quarta-feira, 12 de maio de 2021

Build para Dungeon and Dragons 5e – Gladiolus Amicitia


 

Bom Dia, Ótima Tarde e uma perfeita noite. Hoje nós da Rolando Dragões, como sempre, viemos trazendo uma novidade para os amantes de Dungeons & Dragons.

Continuando a postagem da Build de Party composition temos agora o tank do grupo, Gladiolus Amicitia, o escudo de Noctis. Cumprindo seu papel como cavaleiro da família Amicitia. De proteger a família real de Lucis. Sua releitura e adaptação aqui será por meio de um paladino da coroa juntamente de um Bárbaro dos Guardiões Ancestrais. 

 


 

Status:

Os status de Gladiolus (Half-Orc) foram feitos pelo sistema de compra de pontos, o tornando mecanicamente mais fraco, mas também mais acessível a todas as mesas.

 


 

 

Raça: Half Orc

Darkvision. 

Graças ao seu sangue orc, Gladiolus possui visão no escuro e na penumbra, consegue ver na penumbra até 18 metros como se estivesse em luz plena, e na escuridão como se fosse penumbra. Não pode discernir cores, apenas tons de cinza.

Menacing. 

Possui proficiência na perícia de intimidação.

Relentless Endurance. 

Quando reduzido a 0 pontos de vida, mas não morto, Gladiolus pode optar por ficar com 1 ponto de hp ao invés disso. Ele não pode usar esta característica novamente até finalizar um descanso longo.

Savage Attacks. 

Quando acerta um crítico com uma arma corpo-a-corpo. Gladiolus pode rolar um dado de dano da arma a mais e adicionar o dano extra ao acerto crítico.

Languagens. 

Gladious fala, lê e escreve Comum e Orc.



Antecedente: Mercenário Veterano

  • Skill Proficiencies: Atletismo, Persuasão

  • Tool Proficiencies: Um tipo de jogo, Veículos terrestres.

  • Equipment: Um uniforme de sua companhia (traveler 's clothes), insígnia de seu rank, um kit de jogo a sua escolha, uma algibeira contendo 10 po.


Backgrounds Feature: Vida Mercenária.

Você conhece a vida mercenária como apenas alguém que a experimentou . Você é capaz de identificar empresas mercenárias por seus emblemas e sabe um pouco sobre essas empresas, incluindo quem as contratou recentemente. Você pode encontrar as tabernas onde os mercenários moram em qualquer área, desde que você fale o idioma. Você pode encontrar trabalho mercenário entre aventuras suficientes para manter um estilo de vida confortável (consulte "Praticando uma profissão" em "Atividades de inatividade" no capítulo 8 do Livro do Jogador).

Interações e Explicações.

Raça

Gladiolus aqui é representado como um Meio Orc graças a:

  • Combinação de “Savage Attacks” com crítico brutal do bárbaro + divine smite conseguem aplicar um dano massivo ideal pro posicionamento de Gladiolus como tank.

  • Relentless Endurance garante uma sobrevida ao estado de fúria que pode ser muito bem utilizado nos níveis médios e finais.

  • Darkvision é um fator bom para alguém que tem que proteger um alvo específico, mas que muitas vezes é ignorado.


Antecedente

Foi escolhido o Antecedente Mercenário veterano porque: 

  • Nobre (cavaleiro) que seria mais próximo de sua versão original. 

  • Garante poucos benefícios e a passiva acaba descaracterizando o personagem.

  • O Mercenário veterano garante uma vantagem para qualquer grupo que tentar atacar o seu time. Trazendo fácil reconhecimento e o tornando mais útil em ambientes como cidades.

Classe

O primeiro nível foi escolhido para ser de Paladino da Coroa pelos seguintes mecânicos:

  • Cobrir a C.A. baixa inicialmente;

  • Detecção de undeads, que são recorrentes em níveis baixos;

  • Cura independente de magia.


Já os motivos narrativos são os seguintes:

  • A família Amicitia por tradição já serve à coroa do reino de Lucis.

  • Gladiolus desde o início foi treinado formalmente para servir como escudo do futuro rei do reino de Lucis.

  • A família real é constituída majoritariamente de feiticeiros divine soul e hexblade warlocks, fazendo com que a ligação divina se encaixe com a linhagem de feiticeiros do reino de Lucis.


Subclasse

A subclasse escolhida é a do Juramento da coroa, porque ele não luta por ideais ou vingança, mas sim pela família real.


Os motivos mecânicos são:

  • Magia Warding Bond no lvl 5, escolhendo um alvo para ser o protetor.

  • Canalizar divindade com forte proteção para vários aliados.


Multiclasse

Já a segunda classe é a de Bárbaro. Que garante um aspecto mais bruto e resistente ao personagem e será utilizado como maior parte da build, conseguindo manter-se na luta usando recursos como canalizar divindade, divine smite e lay on hands, mesmo em fúria, já que estes não são magia.


Subclasse

A subclasse escolhida foi a de ancestral guardian, uma subclasse que utiliza do potencial do bárbaro como frontline para compartilhar com aliados de sua defesa com recursos como spirit shield e ancestral protetores.


Talentos:

Orcish Fury: garante +1 em força ou constituição.
Garante 1 dado adicional de dano e acrescenta-se ao ataque, recarregando este uso em um descanso curto ou longo, bom para juntar se ao Reckless Attack do bárbaro e Divine Smite juntamente com o Brutal Critical no fim da build.
Além disso, ele aumenta a quantidade de dano possível permitindo após o Relentless Endurance do meio orc causar um ataque adicional.

Sentinel: Consegue parar uma criatura em um AdO compensando sua falta de range, fazendo com que não cheguem nos membros mais frágeis do grupo.
Também consegue causar AdO mesmo com ação de disengage, em criaturas esguias como goblins e ladinos.
Além disso, também pune o adversário a uma distância corpo a corpo para atacar algum outro alvo senão você.

Tough: Aumenta a quantidade de hp do personagem = 2x o nível, podendo no nível 20 garantir até 40 de hp além do que o personagem já teria.


  • Observação: Talentos são um recurso opcional, converse com seu mestre/narrador antes de usar. 

     

     

    Progressão da Build: 

     


     

    Lvl 1: Divine sense e Lay on Hands constituem o primeiro nível de paladino, entretanto a quantidade de usos de divine sense é definida pelo modificador de carisma que para esta build não importava muito então acaba que é +1 mesmo.

    Lvl 2: Spellcasting e Estilo de Luta: Great Weapon Fighting ou Interception.
    Se seu mestre utiliza as regras variantes de Tasha, no lvl 4 provavelmente você poderá trocar o estilo de luta caso não te agradar, então recomenda-se para o papel de proteger os aliados ou de interceptar, que não necessita necessariamente de um escudo, mas sim de uma arma marcial. 

    Como no lvl 6 de bárbaro já terá uma característica parecida, pode-se optar também por algo mais ofensivo, ou trocar no nível 4 para Luta com armas grandes.

    Lvl 3: Divine Health e Sacred Oath of Crown.
    A saúde Divina é de grande utilidade em campanhas low fantasy, já o Juramento da Coroa possui os dogmas: Lei, Lealdade, Coragem e Responsabilidade.
    Mas mecanicamente o que importa é as 2 opções de canalizar divindade. 

    Champion Challenge que ao falhar em um ST de wisdom, impede que inimigos se afastem mais do que 9 metros de você.
    Enquanto o Turn the tide cura qualquer aliado em 1d6+carisma (1) em até metade da vida deles.

    Lvl 4: Aumento de Constituição (+2) tanto para a vida, como para concentração de alguma magia ou até mesmo a CA como bárbaro.

    Lvl 5: Extra Attack

    Lvl 6: Multiclasse em Bárbaro.
    Começa aqui como bárbaro conseguindo Rage e Defesa sem armadura. Perde-se 1 de CA utilizando defesa sem armadura, mas logo se recupera no lvl 4 de bárbaro. Fora que as vantagens de Rage conseguem fazer não sentir tanto a falta da armadura.

    Lvl 7: Danger Sense e Reckless Attack
    Danger Sense se prova muito útil contra bola de fogo e outros efeitos que precisem de destreza (que não é muito alta por sinal.) 

    Reckless Attack é onde os olhos brilham e começa a busca pelo crítico. Uma vez que é muito melhor você tomar um crítico e dar um de volta com 1 dado a mais de dano, divine smite e +2 da fúria do que apenas acertar golpes normais.

    Lvl 8: Primal Path do Ancestral Guardian
    Escolhe-se aqui o caminho do Ancestral Guardian, que ao atacar um inimigo ele tem desvantagem contra qualquer outro alvo senão você, tornando (se o inimigo tiver wisdom baixa) uma combinação poderosa entre canalizar divindade (Champion Challenge) + Bárbaro Ancestral Guardian.

    Lvl 9: Aumento de Constituição (+2)
    Agora a CA já é a mesma de quando se usava armadura e possui mais vida e concentração.

    Lvl 10: Fast Movement (+3m de deslocamento sem armadura)

    Lvl 11: Característica do Caminho Primal (Spirit Shield).
    Como dito neste nível o estilo de luta interception fica obsoleto pois agora você pode com sua reação cortar 2d6 de dano causado a um aliado e futuramente direcioná-lo ao atacante.  (3d6 no lvl 10 e 4d6 no lvl 14)

    Lvl 12: Feral instinct e Instinctive Pounce.

    Feral instinct garante vantagem em rolagens de iniciativa e corta efeitos de surpresa se a primeira ação do turno for entrar em fúria.

    Instinctive Pounce é uma característica opcional do Tasha.  Onde como parte da ação bônus para entrar em fúria, pode mover-se metade do deslocamento.

    Lvl 9: Aumento de Força (+2) 

    Lvl 14: Brutal Critical. (2 dados (1 dado racial))
    Neste ponto pela característica racial Gladiolus já estaria tecnicamente 4 níveis a frente, pois já consegue somar 2 dados extras ao crítico, graças a raça Meio-Orc.

    Lvl 16: Relentless Rage. Este é um mecanismo para manter-se de pé e em fúria, que combina muito bem com relentless endurance dos meio-orcs. Podendo usar relentless rage enquanto der e caso falhe, use relentless endurance para permanecer.

    Lvl 17: Aumento de Força (+2) 

    Lvl 18: Crítico Brutal (3 dados (1 dado racial))

    Lvl 19:  Vengeful Ancestors. 

    Como já foi dito, neste ponto além de Spirit Shield negar 4d6 de dano enquanto o estilo de luta interception nega apenas 1d10. Ele devolve o dano agora para o atacante.

    Lvl 20: Persistent Rage.

    Agora a fúria só termina com Gladiolus inconsciente (o que convenhamos é bem difícil de acontecer).


    Magias Recomendadas de Paladino:

     


     

     

    Conceito da Build: 

  • O propósito desta build foi designada para criar um tank para o grupo que está sendo montado até o fim do mês com 4 personagens.

  • Foi visando torná-lo um combatente não tão dependente de magia, mas que vai além de dar dano e tankar somente ataques designados a ele.

  • Mesmo os níveis de paladino sendo poucos se torna efetivo uma vez que abre um leque de recursos que complementa muito bem o bárbaro.

  • O personagem é voltado para campanhas low fantasy com poucos recursos.


Prós e Contras:

Prós

Contras

Alta constituição, fúria e cura permitem mitigar boa parte do dano que recebe.

Baixo carisma impactando muito em seus saving throws e CD em magias.

Praticamente independente de feats.

CA baixa tornando um alvo fácil, ainda mais com Reckless attack

Ataque com alto dano e potencial crítico 

Range curta, se alguém passar por ele e chegar na retaguarda

Atinge seu ápice de constituição no nível 8 então possui possivelmente o máximo de vida possível para um personagem.

Baixa inteligência, sabedoria, e carisma mínimo o tornam suscetível a ataques mentais e magias.



Nenhum comentário:

Postar um comentário