quarta-feira, 2 de junho de 2021

Build Histórica para Dungeon and Dragons 5e – H.P. Lovecraft

 


Bom Dia, Ótima Tarde e uma perfeita noite. Hoje nós da Rolando Dragões, como sempre, viemos trazendo uma novidade para os amantes de Dungeons & Dragons e desta vez de H.P. Lovefraft também.

Com o lançamento do livro Van Richten’s Guide to Ravenloft iniciamos o mês do horror. Para abrir o mês não poderíamos contar com menos que o mestre do Horror, precursor do horror cósmico como conhecemos, Howard Phillips Lovecraft, autor do tão aclamado “O chamado de Cthulhu” que originou toda uma categoria de horror.




Status:
Os status de Lovecraft (Kalashtar) foram feitos pelo sistema de compra de pontos, o tornando mecanicamente mais fraco, mas também mais acessível a todas as mesas.



Raça:

Dual Mind.

Lovecraft possui vantagem em testes em todas as Saving Throws de sabedoria.

Mental Discipline.

Possui resistência a dano psíquico.

Mind Link. 

Pode falar telepaticamente com qualquer criatura que possa ver, desde que esteja um número de pés=10x seu nível. Não precisa compartilhar uma linguagem com esta criatura, mas a criatura deve ser capaz de entender ao menos uma linguagem.
Quando usado com uma criatura, você pode usar sua ação para dar a capacidade da criatura falar telepaticamente com você, por uma hora, ou até você cancelar esta característica com uma ação, a criatura compartilha dos mesmos requisitos para manter a ligação mental, por uma hora, ou até você encerrar com uma ação.

Severed From Dreams. 

Kalashtar dormem, mas não sonham. Você é imune a magias e outros efeitos mágicos que requerem que você sonhe, mas não a mágias e outros efeitos mágicos que te colocariam para dormir.

Languagens. 

Lovecraft fala, lê e escreve Comum, Quori e Deep Speech(outra língua à sua escolha).




Antecedente: Haunted One

  • Skill Proficiencies: Arcanismo, Investigação  

  • Languages: Abyssal, Celestial (2 a sua escolha).

  • Equipment: 

  • Pacote de caçador de monstros (contendo um baú, um pé de cabra, um martelo, três estacas de madeira, um símbolo sagrado, um frasco de água benta, um conjunto de algemas, um espelho de metal, um frasco de óleo, uma caixa de fogo e três tochas), um conjunto de roupas comuns, uma bugiganga de significado especial (escolha uma ou role a tabela de Horror Trinkets) e 1 pp.


Background’s Feature: Heart of Darkness.

Aqueles que olham em seus olhos podem ver que você enfrentou um horror inimaginável e que não é estranho às trevas. Embora possam temê-lo, os plebeus lhe oferecerão todas as cortesias e farão o possível para ajudá-lo. A menos que você tenha se mostrado um perigo para eles, eles até pegarão em armas para lutar ao seu lado, caso você se encontre enfrentando um inimigo sozinho.


Interações e Explicações.

Raça

Lovecraft aqui é representado como um Kalashtar graças a:

  • Dual mind garante vantagem em Saving Throws de Sabedoria, enquanto como warlock ele possui proficiência, conseguindo com isso dificilmente sua mente pode ser controlada por outras criaturas, ainda que possua uma sabedoria tecnicamente baixa.

  • Telepatia racial com potencial de alcançar até 200 feet sem consumo de magia.

  • Resistência a dano psíquico demonstra a prática de lidar com criaturas mais antigas que os próprios deuses.

  • Com a ajuda da eldritch invocation: Aspect of the Moon, além de não precisa dormir e não pode ser forçado a tal, complementando sua característica: Severed from Dreams

  • Aumento de +2 wis e +1 cha  garante um insight decente uso geral de ferramentas e são poucas as raças que combinariam esta pontuação em int e cairiam bem narrativamente.


Antecedente

Foi escolhido o Antecedente Haunted One porque: 

  • Como investigador de Call of Cthulhu, Lovecraft aparenta ter um preparo significativo quanto às criaturas que estão além desta dimensão, justificando o arcanismo e sua investigação.

  • Seus equipamentos o preparam também para enfrentar diversas criaturas que podem servir de servas para os Grandes Antigos.

  • Para fechar com chave de ouro, ao invés de ser retratado como alguém de altíssima inteligência, foi preferida a releitura de Lovecraft como alguém que não criou estas histórias, mas sim como um arauto dos Grandes Antigos que espalham seu poder aberrante pelo além-cosmos. A fim de alcançar isto, necessita de autoridade para que suas palavras tenham peso, o que combina com a característica Heart of Darkness.


Classe

O primeiro nível foi escolhido para ser de Warlock pelos seguintes mecânicos:

  • Proficiência em Saving Throws de Sabedoria e Carisma, sendo forte contra ser enfeitiçado ou amedrontado e dificilmente sendo influenciado por outros;

  • Eldritch Invocations Permitem a customização de acordo com as necessidades ao longo da vida do personagem, se mostrando um investigador versátil.

  • Recuperação de magias em descanso curto o torna mais fácil de sobreviver a níveis iniciais contando com magias para autoproteção e utilidade enquanto usa cantrips para ataque. 


Já os motivos narrativos são os seguintes:

  • Adaptação do horror cósmico mostrando que mesmo que pros padrões mortais e divinos ele possa ser considerado poderoso, não é nada se comparado aqueles que estão por trás dele.

  • As eldritch invocations podem e em geral como investigador devem ser usadas para melhorar suas capacidades de lidar com o sobrenatural, um bom exemplo é as eldritch invocations: aspect of the moon, eyes of the runekeeper, Eldritch Sight que não são muito úteis em batalha, mas sua utilidade fora dela que o fazem ser alguém habilidoso com o sobrenatural. 


Subclasse

A subclasse escolhida é a Great Old One, mecanicamente não é a melhor escolha desde que foi criado o Sorcerer Aberrant Mind, porém o motivo é puramente narrativo e referencial, já que a própria subclasse foi feita como uma referência a Lovecraft.


As justificativas mecânicas são:

  • Telepatia paralela com a racial, podendo enviar recados para outrem durante a conversa telepática.

  • Aplicação de desvantagem em um ataque inimigo seguido de vantagem em um seu.

  • Reflexão de dano psíquico

  • Criação de um servo usando energia mágica de seu patrono para infectar a mente de um alvo, o enfeitiçando enquanto estiver no mesmo plano de existência que você, a magia remover maldição ser utilizada no alvo, ou usar esta característica novamente em outra criatura.


Multiclasse

Já a segunda classe é a de Bardo. Que garante um aspecto maior de especialista e utilidade, ao final desta classe, terá magias de controle o suficiente para focar no dano e controle em área das magias de pacto. A proficiência e expertise em Percepção, vinda desta Multiclasse, poderá manter o personagem mais atento aos perigos ao seu redor, e a segunda expertise use de acordo com a necessidade do grupo ou uma perícia que queria muito melhorar.


Subclasse

A subclasse escolhida foi a recém-lançada Spirits Bard, uma subclasse que utiliza da comunicação com espíritos e forças do além para foco arcano.

Aprende-se a Cantrip guidance

No lvl 3 rola-se 1d12 que serve para conseguir uma história aleatória que pode escolher um alvo para que receba o efeito da história sorteada, conseguindo um suporte com sua inspiração Bardica que serve tanto para proteção como controle ou ataque.

No lvl 6 ganha 1d6 a mais em Spells de bardo que curam ou causam dano. Além disso, consegue-se realizar uma sessão espírita onde aprende-se uma magia a sua escolha que você consiga lançar de qualquer classe.


O motivo narrativo é o fato de como já foi dito, esta releitura de Lovecraft ser feita não como um estudioso, mas sim como um arauto e contador de contos do além-cosmos.


Talentos:

Linguist: garante +1 em inteligência, até o máximo de 20.
Você aprende até 3 idiomas a sua escolha;
Você pode habilmente criar criptogramas;

Observant: garante +1 em inteligência ou sabedoria, até o máximo de 20;
Se ver uma criatura falando um idioma que você compreenda, você pode ler seus lábios;
Você tem um bônus passivo de +5 em Percepção e Investigação.

Shadow Touched:
Garante +1 em Inteligência, Sabedoria ou Carisma até o máximo de 20;
Você aprende a magia invisibilidade e outra de primeiro nível da escola de ilusão ou necromancia, você pode conjurar qualquer uma das duas sem usar slot.
Após conjurar desta forma, precisa de um descanso longo antes de conjurar usando esta característica novamente.


  • Observação: Talentos são um recurso opcional, converse com seu mestre/narrador antes de usar. 


Progressão da Build: 



Lvl 1:Pact Magic, Awakened Mind
Narrativamente, para ser de fácil compreensão. Pact Magic são as magias resultantes do pacto de seu patrono, diferentemente de spellcasters que possuem um corpo e mente treinados para suportá-las, o warlock é meramente a bucha do canhão de uma magia que sai sempre na sua capacidade máxima por não ter controle sobre ela.

Mecanicamente, Pact Magic funciona de maneira paralela a Spellcasting, as duas não se misturam no quesito de magias conhecidas ou slots, mas segundo o livro do jogador, na seção de Multiclasse, subseção de Spellcasting, um pode ser usado para conjurar magias que conheça do outro. 

Fazendo com que futuramente as magias de bardo possam ser lançadas como magias de warlocks e magia de warlocks possam ser lançadas como magia de bardo.

Awakened Mind, seu conhecimento alienígena garante a habilidade de falar telepaticamente com outras pessoas, você pode falar telepaticamente com qualquer criatura que possa ver a até 30ft/9m. Vocês não precisam conhecer um idioma em comum para se compreenderem.

No caso de Awakened Mind é uma mensagem unilateral onde apenas você pode falar e ela não pode responder telepaticamente. 

Até o nível 3 ela tem vantagem de alcance sobre sua telepatia inata como Kalashtar, após isto é usada somente para o envio de recados, não estabelecendo uma conversa.

Lvl 2:Eldritch Invocation

Na parte narrativa das Eldritch Invocation, seu convívio com o conhecimento proibido alterou o funcionamento do seu corpo ou suas magias, de forma que você consegue se adaptar de formas que sejam convenientes a cada nível de warlocks que você upa.

Na parte mecânica, a cada nível de warlock você pode trocar uma invocação que você já tinha, e de acordo com a tabela de progressão do warlock você aprende de 2 a 6 invocações nesta build.

Recomenda-se caso julgue necessário primeiro sua sobrevivência com algumas de maior urgência como armor of shadows ou caso não tenha uma folga para gastar todo dia mage armor e eldritch mind, caso esteja tendo problemas com magias de concentração. 

Caso busque somente a especialização para investigação arcana, Aspect of Moon a partir do lvl 3, Eldritch Sight para ter detect magic sempre ativo quando não estiver se concentrando em outra magia. Eyes of the runekeeper caso não queira ficar sempre com comprehend languages preparado como magia de warlock.

Lvl 3:Pact Boon

Recomenda-se o Pact of Tome para complementar seu kit de cantrips conforme a utilidade, aumentando a economia de Spells, e possibilitando a Eldritch Invocation: Aspect of the moon, que faz com que não precise dormir, e talvez caso queira, Eldritch Invocation: Book of Ancient Secrets para aprender também diversas magias de ritual.

Lvl 4:Aumento de carisma (+2).

Com isto aumenta-se o ataque de magias e a CD delas

Lvl 6:Entropic Ward

No lvl 6 você aprende a usar sua reação uma vez por descanso longo para implicar desvantagem em um ataque a você e logo em seguida conceder vantagem em um ataque seu.

Lvl 7:Bardic Inspiration(D6), Spellcasting

Agora, Lovecraft aprende a inspirar ou aterrorizar pessoas com suas palavras, de forma que hajam mais eficientemente, Ele pode usar sua bonus action para escolher uma criatura que não ele mesmo a até 60ft/18m de si mesmo, esta criatura ganha 1d6.

Nos próximos 10 minutos, a criatura escolhida pode rolar o dado e adicionar o número a um teste de habilidade, rolagem de ataque ou Saving Throw que fizer. A criatura pode escolher rolar o dado após o D20, mas não depois do mestre anunciar o sucesso ou falha.

quantidade de inspirações por descanso longo= modificador de carisma

Lvl 8:Jack of All trades, Song of Resting (D6)

Com Jack of All trades, Lovecraft agora adiciona metade (arredondada para baixo) em qualquer teste de habilidade que ele fizer e não tiver proficiência.

No Descanso curto, Lovecraft pode usar a característica Song of Resting para qualquer criatura que decidir recuperar um dado de vida ganhar o bônus de 1d6.

Lvl 9:Guiding Whispers, Spiritual Focus, Tales from Beyond, Expertise

  1. Lovecraft aprende a cantrip guidance.

  2. Lovecraft agora pode usar velas, bolas de cristal, caveira, tabuleiro ouija ou cartas de tarokka como foco para magias de bardo.

  3. Enquanto segura seu foco espiritual, Lovecraft pode usar sua ação bônus e gastar 1 uso de inspiração para rolar 1d12 e determinar uma história que os espíritos estão direcionando a ele.
    Você pode usar sua ação para direcionar esta história a uma criatura até 30ft/9m de você (pode ser você mesmo).

    Você só pode manter 1 história ativa, e ao rolar a tabela de novo, a anterior desaparece. Se a história requer um Saving Throw, a DC é a sua Spell DC.

  4. Lovecraft dobra seu bônus de proficiência em 2 perícias, recomenda-se perception para seu bônus de percepção passiva e saber o que está à espreita, e intimidation para o mestre do horror.



Lvl 10:Aumento de carisma (+2).

Com isto aumenta-se o ataque de magias, a CD delas e o número de Inspirações.

Lvl 11:Bardic Inspiration(D8), Font of Inspiration

O dado de inspiração Bárdica passa a ser D8 e agora é recuperado em descansos curtos.

Lvl 12:Countercharm, Spirit Session, Spiritual Focus Improvement.

Countercharm
Você pode usar sua ação para começar uma performance que dura até o fim do próximo turno e garante a você e aliados até 30ft/9m, vantagem contra efeito de enfeitiçado e amedrontado.
(Os outros devem conseguir te ouvir para ganhar este benefício).
A performance dura até você estar incapacitado, silenciado ou voluntariamente (não requer ação)

Spiritual Focus (again)
Começando no 6º nível, quando você lança uma magia de bardo que causa dano ou restaurar pontos de vida através do Foco Espiritual, role 1d6 e você ganha um bônus para um dano ou cura da magia igual ao número rolado.


Spirit Session
Os espíritos fornecem percepções sobrenaturais. Você pode realizar um ritual de uma hora (que pode ser feito durante um descanso curto ou longo) usando seu Foco Espiritual. O ritual pode ser feito com um número de criaturas dispostas igual ao seu bônus de proficiência (incluindo você). No final do ritual, você aprende temporariamente a magia de sua escolha de qualquer classe.

A magia é igual ou inferior ao número de criaturas que conduziram o ritual, o feitiço deve ser de um nível que você possa lançar e deve estar na escola de adivinhação ou necromancia. A magia escolhida conta como magia de bardo para você, mas não conta contra o número de magias de bardo que você conhece.

Depois de realizar o ritual, você não pode fazê-lo novamente até que comece um descanso longo, e você sabe a magia escolhida até começar um descanso longo.

Lvl 14:Ability Score Improvement.

Neste caso específico, você pode tanto:

  • Aumentar a destreza para ter uma CA maior;

  • Aumentar a constituição para uma vida e concentração maiores;

  • Escolher um feat.

Vai da sua prioridade aqui.

Lvl 16:Taught Shield

A partir deste nível, seus pensamentos não podem ser lidos por telepatia ou outros meios involuntariamente.

Quando uma criatura causa dano psíquico a você, ela recebe o mesmo dano.

Lvl 17:Mystic Arcanum(6th lvl).

Seu patrono concede a você um segredo mágico chamado arcano. Escolha uma magia de 6º nível da lista de magias de warlock como este arcanum.

Você pode lançar seu feitiço arcano uma vez sem gastar um espaço de feitiço. Você deve terminar um longo descanso antes de fazê-lo novamente.

Lvl 18: Ability Score Improvement. 

Neste caso específico, você pode tanto:

  • Aumentar a destreza para ter uma CA maior;

  • Aumentar a constituição para uma vida e concentração maiores;

  • Escolher um feat.

Vai da sua prioridade aqui.

Lvl 19: Mystic Arcanum(7th lvl).

Mesma coisa do Arcanum anterior, desta vez de 7° lvl.

Lvl 20:Create Thrall.

Você pode ao tocar uma criatura inconsciente, infectar sua mente com sua magia alienígena fazendo com que fique enfeitiçada por você enquanto você não usar esta característica novamente ou ela for alvo da magia remover maldição.

Você pode se comunicar telepaticamente com a criatura enfeitiçada enquanto estiver no mesmo plano de existência.


Magias Recomendadas:



Conceito da Build: 

  • O propósito desta build foi designada para criar um investigador de Call of Cthulhu (não necessariamente esta profissão) para investigação e solução de campanhas investigativas de horror.

  • Foi visando torná-lo um combatente dependente, que necessita do trabalho em grupo para compensar suas falhas, mas que sozinho consegue dar um jeito de escapar ao invés de lutar.

  • Ele utiliza da mentalidade de Cthulhu que não importa o quão forte o personagem fique, haverá um abismo que ele não pode cruzar que é a diferença de um mortal e um Great Old One.

  • É um personagem que luta a uma distância segura controlando o campo e atacando visando sempre o ponto fraco do inimigo com Spells e cantrips de Saving Throws e utilidades variadas.

  • O personagem é voltado para campanhas low fantasy com recursos escassos.


Prós e Contras:

Prós

Contras

Grande número de cantrips

Vulnerável em CA.

Versatilidade em Skills e Magias

Alta quantidade de magias de concentração acaba travando as opções

Magias de 5° nível recuperadas em descansos curtos, que com a magia catnap pode durar 10 min.

Alto risco nas escolhas de magia que irá usar, ao desperdiçar 1 slot pode condenar uma luta

Vantagem contra controle mental.

Concentração não tão boa


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