quarta-feira, 10 de fevereiro de 2021

Wartificer Build para D&D5e (Fighter/Artificer)

 

Bom Dia, Ótima Tarde e uma perfeita noite. Hoje nós da Rolando Dragões, como sempre, viemos trazendo uma novidade para os amantes de Dungeons & Dragons.

 

 

Hoje queremos apresentar a construção de uma build de personagem de RPG para o jogo de Dungeons & Dragons, 5° edição. Este foi pensado para ser um tank de guerra que combina a famigerada build de guerreiro warforged pra ter 20 de CA lvl 1, e faz ele chegar ao ápice da arte de tankar tendo Spells muito úteis para a frontline, ainda sim tendo alguns ataques à distância, e conseguindo trabalhar em itens mágicos fora de batalha, seu desenvolvimento é feito para campanhas com ritmo de luta frenético e poucos descansos longos. Com vocês, o Artifice da Guerra, o Wartificer.

 

Explicando em passos a interação da build:
  • Os status do personagem foram feitos pelo sistema de compra de pontos:

  • O personagem é um warforged o que faz que ele não precise comer, beber ou dormir, servindo como um guarda perfeito e autômato.

  • O nível 1 é escolhido como de guerreiro para já obter os benefícios de CA, tem um dado de vida maior e Second wind que dá uma durabilidade maior sem precisar de magia, além de ser recarregado em descanso curto.

  • A Multiclasse com Artifice recomenda-se o mais cedo possível para utilizar o potencial total dessa inteligência que já é alta no começo, enquanto o cavaleiro arcano só faria uso dela nível 3, no 3° nível desse personagem já possui dois slots de magia lvl 1 e dois truques de ataque a distância.

  • No nível 3 ainda, o wartificer conta com infusões no escudo e na armadura tornando ambos +1 obtendo 24 de CA.

  • No primeiro Incremento de habilidade faz se híbrido de +1 em inteligência e constituição pois se acrescentasse +2 em inteligência até o 20, teria o desperdício de 1 ponto, e esse ponto fora de constituição ou inteligência não melhora em nada a build.  Logo, pensamos em dar +1 em con. e int. pois no próximo acrescenta o talento durável que melhora e muito o desempenho em descansos curtos ganhando os seguintes benefícios:

    • Aumento do valor de constituição em 1 até o máximo de 20;

    • Quando você rolar um Dado de Vida para recuperar pontos de vida, o valor mínimo de pontos de vida que você recupera dessa rolagem será igual a duas vezes seu modificador de Constituição (mínimo de 2).

O que no fim da build torna o mínimo de 10 para recuperar de dados de vida nos d8 e d10 que o personagem possui.

  • A conjuração do Cavaleiro arcano/Eldritch Knight é um pouco complicada pois ele é apenas 13 conjurador e apenas em certos níveis pode pegar magias que não sejam de abjuração ou evocação, por isto a magia de 2° nível “lâmina sombria/shadow blade” está com parênteses, pois só é possível pegar no 7° nível desta classe.

  • A subclasse de Guerreiro escolhida foi a do cavaleiro arcano pois as outras apesar de fazerem utilização de inteligência, é a única que realmente faz uso de magias, podendo aliviar a carga de escolha de magias da classe do artífice, deixando mais livre para magias situacionais.

  • A subclasse de Artifice escolhido é a do armoreiro por seu potencial defensivo, bem como uma armadura versátil e que possui ataques com o uso do status de inteligência, além de aumentar o número de infusões possíveis na armadura.

  • A magia shield é mais pro caso de mísseis mágicos e também por capricho pra chegar a 26 de CA.

  • A build termina com 9 níveis das duas classes porque a partir daí, vai de cada um suas prioridades:

    • O artifice no nível 10 aumenta seu limite de sintonização com itens mágicos para 4, além de precisar de apenas 14  tempo e dinheiro que seriam necessários para fazer itens mágicos. E no nível 11 aprende a armazenar magias em armas. 

    • O cavaleiro arcano no nível 10 aprende golpe místico/eldritch strike que após um golpe com arma dá desvantagem em um Saving Throw contra uma magia que você conjurar até o fim do seu próximo turno, já nivel 11 apreende Ataque extra (2) que faz até 3 ataques por ação.

  • No fim de tudo temos um tank que nível 10 de artificer chega a 22 de armadura natural, 27 com a magia shield. Com ataques à distância e que não pode ser desarmado ou ter sua armadura retirada caso não permita. Com magias de utilidade e que é voltado para o combate mesmo em tempo de descanso.

  • Observação: Talentos são um recurso opcional, converse com seu mestre/narrador antes de usar.

Progressão da Build:

Magias Recomendadas:


Conceito da Build:

  • Um personagem suporte que atua na linha de frente.

  • O Wartificer é um autômato feito para batalhas constantes e frenéticas.

  • Sua alternativa para causar dano é tanto com arma corpo a corpo utilizando o gauntlet da armadura que dá 1d8+ int de dano trovejante, bem como cantrips de longo alcance como firebolt/ray of frost.

  • Este personagem se destaca em lutas corpo não como quem vai dar toneladas de dano, mas fazendo cada ataque nele ser um ataque desperdiçado, enquanto usa magias como fogo das fadas que dá vantagem para o time inteiro.

  • Com a CA e vida alta, as maiores fraquezas do personagem seriam testes de carisma e sabedoria, uma de suas maiores fraquezas é que o recurso “indomável” só é pego quase no lvl 20

  • Esta build foi feita para mesas não tão tradicionais, uma vez que só agora saiu no “caldeirão opcional de tasha” ainda sim utilizamos apenas materiais oficiais. Talentos sempre são opcionais, mas nesta build recomenda-se fortemente o talento “durable/resistente”, pois além de dar uma sustentabilidade bem maior para descansos curtos, conserta a matemática dos pontos de status.


Prós

Contras

Alto HP e CA

Fraco contra controles de grupo de sabedoria e carisma

Utilidade para o combate mesmo fora de combate

Baixo nível de conjurador

Tem ferramentas versáteis para todas as ocasiões

Horrível em cenários políticos (sério, na hora de falar com o nobre fique quieto)

Bom a curta e média distância

Como atacante deixa a desejar

Bom para cenários de guerra

Além de sabedoria baixa, não possui darkvision, então peça como vigia.



Nenhum comentário:

Postar um comentário