quarta-feira, 19 de maio de 2021

Build para Dungeon and Dragons 5e – Ignis Scientia

 


Bom Dia, Ótima Tarde e uma perfeita noite. Hoje nós da Rolando Dragões, como sempre, viemos trazendo uma novidade para os amantes de Dungeons & Dragons.


Hoje é a terceira parte da abordagem prática do podcast de party composition. E estaremos adaptando Ignis, o estrategista do grupo em Final Fantasy XV

Para recordar melhor, o podcast está disponível em:

Anchor: https://anchor.fm/rolandodragoes/episodes/OPC-Party-Composition-evfc33


Spotify: https://open.spotify.com/episode/4IakJCM9AZvEgUAbUHjaSd?si=4073385f153843ad 




Bom Dia, Ótima Tarde e uma perfeita noite. Hoje nós da Rolando Dragões, como sempre, viemos trazendo uma novidade para os amantes de Dungeons & Dragons.

Continuando a Postagem da Build de Party composition temos agora o estrategista do grupo, Ignis Scientia, o conselheiro de Noctis. Cumprindo seu papel designado pessoalmente pelo Rei. De estar ao seu lado e ajudá-lo como companheiro. Sua releitura e adaptação aqui será por meio de um ladino mastermind juntamente de um Mago Bladesinging.

 

 

Status:

Os status de Ignis (Human, Mark of Making) foram feitos pelo sistema de compra de pontos, o tornando mecanicamente mais fraco, mas também mais acessível a todas as mesas.

 


 

Raça:

Artisan 's Intuition. 

Quando fizer um teste de arcanismo ou relacionado a ferramentas de artesão, Ignis pode rolar 1d4 e adicionar o número rolado ao teste.

Maker 's Gift. 

Possui proficiência com uma ferramenta de artesão (Cartographer 's Tools).

Spellsmith. 

Ignis conhece o truque “mending” e pode conjurar “magic weapon” com esta característica, quando o fizer, a magia dura por uma hora e não requer concentração. Entretanto, só é possível conjurar usando esta característica uma vez por descanso longo.

Languagens. 

Ignis fala, lê e escreve Comum e Celestial (linhagem real = divine sorcerer).



Antecedente: House Agent (Gallhanda)

  • Skill Proficiencies: Investigação, Persuasão

  • Tool Proficiencies: Ferramentas de Cervejeiro, Cozinheiro.

  • Equipamento: Um conjunto de roupas finas (traveler 's clothes), anel de sinete da casa e uma algibeira contendo 20 po.


Background’s Feature: Conexões da Casa.

Como agente de sua casa, você sempre pode conseguir comida e hospedagem para você e seus amigos em um enclave da Casa. Quando a Casa distribui uma missão a você, geralmente fornece os suprimentos e transporte necessários. Além disso, você tem muitos velhos amigos, mentores e rivais em sua casa e pode encontrar qualquer um deles quando interagir com os negócios da casa. Até que ponto estes conhecidos estão dispostos a lhe ajudar depende de sua posição atual na casa.

Interações e Explicações.

Raça

Ignis aqui é representado como um Humano (Mark of Making) graças a:

  • Combinação de "Artisan 's Intuition (1d4) + expertise + reliable talent” em 3 proficiências com ferramentas de artesão, conseguem se equilibrar para fazer um suporte de fato especialista no que faz.

  • Acesso as magias “Magic Weapon” e “Elemental Weapon” que são essenciais mecanicamente e precisaria de 9 níveis de artificer ou 13 de paladino que não tem muito a ver narrativamente. 

  • Aumento de +2 int e +1 dex garante um bom uso geral de ferramentas e são poucas as raças que combinam esta pontuação em int e cairiam bem narrativamente.


Antecedente

Foi escolhido o Antecedente House Agent porque: 

  • As proficiências em Investigação e Persuasão caem bem para a função de estrategista.

  • A casa escolhida foi Ghallanda pois as proficiências com Brewer’s supplies e Cook’s utensils garante o papel de cozinheiro de Ignis do grupo.

  • O uso de House Agent ao invés de Guild Artisan, foi escolhido pois seu dever foi entregue pelo pai de Noctis, Regis, Rei do reino de Insomnia.

  • A característica “Conexões da Casa” integra bem este personagem como a conexão com o patrono da missão.

Classe

O primeiro nível foi escolhido para ser de rogue pelos seguintes mecânicos:

  • Maior número de perícias;

  • Expertise que auxilia bastante fora de combate;

  • Dado de vida maior;

  • Maior proficiência com armas e armaduras.


Já os motivos narrativos são os seguintes:

  • Ignis em todos os aspectos sempre aparenta ser mais pra um especialista do que um arcano.

  • Seu estilo de luta é utilizando de adagas e causando danos variados com elas, fazendo que mesmo que não estejam imbuídas com elementos, elas ainda sim precisam ser letais.


Subclasse

A subclasse escolhida é a Mastermind, porque ele não luta por ideais ou vingança, mas sim pela família real.


Os motivos mecânicos são:

  • Conjunto interessante de Ferramentas e Linguagens além de proficiência com um jogo a sua escolha (podendo ser usado para avaliar a personalidade de alguém)

  • Ação de ajuda podendo ser usada em ação bônus, bem como tendo uma distância de 30 ft/9 m/6 quadrados.

  • Avaliar a mente de um personagem ao passar 1 min fora de combate conversando com ele, pode ser primordial em campanhas políticas onde se deve interagir bastante com um antagonista ao invés de só bater.

  • Forma uma boa dupla com Gladiolus, o tank da equipe ao usar a reação para direcionar ataques causados a ele para um personagem a até 5ft./1,5m que o esteja dando cobertura.


Multiclasse

Já a segunda classe é a de Mago. Que garante um aspecto maior de inteligência e preparo ao personagem e será utilizado como menor parte da build, conseguindo ter uma variedade de magias e potencializando suas capacidades, além de simular bem sua capacidade elementar e combatente no jogo de FFXV.


Subclasse

A subclasse escolhida foi a de bladesinging, uma subclasse que utiliza da inteligência do mago para aprimorar o combate corpo a corpo, em sua concentração, agilidade e defesa. Além de com isto possuir além de magias de 3° circulo, ataque extra.


Talentos:

Chef: garante +1 em constituição ou sabedoria.
Como parte do descanso curto pode cozinhar uma comida especial usando ingredientes e ferramentas de cozinheiro em mãos, porções o suficiente para 4+bônus de proficiência. Ao fim do descanso curto, qualquer criatura que coma a comida e gaste 1 ou mais Hit Dice para recuperar HP recupera um extra de 1d8 hit points

Mobile:
Sua velocidade aumenta em 10ft./1,5m.
Ao usar a ação “disparada”, terreno difícil não custa movimento extra neste turno.
Ao fizer um ataque corpo a corpo contra uma criatura, você não provoca ataques de oportunidade contra esta criatura até o fim do turno, tendo acertado ou não.

Prodigy:
Ganha uma proficiência em qualquer perícia, uma em qualquer ferramenta e fluência em um idioma a sua escolha.
Escolha uma perícia que você possui proficiência, você ganha expertise nesta perícia.

Skilled:
Você ganha proficiência numa combinação de 3 quaisquer perícias ou ferramentas



  • Observação: Talentos são um recurso opcional, converse com seu mestre/narrador antes de usar. 


Progressão da Build: 

 


 

Lvl 1: Expertise, Sneak Attack, Thieve’s Cant
Expertise em Perception para compensar a falta de sabedoria e Ferramentas de Ladino como já foi dito é bem mais útil no começo. Thieve’s Cant ou gíria de ladino veio apenas de brinde.

Lvl 2: Cunning Action
Agora o leque da bônus action conta com Disparada, Desengajar e Esconder.

Lvl 3: Master of Intrigue, Master of Tatics, Steady Aim
Master of Intrigue concede:
Proficiência com kit de disfarces, de falsificação e de um jogo a escolha;
Com Master of Tatics coloca se também no pacote de bônus action: Ajuda;
Steady Aim fornece vantagem para o rogue usar de sneak attacks ao ficar parado (raro para o Ignis).

Lvl 4: Aumento de Destreza (+2).
Com isto sua CA vai para 15 utilizando armadura de couro.

Lvl 5: Spellcasting, Arcane Recovery
As magias iniciais são voltadas para suporte próprio e também para o uso de combate corpo a corpo com algumas opções a distância.
Sua CA com mage armor passa para 17, 22 ao usar shield.

Lvl 6: Training in  War and Song (Bladesinging), Blade Song
Bladesinging para este personagem, de relevante (e olhe lá) concede apenas perícia em performance.
Por outro lado, Blade Song é uma habilidade que dura 1 minuto e pode ser usada um número de vezes = proficiência, no período de 1 descanso longo.
ativada em bônus action o que a torna mais atrativa ainda, ao longo de sua duração concede: 

  • Bônus de int. na CA (leather armor: 18, mage armor: 20);

  • Aumento de 10 ft/1,5m no deslocamento;

  • Vantagem em testes de Acrobacia;

  • Bônus de int. em testes de constituição (+5)

Lvl 7: Cantrip Formulas.
Ao atingir o nível 3 de mago, agora o Ignis pode ao final de 1 descanso longo, trocar uma Cantrip de seu grimório por outra da lista de cantrips de mago.

Lvl 8: Aumento de Destreza (+2).
Com isto sua CA vai para:

  • armadura de couro: 16

  • armadura arcana: 18

  • armadura de couro + blade song: 19

  • armadura arcana + blade song: 21

(isto tudo com +5 se usar a magia shield) 

Lvl 10: Extra Attack 

Lvl 11: Uncanny Dodge.
Com isto ele pode utilizar de sua reação para cortar o dano sofrido por um golpe pela metade.

Lvl 12: Expertise.
Recomenda-se acrobacia e Investigação.

Lvl 13: Evasion.
Agora quando passa em Saving Throws de destreza por efeitos em área, não toma dano e quando falha toma metade do dano.

Lvl 14: Aumento de Inteligência (+2).
Aumento no CD de magias e bônus de ataque mágico, apesar de não utilizar muito, então é mais útil mesmo pelo número de magias que agora pode preparar.

Lvl 15: Insightful Manipulator.
Passado 1 minuto conversando com alguém fora de combate é possível descobrir 2 de seus valores de:

  • Inteligência

  • Sabedoria

  • Carisma

  • Níveis de Classe (se tiver)

Lvl 16: Aumento de Inteligência (+2).

Lvl 17: Reliable Talent
Agora, ao realizar um teste em algo que possua proficiência, o resultado mínimo do dado é 10.

Lvl 18: Incremento em um valor de habilidade ou talento.
Uma vez que não faz mais diferença investir em qualquer status, fica a critério de cada um se vai tornar força +0, escolher um talento ou mesmo colocar em constituição para melhorar a concentração e melhorar em quase nada o HP.

Lvl 19: Misdirection.
Ao estar sendo coberto por alguém a até 10 ft/1,5m de você, pode utilizar de sua reação para redirecionar o ataque para este indivíduo.

Lvl 20: Blindsense.
Com isso adaptamos um acontecimento do jogo onde Ignis consegue saber a localização de um inimigo invisível ou escondido num raio de 10 ft/1,5m.


Magias Recomendadas:

 


 

Conceito da Build: 

  • O propósito desta build foi designada para criar um estrategista para o grupo que está sendo montado até o fim do mês com 4 personagens.

  • Foi visando torná-lo um combatente independente, mas que trabalha muito melhor em grupo e consegue lidar com as mais diversas situações.

  • Mecanicamente foi proposto e creio que cumprido o fato de reproduzir seus ataques elementais utilizando de adagas e mobilidade.

  • O personagem é voltado para campanhas medium fantasy com recursos moderados.


Prós e Contras:

Prós

Contras

CA e HP altos para um rogue, mais ainda para um mago

Vulnerável no caso de enfrentar um combatente bruto

Variedade no uso de bônus action

Gladiolus é fraco a magias mentais

Forte contra conjuradores

Necessita de muito dinheiro
(magias e ferramentas).

Magic Weapon racial (sem concentração) abre uma janela de possibilidades na combinação de Spells que normalmente não são possíveis.

Precisa utilizar expertise para cobrir sua falha em percepção, e outros pontos onde tem +0 de status como sabedoria e carisma. 

 

 

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