quarta-feira, 9 de março de 2022

D&D 5e Build - Canivete Suíço - Todas as 18 Perícias

 


Olá a todos, hoje nos do Rolando Dragões apresentamos a nossa build de Changeling que consegue todas as perícias do jogo.


Exemplo rápido para construção de personagem:

 
Swiss Knife

Introdução

Como hoje eu estava sem ideias implementar uma build que já disse que era possível a algum tempo, mas nunca realmente provei colocando em papel. Um personagem que é mecanicamente impossível tirar menos que 15 em qualquer teste de habilidade e possui proficiência em todas as 18 skills do jogo, além de 9 expertises.

Conceito

A ideia em si pode ser resumida como um personagem utilitário, conseguindo se virar no combate, mas este não sendo exatamente seu ponto de destaque, mesmo sua subclasse como rogue e bardo não são voltados para o combate, e sim para ajudar o grupo nas mais variadas funções. Conseguindo ser útil, mas perdendo um pouco de foco, ganhando assim seu título/apelido de canivete suíço.

Bibliografia:

Raça:

O Changeling aqui usado foi retirado do livro: “Monsters of the Multiverse”

Background:

O Faceless aqui usado foi retirado do livro: “Baldur's Gate: Descent Into Avernus”, igualmente os outros 2 backgrounds recomendados:
“Charlatan” veio do “Player’s Handbook”;
“House Agent” de “Eberron: Rising from the Last War”


Classes:

A classe “Scout Rogue” está presente no livro “Xanathar’s guide to Everything” enquanto o “Lore Bard”  está presente no livro “Player’s Handbook” .

Feat:

O talento “Skilled” está presente no livro “Player’s Handbook”.
Enquanto o talento “Skill Expert” está presente no livro “Tasha’s Cauldron of Everything”.


Status

Os status foram feitos via point buy com uma calculadora online, mas mesmo que sua mesa não use o point buy, a ordem de prioridade permanece inalterada, sendo ela: DEX. > CHA. > CON. Tendo no mínimo DEX., e CHA. Iguais a 13. Para viabilizar multiclasse. (usei cha+2 por não concordar com o sistema novo da wizards, escolha própria, não se limite por isso).

Ainda que eu sempre diga que multiclasse e feats são recursos opcionais variando de DM para DM aqui será necessário a permissão de ambos.


Raça

“Com aparências em constante mudança, os changelings residem em muitas sociedades sem serem detectados. Cada changeling pode adotar sobrenaturalmente qualquer rosto que quiser. Para alguns changelings, um novo rosto é apenas um disfarce. Para outros changelings, um novo rosto pode revelar um aspecto de sua alma.

Os primeiros changelings no multiverso apareceram em Feywild, e a essência maravilhosa e mutável daquele plano permanece nos changelings hoje – mesmo naqueles changelings que nunca pisaram no reino das fadas. Cada changeling decide como usar sua habilidade de mudar de forma, canalizando o perigo ou a alegria de Feywild. Às vezes eles adotam novas formas por causa da travessura ou malícia, e outras vezes eles assumem uma nova identidade para corrigir erros ou alegrar os oprimidos.

Em sua verdadeira forma, os changelings parecem desbotados, suas feições quase desprovidas de detalhes. É raro ver um changeling nessa forma, pois um changeling típico muda de forma da mesma forma que outros podem trocar de roupa. Uma forma casual – criada no calor do momento, sem profundidade ou história – é chamada de máscara. Uma máscara pode ser usada para expressar um estado de espírito ou para servir a um propósito específico e depois pode nunca mais ser usada. No entanto, muitos changelings desenvolvem identidades mais profundas, criando personalidades completas com histórias e crenças. Um aventureiro changeling pode ter personalidades para muitas situações, incluindo negociação, investigação e combate.

Personas podem ser compartilhados por vários changelings; uma comunidade pode ser o lar de três changelings curadores, com quem estiver de plantão adotando a persona de Andrea, a médica gentil. Personas podem até ser passados ​​através de uma família, permitindo que um changeling mais jovem aproveite os contatos estabelecidos pelos usuários anteriores da persona.” -Mordekainen

+2 de CHA e +1 de DEX, foram escolhidos de status, já que os changeling são extremamente ligados voláteis quanto a sociedade em que vivem atualmente e esguios na maneira de desaparecer caso sua identidade seja revelada.

Shapechanger: Sendo a característica racial mais importante. O changeling consegue mudar seu corpo sem o uso de magia, podendo alterar características físicas de alguém que ele já tenha visto (por R.A.W. sou obrigado a dizer quem já tenha visto)

Podendo ser de tamanho medium ou small, desde que tenha o mesmo número de membros e também não altera suas roupas. Ele permanece nesta forma até que use uma ação para desfazer ou morra.
Vale lembrar que magias como moonbeam(2° lvl) revelam shapechangers, não sendo uma habilidade absoluta.

Creature type: Fey, isto conta com vantagens e desvantagens diversas, por exemplo contra algumas magias de lvl baixo como charm person, hold person, dominate person, o personagem é imune pois só afetam humanoides, entretanto existe outro lado como a magia protection against evil and good, ou as classes: juramento dos anciões, e rangers com fey como natural enemy são seus maiores algozes.

Changeling Instincts. É extremamente raro uma raça receber 2 proficiências como é o caso do changeling, usaremos isto a nosso favor, o personagem pode escolher entre Deception, Insight, Intimidation, Performance, ou Persuasion. Escolheremos Insight e Performance por questão de logica in lore, a sua transformação depende do quão bem ele consegue se passar por alguém/atuar e saber se está convencendo. 


Interações

Racial:

Shapechanger/Disguise Kit: A fraqueza do shapechanger diria eu, o fato de não poder alterar seu rosto ou membros, para isto afirmar algo que parece um tabu, o shapeshifting não inutiliza o kit de disfarces, na verdade o kit de disfarces complementa o shapeshifter, podendo com o tempo e recursos apropriados melhorar as roupas e talvez até falsificar um membro ou dois. Portanto equilibrar sua capacidade com algum dos 3 backgrounds a seguir é completamente recomendado: Faceless, House Agent (Phiarlan), Charlatan; 

Para usar desta vez faremos com o faceless, por estar potencializando o changeling, e narrativamente ele pode abrir diversas portas, além de não ser tão clichê como o rogue charlatan, ou ter a passiva tão padrãozinho quanto o Safe Haven do House Agent.

Skills: você recebe +2 skills raciais do Changeling (Insight, Performance), +2 de background Faceless(Deception, Intimidation),  +4 no primeiro lvl de rogue, conseguindo 8 proficiências no lvl 1.

Jack of All trades/Reliable Talent: Como foi dito logo acima, reliable talent não é aplicado aonde existe o jack off all trades, entretanto, isto não significa que é inútil. Já que ele suporta a build enquanto não possui todas as proficiências, que só são atingidas no lvl 8 (rogue4/bard4) ou 11 (rogue8/bard3). 

“Vale lembrar que Saving throws e rolagens de ataque não são Ability checks então jack off all trades não é aplicado neles, mas em rolagens de iniciativa sim, Fonte: Sage Advice Compendium 2.4, pagina 9, seção Ability checks.”

Expertises: Ao fim da build, o personagem terá as 18 proficiências do jogo, metade delas terão expertises, então já deixar que fica a gosto, mas mecanicamente dá pra colocar 2 em Perception e insight porque a wisdom do personagem não é muito alta e estas serão 2 skills fora do escopo de status (dex. e cha.) até que muito usadas, o resto pode ser investido em skills de destreza ou carisma tendo obrigatoriedade somente em performance e deception.


Classes:

Rogue:
O primeiro nível é de rogue pelas +4 proficiências sendo elas: Acrobatics, Perception, Stealth, Sleight of Hands. Somando com as anteriores: Insight, Performance, Deception, Intimidation, o rogue pode escolher 2 delas para ter expertise (bônus de proficiência dobrado). Recomenda-se Perception por ser muito usado e Performance/Deception pro disfarce.

No lvl 3 de rogue além de conseguir dificilmente ser alcançado em um combate corpo a corpo, graças a Cunning action ele irá poder se mover metade do deslocamento quando alguém chegar perto de você, (a partir do lvl 5 com uncanny dodge e futuramente no lvl 3 de bard com cutting words a reação do personagem começará a ficar bastante lotada) e além disto tudo, o personagem ganha a característica Sobrevivente, recebendo +2 proficiências já incluindo expertises: (nature, survival) Possuindo assim ao todo 10/18 das proficiências do jogo e 4 expertises.

No lvl 4 de rogue pega-se o talento “skilled” obtendo proficiência em: Athletics, Investigation, Persuasion. (13/18)

No lvl 6 ganha-se 2 expertises a mais;

No lvl 11 se consegue a feature: Reliable talent que nos ability checks aonde é somado seu bônus de proficiência (vale em expertises, mas não em jack off all trades.) Você pode tratar um 9 ou menor no dado como 10.

Bard:

lvl 1 de bard começa-se a ter acesso aos dados de inspiração e Spellcasting, além de receber proficiência com um instrumento e uma skill, que por motivos de lore recomendo ser a Arcana, totalizando 14/18 skills.


lvl 2 de bard entra o famigerado e tão falado aqui Jack of all Trades, uma feature de bardo que adiciona metade do seu bônus de proficiência (arredondado para baixo) em todas as skills que você não possua ainda proficiência (7).

lvl 3 de bard escolha o lore bard, aonde além de agora utilizar suas inspirações para diminuir rolagens inimigas, você terá acesso a +3 quaisquer skills: History, Medicine, Religion (17/18) e a +2 expertises.


lvl 4 de bard finaliza-se a ultima proficiência com o feat: Skill Proficiency, adquirindo +1 proficiência: Animal Handling, +1 expertise e +1 em um status.


lvl 6 de bard o lore bard pode aprender 2 magias de qualquer classe do jogo.


Build detalhada do lvl 1 ao 20:

Pontos fortes e fracos:

Forças:

  • Concentração absurdamente forte;

  • CA razoável;

  • Medidas de autoproteção física e mágica;

  • Utilidade dentro e fora de combate;

Fraquezas:

  • Concentração baixa;

  • Crescimento de status significantemente só depois do lvl 12;

  • Capacidades magicas baixas, tendo magias de terceiro slot muito tarde;

  • Recarga de inspiração bárdica muito alta até lvl 17, quase inalcançável;



Nenhum comentário:

Postar um comentário