Bom Dia, Ótima Tarde e uma perfeita noite. Hoje nós da Rolando Dragões, como sempre, viemos trazendo uma novidade para os amantes de Dungeons & Dragons.
Hoje é a terceira parte da abordagem prática do podcast de party composition. E estaremos adaptando Ignis, o estrategista do grupo em Final Fantasy XV
Para recordar melhor, o podcast está disponível em:
Anchor: https://anchor.fm/rolandodragoes/episodes/OPC-Party-Composition-evfc33
Spotify: https://open.spotify.com/episode/4IakJCM9AZvEgUAbUHjaSd?si=4073385f153843ad
Bom Dia, Ótima Tarde e uma perfeita noite. Hoje nós da Rolando Dragões, como sempre, viemos trazendo uma novidade para os amantes de Dungeons & Dragons.
Continuando a Postagem da Build de Party composition temos agora o estrategista do grupo, Ignis Scientia, o conselheiro de Noctis. Cumprindo seu papel designado pessoalmente pelo Rei. De estar ao seu lado e ajudá-lo como companheiro. Sua releitura e adaptação aqui será por meio de um ladino mastermind juntamente de um Mago Bladesinging.
Status:
Os status de Ignis (Human, Mark of Making) foram feitos pelo sistema de compra de pontos, o tornando mecanicamente mais fraco, mas também mais acessível a todas as mesas.
Raça:
Artisan 's Intuition.
Quando fizer um teste de arcanismo ou relacionado a ferramentas de artesão, Ignis pode rolar 1d4 e adicionar o número rolado ao teste.
Maker 's Gift.
Possui proficiência com uma ferramenta de artesão (Cartographer 's Tools).
Spellsmith.
Ignis conhece o truque “mending” e pode conjurar “magic weapon” com esta característica, quando o fizer, a magia dura por uma hora e não requer concentração. Entretanto, só é possível conjurar usando esta característica uma vez por descanso longo.
Languagens.
Ignis fala, lê e escreve Comum e Celestial (linhagem real = divine sorcerer).
Antecedente: House Agent (Gallhanda)
Skill Proficiencies: Investigação, Persuasão
Tool Proficiencies: Ferramentas de Cervejeiro, Cozinheiro.
Equipamento: Um conjunto de roupas finas (traveler 's clothes), anel de sinete da casa e uma algibeira contendo 20 po.
Background’s Feature: Conexões da Casa.
Como agente de sua casa, você sempre pode conseguir comida e hospedagem para você e seus amigos em um enclave da Casa. Quando a Casa distribui uma missão a você, geralmente fornece os suprimentos e transporte necessários. Além disso, você tem muitos velhos amigos, mentores e rivais em sua casa e pode encontrar qualquer um deles quando interagir com os negócios da casa. Até que ponto estes conhecidos estão dispostos a lhe ajudar depende de sua posição atual na casa.
Interações e Explicações.
Raça
Ignis aqui é representado como um Humano (Mark of Making) graças a:
Combinação de "Artisan 's Intuition (1d4) + expertise + reliable talent” em 3 proficiências com ferramentas de artesão, conseguem se equilibrar para fazer um suporte de fato especialista no que faz.
Acesso as magias “Magic Weapon” e “Elemental Weapon” que são essenciais mecanicamente e precisaria de 9 níveis de artificer ou 13 de paladino que não tem muito a ver narrativamente.
Aumento de +2 int e +1 dex garante um bom uso geral de ferramentas e são poucas as raças que combinam esta pontuação em int e cairiam bem narrativamente.
Antecedente
Foi escolhido o Antecedente House Agent porque:
As proficiências em Investigação e Persuasão caem bem para a função de estrategista.
A casa escolhida foi Ghallanda pois as proficiências com Brewer’s supplies e Cook’s utensils garante o papel de cozinheiro de Ignis do grupo.
O uso de House Agent ao invés de Guild Artisan, foi escolhido pois seu dever foi entregue pelo pai de Noctis, Regis, Rei do reino de Insomnia.
A característica “Conexões da Casa” integra bem este personagem como a conexão com o patrono da missão.
Classe
O primeiro nível foi escolhido para ser de rogue pelos seguintes mecânicos:
Maior número de perícias;
Expertise que auxilia bastante fora de combate;
Dado de vida maior;
Maior proficiência com armas e armaduras.
Já os motivos narrativos são os seguintes:
Ignis em todos os aspectos sempre aparenta ser mais pra um especialista do que um arcano.
Seu estilo de luta é utilizando de adagas e causando danos variados com elas, fazendo que mesmo que não estejam imbuídas com elementos, elas ainda sim precisam ser letais.
Subclasse
A subclasse escolhida é a Mastermind, porque ele não luta por ideais ou vingança, mas sim pela família real.
Os motivos mecânicos são:
Conjunto interessante de Ferramentas e Linguagens além de proficiência com um jogo a sua escolha (podendo ser usado para avaliar a personalidade de alguém)
Ação de ajuda podendo ser usada em ação bônus, bem como tendo uma distância de 30 ft/9 m/6 quadrados.
Avaliar a mente de um personagem ao passar 1 min fora de combate conversando com ele, pode ser primordial em campanhas políticas onde se deve interagir bastante com um antagonista ao invés de só bater.
Forma uma boa dupla com Gladiolus, o tank da equipe ao usar a reação para direcionar ataques causados a ele para um personagem a até 5ft./1,5m que o esteja dando cobertura.
Multiclasse
Já a segunda classe é a de Mago. Que garante um aspecto maior de inteligência e preparo ao personagem e será utilizado como menor parte da build, conseguindo ter uma variedade de magias e potencializando suas capacidades, além de simular bem sua capacidade elementar e combatente no jogo de FFXV.
Subclasse
A subclasse escolhida foi a de bladesinging, uma subclasse que utiliza da inteligência do mago para aprimorar o combate corpo a corpo, em sua concentração, agilidade e defesa. Além de com isto possuir além de magias de 3° circulo, ataque extra.
Talentos:
Chef: garante +1 em constituição ou sabedoria.
Como parte do descanso curto pode cozinhar uma comida especial usando ingredientes e ferramentas de cozinheiro em mãos, porções o suficiente para 4+bônus de proficiência. Ao fim do descanso curto, qualquer criatura que coma a comida e gaste 1 ou mais Hit Dice para recuperar HP recupera um extra de 1d8 hit points.
Mobile:
Sua velocidade aumenta em 10ft./1,5m.
Ao usar a ação “disparada”, terreno difícil não custa movimento extra neste turno.
Ao fizer um ataque corpo a corpo contra uma criatura, você não provoca ataques de oportunidade contra esta criatura até o fim do turno, tendo acertado ou não.
Prodigy:
Ganha uma proficiência em qualquer perícia, uma em qualquer ferramenta e fluência em um idioma a sua escolha.
Escolha uma perícia que você possui proficiência, você ganha expertise nesta perícia.
Skilled:
Você ganha proficiência numa combinação de 3 quaisquer perícias ou ferramentas.
Observação: Talentos são um recurso opcional, converse com seu mestre/narrador antes de usar.
Progressão da Build:
Lvl 1: Expertise, Sneak Attack, Thieve’s Cant
Expertise em Perception para compensar a falta de sabedoria e Ferramentas de Ladino como já foi dito é bem mais útil no começo. Thieve’s Cant ou gíria de ladino veio apenas de brinde.
Lvl 2: Cunning Action
Agora o leque da bônus action conta com Disparada, Desengajar e Esconder.
Lvl 3: Master of Intrigue, Master of Tatics, Steady Aim
Master of Intrigue concede:
Proficiência com kit de disfarces, de falsificação e de um jogo a escolha;
Com Master of Tatics coloca se também no pacote de bônus action: Ajuda;
Steady Aim fornece vantagem para o rogue usar de sneak attacks ao ficar parado (raro para o Ignis).
Lvl 4: Aumento de Destreza (+2).
Com isto sua CA vai para 15 utilizando armadura de couro.
Lvl 5: Spellcasting, Arcane Recovery
As magias iniciais são voltadas para suporte próprio e também para o uso de combate corpo a corpo com algumas opções a distância.
Sua CA com mage armor passa para 17, 22 ao usar shield.
Lvl 6: Training in War and Song (Bladesinging), Blade Song
Bladesinging para este personagem, de relevante (e olhe lá) concede apenas perícia em performance.
Por outro lado, Blade Song é uma habilidade que dura 1 minuto e pode ser usada um número de vezes = proficiência, no período de 1 descanso longo.
ativada em bônus action o que a torna mais atrativa ainda, ao longo de sua duração concede:
Bônus de int. na CA (leather armor: 18, mage armor: 20);
Aumento de 10 ft/1,5m no deslocamento;
Vantagem em testes de Acrobacia;
Bônus de int. em testes de constituição (+5)
Lvl 7: Cantrip Formulas.
Ao atingir o nível 3 de mago, agora o Ignis pode ao final de 1 descanso longo, trocar uma Cantrip de seu grimório por outra da lista de cantrips de mago.
Lvl 8: Aumento de Destreza (+2).
Com isto sua CA vai para:
armadura de couro: 16
armadura arcana: 18
armadura de couro + blade song: 19
armadura arcana + blade song: 21
(isto tudo com +5 se usar a magia shield)
Lvl 10: Extra Attack
Lvl 11: Uncanny Dodge.
Com isto ele pode utilizar de sua reação para cortar o dano sofrido por um golpe pela metade.
Lvl 12: Expertise.
Recomenda-se acrobacia e Investigação.
Lvl 13: Evasion.
Agora quando passa em Saving Throws de destreza por efeitos em área, não toma dano e quando falha toma metade do dano.
Lvl 14: Aumento de Inteligência (+2).
Aumento no CD de magias e bônus de ataque mágico, apesar de não utilizar muito, então é mais útil mesmo pelo número de magias que agora pode preparar.
Lvl 15: Insightful Manipulator.
Passado 1 minuto conversando com alguém fora de combate é possível descobrir 2 de seus valores de:
Inteligência
Sabedoria
Carisma
Níveis de Classe (se tiver)
Lvl 16: Aumento de Inteligência (+2).
Lvl 17: Reliable Talent
Agora, ao realizar um teste em algo que possua proficiência, o resultado mínimo do dado é 10.
Lvl 18: Incremento em um valor de habilidade ou talento.
Uma vez que não faz mais diferença investir em qualquer status, fica a critério de cada um se vai tornar força +0, escolher um talento ou mesmo colocar em constituição para melhorar a concentração e melhorar em quase nada o HP.
Lvl 19: Misdirection.
Ao estar sendo coberto por alguém a até 10 ft/1,5m de você, pode utilizar de sua reação para redirecionar o ataque para este indivíduo.
Lvl 20: Blindsense.
Com isso adaptamos um acontecimento do jogo onde Ignis consegue saber a localização de um inimigo invisível ou escondido num raio de 10 ft/1,5m.
Magias Recomendadas:
Conceito da Build:
O propósito desta build foi designada para criar um estrategista para o grupo que está sendo montado até o fim do mês com 4 personagens.
Foi visando torná-lo um combatente independente, mas que trabalha muito melhor em grupo e consegue lidar com as mais diversas situações.
Mecanicamente foi proposto e creio que cumprido o fato de reproduzir seus ataques elementais utilizando de adagas e mobilidade.
O personagem é voltado para campanhas medium fantasy com recursos moderados.
Prós e Contras:
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