quarta-feira, 20 de abril de 2022

D&D Build The Batman


 


The batman

Introdução

Após aproximadamente 1 mês do lançamento do Filme The Batman, algumas pessoas podem estar com vontade de exportar esse lado detetive do homem morcego para mesas de D&D, voltado para este intuito estarei viabilizando a adaptação de um detetive marcial e versátil.


Conceito

O maior detetive do mundo, este é um conceito que o Batman no universo cinematográfico dos últimos anos deixou de lado, e agora voltou com tudo no novo filme, muitas vezes em campanhas mais investigativas você deve conseguir se virar, mas também sem ser um peso morto no combate.

Bibliografia:

Raça:

O Humano (Variante) aqui usado foi retirado do livro: “Player’s Handbook”.

Background:

O Investigator aqui usado foi retirado do livro: “Van Richten’s Guide to Ravenloft”.

Classes:

A classe “Inquisitive Rogue” está presente no livro “Xanathar’s Guide to Everything” enquanto o “Battlemaster Fighter” está no livro “Player’s Handbook”.

Feat:

O talento “Observant” está presente no livro “Player’s Handbook”.

Status

Os status foram feitos via point buy com uma calculadora online, mas mesmo que sua mesa não use o point buy, a ordem de prioridade permanece inalterada, sendo ela: DEX. > WIS. > CON. Tendo no mínimo DEX. Igual a 13. Para viabilizar multiclasse.

O feat Observant concede +1 em INT ou WIS.

Todos os ASI’s possuem ordem variável, podendo variar de caso para caso. Além de wisdom ser uma questão de prioridades, para teste de Perception e insightful fight. Se quiser pode investir todo o resto em CON e a build vai funcionar do mesmo jeito.

Raça

Seus status básicos possuem +1 em 2 status quaisquer, além de 1 feat (observant), +1 skill (Intimidation) e +1 language (undercommon).


Background

Investigator é um background que garante acesso facilitado a lugares e conseguir determinadas informações. Recebe proficiência com as ferramentas: de disfarce e de ladino. 


Além de proficiência com 2 skills entre: Insight, Investigation ou Perception. 


Como equipamento você recebe: Uma lente de aumento, evidência de um caso passado (escolhe ou role uma da tabela de Horror Trinkets), um conjunto de roupas comuns, e 10 gp.


Feat

Observant:

  • Aumente seu valor de INT ou WIS em 1, até o máximo de 20.

  • Se você puder ver a boca de uma criatura enquanto ela fala um idioma que você compreende, você pode interpretar o que ela está dizendo ao ler os seus lábios.

  • Você tem +5 de bônus nos seus valores passivos de Sabedoria (Percepção) e Inteligência (Investigação).

Interações

Observant + Expertise + Reliable talent 

Observant adiciona +5 na percepção e investigação passivas, enquanto expertise dobra o valor do bônus de proficiência, fazendo com que a percepção passiva mínima desde o lvl 1 (WIS: +2) seja 10+5+6= 21. Ao realizar uma rolagem, contando com Reliable talent do rogue o resultado mínimo no dado será de 10. Onde terá pelo menos +5 de proficiência, conferindo um total de +12 de bônus de proficiência nas rolagens, mesmo sem upar wisdom como atributo, tornando impossível um resultado menor que 22.  E uma percepção passiva neste ponto de 27.

 Expertise + Reliable talent + Insightful Fighting + Tactical Assessment.

Como inquisitive rogue, o personagem pode usar uma rolagem de insight para detectar as fraquezas de seus inimigos, conseguindo por 1 minuto conseguir sneaks attacks sem precisar de vantagem. 

Como já foi dito anteriormente, expertise em insight o personagem consegue ter no mínimo no lvl 3. +6 em rolagens, e 21 de insight passivo

Em somatório com estas rolagens, o Fighter battlemaster consegue usar em rolagens de Insight, Investigation ou History e adicionar +1d8.

Skills: você recebe +1 skill racial do Humano Variante (Intimidation), +2 de background Investigator (Investigation, Insight), +4 no primeiro lvl de Rogue (Perception, Stealth, Deception, Athletics), +2 expertises ainda como Rogue (Insight, Perception) +1 no primeiro lvl de Fighter (History). 

Classes:

Rogue:

O primeiro nível é de Rogue, recebendo 4 skills, Sneak attack(1d6) e Thieve’s cant, que representará sua vivencia com a criminalidade, conhecendo suas gírias e jargões, facilitando seu trabalho como investigador.

O segundo lvl de rogue é representado pelo Cunning action, uma trait que lhe concede uma versatilidade maior na economia de ações, permitindo usar as ações de dash, hide e disengage em ações bônus

No terceiro lvl, além do Sneak attack passar para 2d6. Você recebe 3 traits:

Ear for Deceit: você trata dados para teste de insight com o intuito de detectar mentiras como um mínimo de 8, obtendo um resultado mínimo de 14.
Eye for Detail: Você pode rolar testes de Perception e Investigation como parte do cunning action (em ação bônus).
Insightful Fighting: Como uma ação bônus, você pode fazer um teste de Sabedoria (Intuição) contra uma criatura que você possa ver que não esteja incapacitada, contestada pelo teste de Carisma (Enganação) do alvo. Se você for bem sucedido, você pode usar seu Ataque Furtivo contra aquele alvo mesmo se você não tiver vantagem na jogada de ataque, mas não se você tiver desvantagem nisso.

Este benefício dura 1 minuto ou até você usar com sucesso este recurso contra um alvo diferente.

 “Com isso dá pra perceber que o modo operandis do Batman se trata de dividir e conquistar, separando os alvos mais frágeis e usando seus sneaks attacks de forma segura com um combate voltado pro estilo mais defensivo.”

No lvl 5 de rogue o Sneak attack passa para 3d6. Além de receber a trait Uncanny dodge.
Uncanny Dodge: Quando um inimigo que você possa ver o acerta com um ataque, você pode usar sua reação para reduzir pela metade o dano sofrido.

No lvl 6 de rogue o personagem recebe +2 expertises (Investigation, Stealth)

Lvl 7: Sneak attack passa para 4d6 e recebe-se a trait Evasion:
Evasion: Quando você for alvo de um efeito que exige um teste de resistência de Destreza para sofrer metade do dano, você não sofre dano algum se passar, e somente metade do dano se falhar.

Lvl 11: Sneak Attack de 5d6 + trait: Reliable talent 

Reliable Talent: Toda vez que você fizer um teste de habilidade no qual possa adicionar seu bônus de proficiência, você trata um resultado no d20 de 9 ou menor como um 10.

Fighter:

No lvl 1 de Fighter recebe-se um Fighting Style (unarmed Fighting) onde se estiver com uma mão livre, seu ataque desarmado passa para 1d6+STR(1). Além disto, alvos agarrados pelo personagem recebem 1d4 de dano concussivo no começo do turno.

“este é somente por flavor, então queria que o batman não dependesse exclusivamente de suas armas, mas também tivesse acesso a combate corpo a corpo”

Além disto recebe-se a trait: Second Wind, onde o personagem 1x por descanso pode recuperar 1d10+ Fighter lvl de hp.

No lvl 2 de Fighter recebe-se a trait action surge;

Action Surge: 1 vez por descanso você pode no seu turno realizar uma nova ação.

No lvl 3 de Fighter escolhe-se a subclasse de Battlemaster, onde se recebe proficiência com uma ferramenta de artesão: Tinkering Tools foi escolhido como uma emulação do cinto de utilidades. 

Além disto recebe-se a trait: Superioridade em Combate,

Superioridade em Combate: Você aprende manobras que são abastecidas com dados especiais chamados dados de superioridade.

Manobras. Você aprende três manobras, à sua escolha (Disarming Attack, Tactical Assessment, Menacing Attack) que são detalhadas em “Manobras”, a seguir. Muitas manobras aprimoram um ataque de várias formas. Você só pode usar uma manobra para ataque.

Você aprende duas manobras adicionais, à sua escolha, no 7°, 10° e 15° nível. A cada vez que você aprende uma nova manobra, você pode substituir uma manobra conhecida por uma diferente.

Dados de Superioridade. Você tem quatro dados de superioridade, que são d8s. Um dado de superioridade é gasto quando você o usa. Você recupera todos os dados de superioridade gastos quando terminar um descanso curto ou longo.

Você adquire outro dado de superioridade no 7° nível e mais um no 15° nível.

Teste de Resistência. Algumas das suas manobras exigem que o alvo realize um teste de resistência contra o efeito da manobra. A CD do teste de resistência é calculada a seguir: CD para suas manobras = 8 + bônus de proficiência + seu modificador de Força ou Destreza (à sua escolha) (nesse caso Destreza)

No lvl 5 de Fighter: Extra attack

No lvl 7 de Fighter você aprende +2 manobras (Ambush, Quick Toss) como já dito acima, além disso recebe +1 dado de superioridade como também já foi dito. Adicionalmente, você ganha a trait Know your Enemy;

Know your Enemy:

Se você gastar, pelo menos, 1 minuto observando ou interagindo com outra criatura fora de combate, você pode aprender certas informações sobre as capacidades dela comparadas às suas. O Mestre conta a você se a criatura é igual, superior ou inferior a você a respeito de duas das seguintes características, à sua escolha:

  • Valor de Força

  • Valor de Destreza

  • Valor de Constituição

  • Classe de Armadura

  • Pontos de Vida atuais

  • Nível total de classe (se possuir)

  • Níveis da classe guerreiro (se possuir)

Manobras:

Ambush. Quando você faz um teste de Destreza (Furtividade) ou um teste de iniciativa, você pode gastar um dado de superioridade e adicionar o dado ao teste, desde que não esteja incapacitado;

Disarming Attack.  Quando você atingir uma criatura com um ataque com arma, você pode gastar um dado de superioridade para tentar desarmar o alvo, forçando-o a derrubar um item, à sua escolha, que ele esteja empunhando. Você adiciona o dado de superioridade a jogada de dano do ataque e o alvo deve realizar um teste de resistência de Força. Se fracassar, ele derrubará o objeto escolhido. O objeto cai aos pés dele;

Menacing Attack. Quando você atingir uma criatura com um ataque com arma, você pode gastar um dado de superioridade para tentar amedrontar o alvo. Você adiciona seu dado de superioridade a jogada de dano do ataque e o alvo deve realizar um teste de resistência de Sabedoria. Se falhar, ele ficará com medo de você até o final do seu próximo turno.

Quick Toss. Como uma ação bônus, você pode gastar um dado de superioridade e fazer um ataque à distância com uma arma que tenha a propriedade de arremesso. Você pode sacar a arma como parte deste ataque. Se você acertar, adicione o dado de superioridade à jogada de dano da arma;

Tactical Assessment.  Quando você faz um teste de Inteligência (Investigação), Inteligência (História) ou Sabedoria (Intuição), você pode gastar um dado de superioridade e adicionar o dado de superioridade ao teste de habilidade;


Build detalhada do lvl 1 ao 20:

Pontos fortes e fracos:

Forças:

  • Autoconservação (Uncanny dodge + Second wind);

  • Alto dano;

  • Alta utilidade;

  • Economia de ação alta;

  • Percepção Passiva absurdamente alta desde o lvl 1;

  • Grande quantidade de ASI’s tendo um bom crescimento.

Fraquezas:

  • CA baixa para um Fighter, alta para um rogue;

  • Depende de item mágico (ao menos uma adaga +1) para encaixar todo o dano;

  • Constituição baixa, tornando frágil a curta distância até conseguir o feat tough.

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