quinta-feira, 24 de junho de 2021

Build para Dungeons and Dragons 5e – Vampire Hunter

 





Bom Dia, Ótima Tarde e uma perfeita noite. Hoje nós da Rolando Dragões, como sempre, viemos trazendo uma novidade para os amantes de Dungeons & Dragons. 

Finalizamos o mês do horror com uma criação própria, um caçador de vampiros à moda antiga (me abstendo de fazer um paladino porque seria fácil demais) feito especialmente para o cenário de Ravenloft.

Lembrando que nossas Builds e Monstros são exercícios mecânicos e criativos, não que não possam ser usados e sim são formas de explorar o jogo.



Status:

Os status do Vampire Hunter (Drow) foram feitos pelo sistema de compra de pontos, o tornando mecanicamente mais fraco, mas também mais acessível a todas as mesas.



Raça:

Fey Ancestry.

O Vampire Hunter possui vantagem em Saving Throws para ser enfeitiçado e não pode ser colocado para dormir por magia.


Keen Senses.

Proficiência em Perception.


Trance.

O personagem não precisa dormir, ao invés disso fica em um estado semiconsciente, por 4 horas no dia. 


Superior Darkvision. 

120 ft. na escuridão = penumbra; 120 ft. na penumbra = luz brilhante.


Sunlight Sensitivity.

Como drow o personagem possui desvantagem em ataques e testes de Perception quando ele, quem está atacando ou o objeto a ser percebido está sob luz solar direta.


Drow Magic.

O personagem conhece o truque dancing lights, quando atinge o 3° lvl aprende a magia faerie fire e pode conjugá-la uma vez ao dia. No 5° lvl aprende a magia darkness sob as mesmas circunstâncias, todas essas magias utilizam carisma como status para spellcasting.


Drow Training Weapon.

Proficiência com Rapiers, short swords, e hand crossbows.


Languages. 

O Drow fala,lê e escreve Comum e élfico.


Antecedente: Faction Agent

  • Skill Proficiencies: Insight, Deception.  

  • Languages: Undercommon, Infernal

  • Equipment: Um emblema de sua organização, uma cópia do texto seminal da facção (ou livro de códigos para facção), um conjunto de roupas comuns, uma algibeira contendo 15 po.


Background’s Feature: Safe Haven.

Você Como agente da facção você tem acesso a rede secreta de contatos e agentes que podem prover assistência em suas aventuras. Você sabe um conjunto de sinais secretos e senhas que você pode usar para identificar tais agentes, quem pode prover acesso a uma casa segura e secreta, um quarto vago ou assistência ao encontrar uma informação. Esses agentes nunca vão arriscar suas vidas por você ou revelar suas verdadeiras identidades.

Interações e Explicações.

Raça

  • Superior Darkvision garante um par de igualdade com undeads e criaturas da noite que o caçador irá encontrar. Hábitos noturnos e transe e um possível esconderijo com Safe Haven o fazem alguém que pode contornar sua sensibilidade ao sol e quem sabe até conseguir informações úteis para futuras caças. 


  • Ainda em Superior Darkvision, dancing lights é um truque a primeira vista inofensivo, mas que pode ser usado de emboscada ao falsificar um maior número de pessoas com tochas ou um humanoide falso, tal uso só se torna viável ao possuir uma darkvision com um alcance maior que seus adversários.


  • Fey Ancestry prova seu valor em vampiros e qualquer alvo que possa tentar o enfeitiçar, segurando as pontas enquanto não possui a magia de Protection from Evil and Good


Antecedente

O antecedente Faction Agent foi escolhido mais por características de utilidade e narrativa: 

  • Conseguir abrigo do sol e informações dos alvos. Além de facilitar no preparo contra criaturas mais inteligentes.

  • Linguagens infernal e undercommon se provam especialmente úteis em Underdark.


  • Insight e Deception o tornam úteis no ambiente urbano, mas também a um ponto de não ser manipulado tão facilmente em campanhas que geralmente envolvem um ambiente ambíguo e moralmente duvidoso. Ainda mais com oponentes como vampiros, lichs e o que mais precisar enfrentar.


Classe

O primeiro nível foi escolhido para ser de Guerreiro pelos seguintes mecânicos:

  • Maior defesa;

  • Maior versatilidade com armas;

  • Maior durabilidade em confrontos recorrentes (recursos recuperados em short rests).


Já os motivos narrativos são os seguintes:

  • Antes de se especializar em matar undeads, deve-se sobreviver e aprimorar seu próprio estilo de luta.

  • As pessoas nem sempre chegam a um DreadDomain por querer. (maioria dos casos), então o guerreiro o torna mais fácil de encaixar em qualquer background ou história possível.


Multiclasse

Já a segunda classe é a de Ranger. O que fornece uma das skills de ranger (survival), inimigo favorito e natural explorer para um terreno a sua escolha.


Subclasse

A subclasse escolhida foi Monsterslayer, que utiliza do conhecimento e experiência de lidar com criaturas de todo tipo de horror e origem, conseguindo se adaptar e aprender sobre durante o combate. 


Talentos Usados:

High Drow Magic: (detect magic at will, levitate, dispel magic)

Você aprende mais sobre magia típica dos elfos sombrios, o personagem pode usar detect magic a vontade, sem consumir spell slot. Também aprende levitate e dispel magic, cada uma destas pode ser conjurada uma vez ao dia sem gastar slot, recuperadas em descanso longo, carisma é a habilidade para conjurar as magias.

Deixar detect magic ligado 20 horas por dia quando não estiver se concentrando em outra magia torna bem mais difícil de ser enganado ou emboscado por meios mágicos, evitando assim um bom repertório de inimigos mais inteligentes. Da mesma forma dispel magic por mais que não tenha um carisma alto, já consegue adiantar em muito sua vida //

Alert

  • O personagem ganha um bônus de +5 em iniciativa

  • O personagem não pode ser surpreso enquanto está consciente.

  • Outras criaturas não ganham vantagem em ataques por não serem vistas por ele.

//Assim como Detect Magic estar ativo todo o tempo consciente, o fato de não ficar inconsciente enquanto transe e diminuir pela metade o tempo de sono. Alert o faz um perfeito guarda, bem como equilibra sua iniciativa, e neutraliza a vantagem de criaturas escondidas ou invisíveis.//

Progressão da Build: 




Lvl 1: Fighting Style, Second Wind

O estilo de luta escolhido foi o de duelismo, pois desta forma conseguirá manter seu dano com uma CA alta usando um escudo.

Second Wind não tem muito mistério, é uma mecânica de guerreiro que 1 vez por descanso curto você pode usar sua ação bônus para recuperar 1d10 + lvl de fighter de vida.

Lvl 2:Action Surge

Action Surge é uma mecânica onde você consegue realizar 1 ação extra no seu turno, recarrega em descanso curto ou longo

Lvl 3: Combat Superiority, Student of War

Combat Superiority: O personagem ganha 4d8 representando seus dados de manobra, são recuperáveis em descanso curto/longo. Também aprende 3 manobras.

Manobras:

  • Ambush: Usada para iniciativa e stealth.

  • Disarming Strike: boa contra um inimigo fortemente armado, aumenta o dano do ataque e ao falhar em um ST. de STR. o alvo larga um objeto aos seus pés.

  • Parry: diminui o dano de um ataque recebido no valor do dado +1 (dex)

 

Student of War: Proficiência com ferramentas de cartógrafo.

//Conhecer o terreno, entender o castelo de um vampiro/lich faz toda diferença na preparação das missões//

Lvl 4: Ability Score Improvement (+2 str)

// “...Se você não conhece nem o inimigo nem a si mesmo, perderá todas as batalhas...” – Sun Tzu.
Com isso aumenta-se o dano com armas, a DC das manobras e a sua chance de acerto. E se fortalece a base para só depois ser um ranger.//

Lvl 5:Extra Attack

Lvl 6:Ability Score Improvement (+2 str)

// aumenta o dano com armas, a DC das manobras e a sua chance de acerto.//

Lvl 7: Know your Enemy, Manuevers 

Know your enemy: Ao gastar 1 minuto fora de combate, interagindo ou observando o alvo, ao perguntar ao DM ele pode lhe informar se 2 das seguintes características são: iguais, superiores ou inferiores às suas:

  • Strength score

  • Dexterity score

  • Constitution score

  • Armor Class

  • Current hit points

  • Total class levels (if any)

  • Fighter class levels (if any) 

Manuevers: +1 manuever dice, +2 manuever’s 

Tatical Assessment: Adiciona-se o dado a testes de history, investigation, insight.
Trip Attack: aumenta-se o dano, e se falhar em um Strength ST o inimigo é derrubado.

Lvl 8: Ability Score Improvement (feat: Drow high Magic)

Lvl 9: Favored Enemy: Undeads, Natural Explorer: Underdark.

No primeiro nível da Multiclasse, você consegue adquirir uma proficiência dos padrões de ranger: (Sobrevivência) e um idioma a escolha.


Favored Enemy(Undead): 

Você tem vantagem em testes de Sabedoria (Sobrevivência) para rastrear seus inimigos favoritos, assim como em testes de Inteligência para lembrar informações sobre eles. 

Quando você adquire essa característica, você também aprende um idioma, à sua escolha, que seja falado pelos seus inimigos favoritos, se eles falarem algum.

Natural Explorer (Underdark): 

Quando você fizer um teste de Inteligência ou de Sabedoria relacionado ao seu terreno favorito, seu bônus de proficiência será dobrado se você estiver usando uma perícia na qual seja proficiente.


Enquanto viajar por uma hora ou mais em seu terreno favorito, você ganha os seguintes benefícios: 

  • Terreno difícil não retarda a viagem do seu grupo. 

  • Seu grupo não pode se perder, exceto por meios mágicos. 

  • Mesmo quando você estiver engajado em outra atividade enquanto viaja (como forragear, navegar ou rastrear), você se mantem alerta ao perigo. 

  • Se você estiver viajando sozinho, você pode se mover furtivamente com seu ritmo de viagem normal. 

  • Quando você forrageia, você encontra o dobro de comida que normalmente encontraria. 

  • Enquanto estiver rastreando outras criaturas, você também descobre a quantidade exata delas, seus tamanhos e a quanto tempo elas passaram pela área. 


“//Normalmente Natural Explorer é uma habilidade ironicamente... inexplorada. Pelo fato de que uma aventura padrão joga o ranger sempre para fora da sua zona de conforto, mas em um DreadDomain o ambiente claustrofóbico e variante de underdark o torna de fato um especialista.//”


Lvl 10: Hunter’s sense, Monster Slayer Magic , Primeval Awareness, Slayer Prey 

Hunter’s Sense: Ganha-se a habilidade de ver através de uma criatura e discernir a melhor forma de machucá-la. Como uma ação pode-se escolher uma criatura a até 60 ft. e aprender suas imunidades, resistências e vulnerabilidades. A não ser que esteja protegida por magia de divinação. Pode ser usado um número de vezes = modificador de carisma e recupera seus usos ao final de um descanso longo.

//Em conjunto com Know your Enemy do guerreiro é uma combinação poderosa, podendo o preparar para diversos inimigos atuais e futuros, utilizando da manobra ambush e observar uma criatura por 1 min antes do combate, e caso chegue a 60 ft. utilizar de hunter’s sense

//Ter pouco wisdom, afeta negativamente na quantidade de usos no começo, tornando uma habilidade que necessite de ser muito bem calculada. Entretanto é possível montar um bestiário anotando sobre as criaturas mais comuns ou uma estratégia contra um inimigo poderoso mas que ainda não é a hora.//

Monster Slayer Magic: 

Ranger Lvl

Spells

3rd

protection from evil and good

5th

zone of truth

Protection for Evil & Good torna o personagem menos sucetivel a efeitos de diversos monstros e o torna apto a um combate um pouco mais extenso sendo bastante defensivo, mas com um ataque decente graças ao fighter.

Primeval Awareness: (pequena propositalmente pois é indigna de ser citada)
Você pode usar sua ação e gastar um espaço de magia de patrulheiro para focar sua atenção na região ao seu redor. Por 1 minuto por nível do espaço de magia gasto, você pode sentir se os seguintes tipos de criaturas estão presentes a 1,5 quilômetro de você (ou dentro de até 9 quilômetros se você estiver em seu terreno favorito): aberrações, celestiais, corruptores, dragões, elementais, fadas e mortos-vivos. Essa característica não revela a localização ou quantidade de criaturas.


Slayer Prey: Você em uma ação bônus pode se focar em uma criatura causando 1d6 de dano extra com um ataque armado uma vez por turno. Termina em um descanso curto,longo ou ao utilizar em outra criatura.

//bom para ser usado com hunter’s mark, zephyr strike e afins//

Lvl 12: Ability Score Improvement (feat: Alert)

Lvl 13: Indomitable

Ao falhar em um Saving Throw, você pode re-rolar o teste e deve usar a nova rolagem, esta característica é recuperada em descansos longos.

Lvl 14: Addtional Manuever’s, Improved Superiority Combat (d10)

Additional Manuever’s: Você ganha 2 manobras adicionais.

Riposte: Quando uma criatura atacar você com um ataque corpo-a-corpo e errar, você pode usar sua reação e gastar um dado de superioridade para realizar um ataque corpo-a-corpo com arma contra essa criatura. Se você atingir, você adiciona seu dado de superioridade a jogada de dano do ataque.

Commanding Presence: usa-se o dado como bônus em: Intimidação, Performance ou Persuasão.

Lvl 15: Extra Attack (2)

Ao tomar a ação de ataque, o personagem pode golpear 3 vezes.

Lvl 16: Ability Score Improvement (+2 wis or cha)

Aqui aumenta-se a sabedoria ou carisma a critério do jogador, para as magias raciais ou as de spellcasting do ranger.

//eu usaria as de ranger, são mais aproveitadas//

Lvl 17: Indomitable (2 uses)

//contrapõe bem a wisdom, inteligência e carisma não muito altas.//

Lvl 19: Favored Enemy: Aberrations, Natural Explorer: a escolha

//Bem situacional de acordo com a campanha, escolhi aberrations por gosto e vivência. //

Lvl 20: Supernatural Defense: Quando seu inimigo favorito o forçar a um Saving Throw ou quando fizer um ability check para escapar de um agarrão, adicione 1d6 a rolagem.


Magias Recomendadas:



Conceito da Build: 

  • O propósito desta build foi designada para neutralizar vampiros em Ravenloft. 

  • Não se prender para este objetivo ao óbvio paladino, mas buscando tentar desarmar 1 a 1 cada ponto positivo dos vampiros, fazendo alguém que não dependa de poderes divinos, mas da experiência em combate.

  • Foi visando torná-lo o máximo possível independente do grupo, o que pode ser visto em D&D como individualista, mas é bom ter sua dose de cautela em quem confiar num cenário de horror.

  • O estilo de luta do personagem requer preparação prévia onde isola os inimigos relevantes e os derrota um a um.

  • Um personagem bom em combates e rastreamento, mas que não perde muito em campanhas políticas.

Prós e Contras:

Prós

Contras

Ataque bom, mas não ótimo

Sua mente é sua fraqueza (mortal em um dread domain)

Boa consistência e sustain na luta podendo passo a passo limpar uma dungeon.

Muita magia de concentração o limita estrategicamente no combate a só usar uma ou duas.

Especialista em Dread Domains e um estrategista da guerra.

Dependente de composição para trabalhos muito elaborados.

Exige poucos recursos, uma espada, uma armadura e um escudo já consegue ir do 1 ao 20.

Apesar de conseguir ver a fraqueza dos inimigos, tem poucos recursos para explorá-las


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