Bom Dia, Ótima Tarde e uma perfeita noite. Hoje nós da Rolando Dragões, como sempre, viemos trazendo uma novidade para os amantes de Dungeons & Dragons.
Hoje estarei aproveitando a raça do meio elfo da marca da detecção (Eberron), mas desta vez, usando seu potencial máximo como uma raça sensitiva e atenta. Uma vez que semana passada foi usada como homenagem, então sinto que compensaria esta raça, sua versão mais potente. Essa build foi feita para servir tanto como função de guarda, como investigativa, perfeita para campanhas de exploração, e tendo em vista o lançamento de “Candlekeep Mysteries”. Arriscaria que é uma boa aposta também para aventuras com uma pegada mais de mistério. Sem mais delongas, a build daquele que vê tudo, e descobre todos os segredos ocultos.
Explicando em passos a interação da build:
Os status da personagem meio elfo foram feitos pelo sistema de compra de pontos:
Primeiramente, o Elfo (marca da detecção) tem 1d4 extra para testes de intuição e investigação, sendo intuição muito usada na build como mecânica base para o resto.
Esta sub-raça ainda por cima ganha o uso de 1 vez por descanso longo as magias detectar magia e detectar veneno e doença. Como magias raciais, além de no nível 3 conseguir usar ver invisibilidade com essa característica racial, tornando-a bem econômica em spell slots viabilizando assim o warlock, uma vez que estas magias são bem situacionais.
O antecedente city watch (investigator) potencializa e faz bom uso de suas principais perícias favorecidas pela raça, além de dar uma utilidade urbana e gancho de história perfeita. Dando como passiva um relatório geral sobre ações criminosas na cidade.
A escolha do patrono hexblade é puramente por uma questão de economia de pontos de status, sendo viável qualquer outro para a proposta, uma vez que as invocações usadas são comuns a todas as subclasses.
O pact boom do warlock escolhido também foi por questão meramente utilitária do pacto da corrente e o uso de familiares para ajudar na investigação.
Questão de que armadura usar, o ladino recebe uma armadura de couro padrão, fazendo que com sua destreza mediana seja fácil de acertar, o hexblade possui proficiência com armaduras médias, mas se conseguir uma for difícil, recomenda-se o uso da invocação shadow armor apenas como paliativo enquanto procura-se uma.
Observação: Talentos são um recurso opcional, converse com seu mestre/narrador antes de usar.
Progressão da Build:
Lvl 1 como ladino este personagem é muito frágil, fazendo que ataques a distancia ou de arremesso sejam a opção mais segura.
As expertises recomendam-se intuição e percepção, a intuição será muito usada na mecânica da subclasse de ladino, já a percepção é porque mais do que se esconder, o personagem precisa que não possam se esconder dele, além de aumentar a percepção passiva.
Já no lvl 2 cria-se a estratégia de atacar com a ação e esconder-se com a ação bônus.
No lvl 3 é quando o personagem começa a entrar no molde do que queremos que seja com a subclasse do ladino inquisitivo. Conseguindo :
Resultado mínimo de 16 numa checagem de insight(+7 +1d4) para detectar mentiras.
Usar percepção(+7) ou investigação(+5+ 1d4) como ação bônus.
Insightful Fighting: usar insight(+7 + 1d4) para checar os pontos fracos de uma criatura, ganhando sneak attack sem precisar de vantagem por 1 minuto.
No nível 4 aumenta-se o carisma porque a partir do nível seguinte como hexblade, o ataque permite o uso de carisma nas rolagens de ataque e dano, uniformizando assim o dano físico e mágico.
No nível 5 como hexblade você passa a ter proficiência com armaduras médias e armas marciais, bem como usar carisma em ataque e dano armado.
Ainda no nível 5 uma mecânica nova é a hexblade curse, que garante um bônus igual a proficiência e critico de 19-20 contra a criatura alvo, criando assim o passo a passo do combate sendo :
1° turno: hexblade curse (bônus action) > ataque (1d20+6)dano (dano da arma+3 carisma + 3 proficiência);
2° turno: insightful fighting contra a criatura > ataque (1d20+6), dano (dano da arma+3 carisma + 3 proficiência + 2d6 sneak attack)
3° turno: magia hex > ataque (1d20+6), dano (dano da arma+3 carisma + 3 proficiência + 2d6 sneak attack + 1d6 hex)
No nível 6 começa-se a usar as invocações do warlock, recomenda-se devil sight & eldritch mind, já que a sua constituição não é lá essas coisas para concentração de Spells. Caso ainda não tenha uma armadura média pode ser shadow armor só pra tentar não morrer cedo.
No nível 3 ganha se o pact boom do warlock oq em geral não faz muita diferença porque as invocações usadas como já dito, são comuns a qualquer warlock. Mas por utilidade, vai a do pacto da corrente, pela utilidade de um familiar numa dungeon ou investigação. Ainda mais necessário se não pegou devil sight pela necessidade do shadow armor.
No nível 4 novamente aumenta-se o carisma, aumentando seu bônus de ataque e dano para +4, e seu CD de magia para 15.
No nível 5 de warlock começa-se a ter Spells de 3 nível e + 1 invocação, recomenda-se já nesse ponto eldritch sight, uma vez que com dispel magic e counterspell a postos e detect magic sempre ligado, dificilmente se é surpreendido por meios mágicos.
No nível 6 de warlock passa-se a ficar em uma posição mais confortável como atacante ranged, uma vez que o alvo foco de sua hexblade curse e hex morrer, além de se curar, (se for humanóide), você pode invocá-lo como espectro, auxiliando no seu papel como atacante de um alvo isolado.
No nível 7 de warlock consegue-se magias de 4° nível, além de +1 invocação, que agora disponível, recomenda-se ghostly gaze, permitindo visão de raio x por 1 minuto ativável 1 vez por descanso curto ou longo.
Daí em diante retoma-se a carreira de ladino inquisitivo até o lvl 11 onde consegue-se o famigerado “reliable talent”, fazendo com que o mínimo que se tenha de resultado no seu insight seja de (28).
Magias Recomendadas:
Conceito da Build:
O propósito desta build foi a construção de um batedor especializado em avaliar as fraquezas do inimigo, o terreno e armadilhas, além de ser um bom detetive em ocasiões sociais e que não pudesse ser contornado facilmente pelo uso de magia.
O motivo de ter feito uma build para isto ao invés de escolher simplesmente pelo ranger scout (batedor) é que chega-se a um ponto do jogo onde você é facilmente sobreposto por conjuradores que não querem que você saiba algo.
Essa build foi feita para compensar a falta de dano deste ladino com sua utilidade em dungeons e cidades.
Este é um personagem frágil que tem dificuldade em sobreviver ao primeiro tier, voltado para campanhas intermediárias ou longas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário