em constituição, e utilizar em conjunto com a eldritch invocation: eldritch mind.//

Spell Sniper:

  • Quando conjurar uma magia que requer uma rolagem de ataque, o alcance é dobrado.

  • Suas magias de ataque a distância ignoram ½ cobertura e ¾ de cobertura.

  • Você aprende um truque que requer uma rolagem de ataque. Escolha este truque da lista de magias de bardo, clérigo, druida, feiticeiro, warlock ou mago. Seu status de conjuração para este truque depende da lista que escolher: Carisma para bardo, feiticeiro e warlock; Sabedoria para clérigo ou druida; ou Inteligência para mago.

//Para lutar com estratégia de trincheiras, muito útil em ambientes fechados, podendo improvisar com os tanks do grupo para fornecer cobertura também. Indiferente o tipo de magia que escolher (exceto a de mago), já que sabedoria e carisma serão altos aqui. .//


Progressão da Build: 



Lvl 1: Spellcasting, Blessing of Trickster

Blessing of Trickster: você pode usar sua ação para tocar uma criatura voluntária além de você mesmo para conceder vantagem em testes de Destreza (Furtividade). Essa bênção dura por 1 hora ou até você usar essa característica novamente.

Lvl 2: Channel Divinity: Turn Undead, Harness Power, Invoke Duplicity

Turn Undead:

Usando uma ação, você levanta seu símbolo sagrado e murmura uma prece repreendendo os mortos-vivos. Cada morto-vivo que puder ver ou ouvir você em um raio de 9 metros a partir de você, deve fazer um Saving Throw de Sabedoria. Se falhar, a criatura está expulsa por 1 minuto ou até sofrer algum dano


Uma criatura expulsa deve usar seu turno para fugir da melhor forma possível e de forma alguma pode aproximar-se a mais de 9 metros de você por vontade própria. Ela também não pode usar reações. Como uma ação, a criatura pode apenas realizar uma Disparada ou tentar escapar de um efeito que a impeça de se mover. Se não há lugar para ir, a criatura pode usar a ação esquivar.

A partir do 5º nível, quando um morto-vivo falhar no teste de resistência contra a sua característica Expulsar Mortos-vivos, ele é instantaneamente destruído se o Nível de Desafio dele for menor ou igual ao valor da tabela Destruir Mortos-vivos, de acordo com seu nível de clérigo.




DESTRUIR MORTOS-VIVOS 

Nível de Clérigo 

Destrói Mortos-Vivos de ND 

5° 

1/2 ou menor 

8° 

1 ou menor 

11° 

2 ou menor 


Harness Power:

Você pode gastar um uso do seu Canalizar Divindade para recuperar suas magias. Como ação bônus, você toca seu símbolo sagrado, e com uma oração, recupera um spell slot, o lvl não pode ser maior que metade do seu bônus de proficiência (arredondado pra cima). O número de vezes que você pode usar esta característica é baseada no nível que você atinge nesta classe: 2°lvl uma vez; 6°lvl duas vezes; 18° lvl, três vezes. Você recupera todos os usos gastos ao final de um descanso longo.

Invoke Duplicity: A partir do 2° nível, você pode usar seu Canalizar Divindade para criar uma duplicata ilusória de si mesmo


Com uma ação, você cria uma ilusão perfeita de si mesmo que dura por 1 minuto ou até você perder sua concentração (como se você estivesse se concentrando em uma magia). A ilusão aparece em um espaço desocupado que você pode ver a até 9 metros de você. Com uma ação bônus, no seu turno, você pode mover a ilusão até 9 metros para um espaço que você possa ver, mas ela deve permanecer a até 36 metros de você. 


Pela duração, você pode conjurar magias como se você estivesse no espaço ocupado pela ilusão, mas você deve usar seus próprios sentidos. Além disso, quando você e sua ilusão estiverem a 1,5 metro de uma criatura que possa ver a ilusão, você tem vantagem nas jogadas de ataque contra essa criatura, devido a distração causada no alvo pela ilusão.

Lvl 4: Ability Score Improvement (+2 wis)

Aumento de bônus de ataque, Aumento no CD, das magias de clérigo.

Lvl 5: Pact Magic, Fey Presence

Pact Magic: Diferente de Spellcasting, os Spells são recuperados em descanso curto.

Fey Presence: Com uma ação, você pode fazer com que cada criatura num cubo de 3 metros centrado em você, faça um teste de resistência de Sabedoria com uma CD igual a de sua magia de warlock. As criaturas que falharem no teste ficaram enfeitiçadas ou amedrontadas por você (à sua escolha) até o início do seu próximo turno. 

Quando você usar essa característica, você não poderá utilizá-la novamente antes de realizar um descanso curto ou longo.

Lvl 6: Eldritch Invocations

Mask of Many Faces: Você pode conjurar disfarçar-se, à vontade, sem precisar gastar um espaço de magia.

Eldritch Mind: Você tem vantagem em testes de Constituição para manter a concentração para manter uma magia.

Lvl 7: Pact of Tome

Cantrips: Mind sliver, Prestidigitation, Ray of Frost.

Lvl 8: Ability Score Improvement (+2 wis)

Lvl 9: Eldritch Invocations: Far Scribe

Aumento de Eldritch Invocations: Recomenda-se a Far Scribe

Uma nova página aparece em seu Livro das Sombras. Com sua permissão, uma criatura pode usar sua ação para escrever seu nome nessa página, que pode conter uma série de nomes iguais ao seu bônus de proficiência.

Você pode lançar o feitiço de envio, mirando uma criatura cujo nome está na página, sem usar um slot de feitiço e sem usar componentes materiais. Para isso, você deve escrever a mensagem na página. O alvo ouve a mensagem em sua mente, e se o alvo responder, sua mensagem aparece na página, em vez de em sua mente. A escrita desaparece após 1 minuto.

Lvl 10: Misty Escape 

A partir do 6° nível, você pode desaparecer em uma lufada de névoa em resposta a alguma ofensa. Quando você sofrer dano, você pode usar sua reação para ficar invisível e se teletransportar a até 18 metros para um espaço desocupado que você possa ver. 

Você permanece invisível até o início do seu próximo turno ou até realizar um ataque ou conjurar uma magia

Após usar essas características, você não poderá utilizá-la novamente até terminar um descanso curto ou longo.


Lvl 12: Ability Score Improvement (+2 cha)

Aumento de bônus de ataque, Aumento no CD, das magias de warlock.

Lvl 14: Channel Divinity: Cloak of Shadows,

Cloak of Shadows: 

Com uma ação, você se torna invisível até o final do seu próximo turno. Você se torna visível ao atacar ou conjurar uma magia.

Lvl 16: Ability Score Improvement (+2 cha), Divine Strike

Divine Strike: Você ganha a habilidade de imbuir seus ataques com poder divino. Uma vez em cada um de seus turnos, quando você acertar uma criatura com um ataque com arma, você causa 1d8 de dano de veneno adicional ao alvo.

Lvl 19: Beguiling Defenses

Beguiling Defenses: Você não pode ser enfeitiçado e, quando outra criatura tenta enfeitiça-lo, você pode usar sua reação para tentar reverter o encanto de volta aquela criatura. A criatura deve ser bem sucedida num teste de resistência de Sabedoria contra a CD da sua magia de bruxo ou ficará enfeitiçado por 1 minuto ou até a criatura sofrer dano.

Lvl 20: Mystic Arcanum (6th lvl)

Recommended Spells: Word of Recall

Magias Recomendadas:




Conceito da Build: 

  • O propósito desta build foi a criação de um clérigo do deus nórdico que utiliza de vários métodos a sua disposição para alcançar seus objetivos

  • Um personagem que possui várias rotas de fuga, tanto para si quanto para seu grupo, mas que também fosse útil fora de combate.


Prós e Contras:

Prós

Contras

Possui cura e versatilidade mágica

Extremamente frágil com pouco hp

Alto número de controle de grupo

Baixa concentração

Muito AOE

Vulnerável contra AOE’s como fireball

Baixo custo de magias

Pouca versatilidade de dano

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